Afinal de contas, o que é produção de conteúdo?
Produzir conteúdos, principalmente na era do marketing digital, significa conseguir levar a um público alvo o entretenimento, conhecimentos de diferentes áreas, comunicar, como também, a solução para problemas buscados por ele na web.
E não é só isso, a produção de conteúdo também possibilita que uma base de informações sobre os usuários da internet sejam apanhadas, facilitando a criação de estratégias das empresas que buscam pela confiança do usuário.
Mas, de que maneira esse conteúdo é produzido e qual o propósito para quem trabalha com produção de conteúdo?
Fique por aqui, pois neste artigo vamos falar mais sobre as principais estratégias desenvolvidas e dar algumas dicas de como se tornar uma produtora de conteúdo.
Como devemos entender a produção de conteúdo?
Podemos dizer que o objetivo das marcas ao investirem na produção de conteúdo é criar uma aproximação com seus consumidores.
Dando atendimento personalizado, fortalecendo a credibilidade e a percepção de valor sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Além de claro, atrair novos clientes e aumentar a fidelidade dos clientes antigos.
Mas para que tudo isso aconteça e tenha estrutura, o marketing de conteúdo precisa passar por algumas etapas de criação.
Quais são as etapas da produção de conteúdo?
O processo de desenvolvimento da produção de conteúdo compreende três etapas: planejamento, redação e revisão de conteúdo web.
Essas etapas se relacionam entre si e por isso, um erro cometido em qualquer uma delas pode ocasionar um problema na elaboração da estratégia de conteúdo destinado ao público alvo.
Entenda um pouco de cada uma delas a seguir.
Planejamento
Aqui é onde tudo começa. É o momento em que toda a estratégia para a produção de conteúdo se define. Que vai desde questões relacionadas a estrutura do texto até o perfil do cliente para saber que tipo de conteúdo criar.
Quando falamos de estrutura do texto, o planejador ou planejadora ficam encarregados de um bocado de tarefas:
- escolher as palavras-chaves adequadas
- fazer a composição do linkbuilding (construção e interligação de links) e CTA (call to action ou chamada que leve o leitor a realizar uma ação) mais adequado para cada estágio da jornada do comprador
- compreender quais formatos de materiais vão ser desenvolvidos em cada etapa
Para facilitar o trabalho da redatora, na etapa de planejamento também estão presentes algumas orientações para o melhor direcionamento do texto: referências, o objetivo, o título, a palavra-chave e a linguagem do texto são parte integrante desta receita.
Toda a informação deve estar organizada para que a redatora consiga escrever um texto com ideias lineares, coeso, entregando todo o conteúdo pretendido.
Já quando o assunto é público alvo: o papel do planejador ou da planejadora é justamente compreender suas dores e demandas. Não de maneira desatenta, mas sim com um olhar cuidadoso, chegando à raiz do problema.
É o momento em que a marca estabelece um vínculo de confiança com o cliente, abrindo espaço para diálogo e escuta. Todo esse movimento são estratégias importantes para obter resultados positivos, com conteúdo de qualidade.
Redação
Se na etapa anterior toda estratégia é montada, aqui é onde tudo toma forma.
O redator é a pessoa que vai elaborar o conteúdo da marca. Para isso, também é necessário um planejamento que dê estrutura e desenvolva o texto. Esse planejamento pode ser distribuído em duas partes: fase de pesquisa e fase de elaboração do conteúdo.
Na primeira fase, o redator se dedica a olhar para as referências, buscando contextualizar os objetivos e a estratégia para entender o público-alvo. Percebendo qual a linguagem mais adequada para entregar o assunto ao público leitor de maneira mais cativante e atrativa.
Quando essa parte acaba, é a hora em que o produtor de conteúdo coloca toda sua criatividade em cima da mesa. Porque não basta ter toda a informação, técnica e estratégia se a parte criativa é deixada de lado.
Pois cá entre nós, sabemos que muitas vezes o que chama nossa atenção não é toda aquela linguagem pomposa e técnica. Mas sim, aquele elemento diferente e divertido que prende nossa leitura.
