Quando se é uma produtora de conteúdo freelancer, organização e planejamento são elementos-chave. E o motivo é simples: resulta em produção de qualidade.
Pois, sabemos que produtividade tem uma forte relação com o uso inteligente do tempo. E por conta disso, fazer a administração de tempo para redatoras é fundamental. Não só pelo aumento na quantidade e qualidade das produções textuais, mas também por promover um ambiente de trabalho mais saudável.
Mas nem tudo no nosso dia é sobre trabalhar, não é mesmo?
Sobretudo em uma sociedade patriarcal, onde a mulher desempenha diversas tarefas para além da sua profissão. Muitas são responsáveis pelo cuidado de outras pessoas, muitas possuem mais de um emprego e estudam. Sem contar os afazeres domésticos e os cuidados pessoais.
Administração de tempo para redatoras freelancer é a receita ideal para que o trabalho não se torne um martírio e sim mais produtivo. Confira abaixo algumas dicas de como gerenciar melhor seu tempo.
Gestão do tempo: o que faz a administração de tempo para redatoras?
Antes de pularmos para as dicas, é importante compreender o que significa gestão do tempo.
Basicamente, gerenciar o tempo é organizar e planejar os seus horários para que você consiga realizar todas suas tarefas da melhor forma. A ideia é que cada redatora freelancer possa atribuir um horário certo para cada uma de suas atividades.
Por exemplo, checando quantos textos serão produzidos naquele dia sem deixar de lado outras atividades do seu dia a dia, e analisando quanto tempo será necessário para executar cada tarefa.
Quando você faz esse pequeno panorama, mesmo que mentalmente, a administração de tempo para redatora entra em ação para ordenar de maneira mais efetiva a performance de todo o planejamento.
Porque diferente do que muitos pensam, saber gerenciar bem o tempo não tem nada a ver com aquela imagem de pessoa workaholic que está sempre ocupada, sem tempo até para comer. Nada disso, a gestão de tempo é você organizar seu dia para não se sobrecarregar ou entrar num looping de procrastinação.
Bye bye desorganização e procrastinação!
E porque é tão importante a administração de tempo para redatoras em seu dia a dia?
A administração de tempo para redatoras é fundamental pois dá estabilidade ao exercício do trabalho.
Mas como assim?
Pensa aqui comigo, uma das grandes questões de ser uma produtora de conteúdo freelancer é aprender a dominar o fluxo do seu próprio trabalho, certo? Fatores como: por quantas horas você irá trabalhar, o quanto vai produzir naquele dia, se vai parar para o almoço ou não. Tudo isso é levado em conta e precisa partir de você.
Se você não para nem um segundo para planejar suas atividades, de pouquinho em pouquinho elas vão afetando negativamente sua vida pessoal. Sem tempo para descanso, muitas horas trabalhadas sem qualidade efetiva, tarefas sem cumprir, atrasos nas entregas e muito estresse.
E quando abrimos espaço para uma gestão de tempo mais eficiente, os benefícios vão além da produtividade no trabalho:
- você tem mais tempo para descansar a mente: parece bobeira, mas é muito importante para toda redatora estar com a cabeça e as ideias descansadas. Uma mente carregada e cheia de estresse não é criativa, não produz bem e os bloqueios mentais acabam se tornando frequentes.
- o estresse baixa e a produtividade sobe: a consequência de uma mente arejada é a diminuição da tensão e do estresse. E por conta disso, escrever fica mais leve e a concentração mais fácil de se direcionar.
- a administração de tempo para redatoras otimiza a execução das tarefas. Como efeito cascata, uma vez que o estresse é menor e a concentração está bem focada, a redatora consegue reduzir o tempo gasto nas atividades, sobrando tempo para adiantar outras.
Além disso, quando a administração de tempo para redatoras é feita com sucesso, conseguimos enxergar e estabelecer melhor nossos limites: até quanto conseguimos produzir, recusando determinadas demandas, respeitando nossas capacidades.
5 dicas de como ser mais produtiva com administração de tempo para redatoras
#Dica 1: tenha um planejador para listar suas entregas diárias e semanais
Um bom começo é anotar numa agenda ou até mesmo em uma planilha no computador as produções que precisam ser entregues. Anote tudo: título, tema, para qual cliente precisa entregar, data, hora. Quanto mais informação maior será a facilidade de executar a tarefa.
Também é relevante anotar a estimativa de tempo gasto para cada um desses textos. Se pergunte e analise quanto tempo você leva escrevendo. Coloque classificações para cada conteúdo: fácil, médio, difícil.
E não se esqueça de dar aquele check quando finalizar as atividades.
#Dica 2: ferramentas de escrita são fundamentais para toda redatora freelancer
Um dos segredos da boa administração de tempo para redatoras está nas ferramentas que usamos para auxiliar nosso trabalho diário. É super importante reconhecer que não dá para fazermos tudo sozinha sem ajuda de nada ou ninguém.
Para redatoras freelancer ferramentas de escrita podem ajudar a reduzir o tempo de trabalho pela metade.
Ferramentas como: Grammarly, Google Drive, revisores de plágio, Yoast, Trello e muitos outros são ótimos para você conseguir ter um controle efetivo de suas atividades.
#Dica 3: não esqueça de fazer pausas
Às vezes, se ligar na hora é um pouco difícil, por isso se for necessário coloque um despertador para te avisar os momentos de pausa. Mas também pode servir para você pular para uma próxima tarefa.
E lembre-se de aproveitar inteiramente os períodos de descanso. Nada de correr na hora do almoço, heim!
#Dica 4: deixe email, whatsapp, twitter tudo no mudo
Evitar distrações pode ser um pouco difícil no começo, mas é fundamental para quem quer uma produtividade melhor.
Então procure deixar de lado as redes sociais, as mensagens, o instagram na hora que começar a escrever.
#Dica 5: aposte no aprimoramento do seu conhecimento
Todas as dicas anteriores são mega necessárias e para dar um impulso a mais no seu trabalho, investir em um curso de escrita pode ajudar no aprimoramento do seu conhecimento técnico como redatora freelancer. Facilitando e evitando processos de reescrita.
A Awalé entende a importância da aprendizagem e aprimoramento de conteúdo no mercado de trabalho para redatoras freelancer. E por isso oferece um curso de escrita criativa e SEO para que cada vez mais mulheres consigam enriquecer sua bagagem e aumentar seu status profissional.
Wandersa Martins
Graduada em letras – português/coreano – pela Universidade de São Paulo
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.