Na elaboração do conteúdo estão combinados:
- técnica para uma escrita clara e coesa
- aspectos de SEO: bom uso de palavras-chave, escaneabilidade e adição de hiperlinks
- criatividade para tornar o texto interativo, inédito, fluído e cativante
Revisão de conteúdo web
Finalmente chegamos da última etapa do processo da produção de conteúdo. Nessa fase o objetivo é conferir qualidade aos textos produzidos antes de eles serem liberados para publicação.
O revisor de conteúdo é a pessoa encarregada de encontrar possíveis erros gramaticais, certificar se as ideias propostas na etapa do planejamento foram transmitidas no texto e qualquer outro aspecto que possa prejudicar a qualidade de entrega do conteúdo.
Conheça 3 estratégias que podem ser desenvolvidas na produção de conteúdo
Construir estratégias inteligentes é fundamental para engajar o público alvo. Porque a gente sabe, o que mais tem nessa internet é conteúdo repetido, sem muita identidade própria, não é mesmo?
E entendemos o quanto isso é cansativo e desinteressante.
Sabendo disso, algumas estratégias foram desenvolvidas para melhorar a qualidade da produção de conteúdo: escrita criativa/ storytelling; hiperlinks e escaneabilidade.
1. A escrita criativa e storytelling
Não são a mesma coisa, mas se aproximam uma da outra na medida em que a escrita criativa gera em sua narrativa uma identificação com o leitor.
Pois o storytelling nada mais é do que contar histórias. As duas estratégias combinadas conseguem atrair a persona da marca, elevando a percepção de valor naquela experiência.
2.Hiperlinks
São links presentes ao longo do texto que tornam a leitura mais interativa. A ideia é criar links em cima de palavras chave de forma estratégica que pode conduzir o leitor para o outro conteúdo da marca.
Essa estratégia é ideal para aumentar o fluxo e tempo de permanência de usuários no site. Além de ser fundamental para medir e construir o sucesso de um site ou blog da empresa.
3. Escaneabilidade
Trata-se de um conjunto de técnicas aplicadas no texto para melhorar a experiência do leitor. Deixando a leitura mais dinâmica, rápida e simples.
Como por exemplo: tamanho do texto, parágrafos pequenos, presença de elementos visuais, uso de listas e outras mais.
Como se tornar um produtor de conteúdo?
Nossa dica inicial é que você se planeje e organize sua agenda de compromissos.
Sabemos que uma das vantagens dessa profissão é a flexibilidade e liberdade para trabalhar quando e onde você desejar. Porém, o dia a dia de um produtor de conteúdo pode ser bem turbulento, caso não haja uma gestão de tempo adequada.
Além disso, para trabalhar como produtor de conteúdo não precisa ter uma formação específica. No entanto, algumas habilidades são essenciais para dar certo nesta área.
Comece pelo domínio da escrita.
Sabemos que criatividade é um ingrediente importante na produção de conteúdo, mas fazer bom uso da língua portuguesa é imprescindível. Pois, uma vez que dominamos a escrita e nos sentimos confortáveis ao escrever, fica mais fácil expressar-se de maneira clara e concisa.
Criatividade, disciplina e disposição para temas diversos
Uma das coisas mais comuns para quem trabalha com produção de conteúdo é estar em contato com uma gama diversificada de assuntos. E nem sempre é fácil estar disposta para escrever sobre temas diferentes.
A combinação criatividade, disciplina e disposição possibilitam um ambiente, uma agenda e espaço para organização e investigação de novas leituras e materiais que ajudem a produzir um conteúdo diferenciado.
Procure investir em cursos voltados para a área de produção de conteúdo
Aprofundar seus conhecimentos na área é fundamental para que você consiga desenvolver boas estratégias de conteúdo. Não é preciso ter uma formação específica, mas já existem diversos cursos online.
Desta forma você terá mais engajamento e conhecimento operacional de ferramentas como o SemRush, o Google Analytics, Google Trends, Trello. Como também no processo de construção do texto, curso focado em escrita criativa e SEO.
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