Algoritmo do Google: como funcionam e por que entender sobre suas atualizações

algoritmo do google

Estar em evidência nos buscadores é um dos principais objetivos de quem deseja melhorar a presença online. E para conquistar o topo, é necessário entender sobre o algoritmo do Google.

Você já ouviu dele? Sabe como funciona?

Para ficar por dentro das atualizações do Google e se manter sempre um passo à frente, leia o artigo de hoje que falará sobre o conceito de algoritmo, e o como o Google bot funciona.

Você também conhecerá as principais atualizações e ainda terá acesso a três dicas para acompanhar o algoritmo.

O que é um algoritmo?

O algoritmo do Google pode ser definido da seguinte forma: sequência lógica  de instruções que buscam a solução para um problema. Ou ainda, pode-se dizer que são ações realizadas todas as vezes que um comando é ativado. 

No caso específico do Google, a sequência se inicia quando o visitante realiza uma pesquisa no site. 

E a partir daí o algoritmo entra em ação apresentando os resultados encontrados para aquela busca específica. É assim que ao procurar por determinado produto ou serviço, você encontra exatamente o que deseja. 

O Google usa critérios próprios e não revelados para fazer o ranqueamento das páginas, e assim, apresenta uma lista com as melhores respostas para sua pergunta. 

Por isso, entender o que é SEO e como essa ferramenta ajuda a rankear melhor no Google, é tão importante para quem trabalha com Marketing Digital

Como não temos acesso ao sistema de ranqueamento, quem trabalha com conteúdo para internet precisa compreender o funcionamento do algoritmo. Isso facilita no desenvolvimento e planejamento do trabalho. 

Google bot: conheça o algoritmo do Google

Como funciona

Muita coisa está por trás do mecanismo de busca do Google. Toda vez que um usuário faz uma pesquisa o bot entra em ação. 

O que o algoritmo Google faz é entender e organizar todo o conteúdo da internet. É como se o buscador lesse todas as páginas da web. E quem faz essa uma varredura em tudo é o bot. E depois exibe os resultados mais relevantes.

Lógico que o processo não é simples, e os textos, blogs, sites, enfim, todo o conteúdo disponível, passa por um longo processo de análise. Confira cada uma das etapas!

Rastreamento

O rastreamento é o primeiro processo pelo qual o conteúdo das páginas passa. O Google utiliza o bot chamado Crawler para fazer essa etapa. E apesar de ser o passo inicial, ele não é feito apenas uma vez.

A varredura acontece o tempo todo e os crawlers armazenam as informações em banco de dados.

Por isso, as estratégias de SEO são elaboradas com elementos que façam sua página ter destaque e apareça nas primeiras páginas do buscador.

Indexação

A segunda etapa é a indexação. Logo após o rastreamento o crawler continua trabalhando e indexa no banco de dados toda URL nova encontrada. Esse processo conta ainda com a  organização dos conteúdos, classificando-os de acordo com a relevância para o usuário. 

O armazenamento é feito com o objetivo de que o usuário encontre o conteúdo quando estiver procurando um assunto. E o banco de dados é construído a partir das palavras contidas na página. 

Mas quando alguém busca pelo tema, as páginas são encontradas pelas palavras-chave que são essenciais para um bom ranqueamento no Google.

Ranqueamento

Por falar em ranqueamento, vamos falar um pouco mais sobre ele. Essa é a última etapa, e podemos dizer, a mais importante. É nessa fase que as posições das páginas são determinadas. 

O Google organiza a ordem que as páginas aparecem de acordo com os critérios que eles definem. 

5 atualizações do algoritmo do Google

RankBrain 

Esta atualização foi lançada em 2015, e até hoje é considerada uma das mais relevantes. Isso porque, segundo o Google, este é um dos 3 principais fatores de ranqueamento.

O RankBrain é um sistema de inteligência artificial e machine learning que processa os resultados de uma pesquisa no buscador. Este algoritmo é o responsável por interpretar a palavra-chave e oferecer a melhor resposta ao usuário.

Fred

Um dos pontos importantes para estar no topo do Google é o conteúdo da página. O Fred foi lançado em 2017, justamente para identificar conteúdos de baixa qualidade. E encontrar conteúdos que usam técnicas abusivas para ficar bem ranqueados. 

EAT

EAT é a sigla usada para identificar a atualização Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness (em português, Expertise, Autoridade e Credibilidade). Na hora de avaliar o conteúdo, esses são os 3 pontos avaliados. 

Atualização de confiabilidade

O Google quis atender um pedido frequente da comunidade, e lançou essa atualização que causou impacto na confiabilidade dos resultados de busca. Trazendo maior confiança do usuário em relação aos conteúdos de sites e noticiários. 

Page Experience

A page experience é uma atualização de 2021 com o foco na experiência do usuário. Esse algoritmo é  composto por vários sinais, que são responsáveis por mensurar  a maneira que os usuários fazem as buscas. A ideia é que seja analisada cada página pesquisada de forma específica.

As mudanças não param, por isso, estar atualizada é essencial para quem quer fazer um bom trabalho de produção de conteúdo para internet. O algoritmo influencia diretamente no planejamento e execução dos projetos.

Profissionais do marketing e o algoritmo do Google

Você já deve ter percebido que acompanhar o algoritmo não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Utilizando as estratégias certas você consegue se preparar e estar sempre atualizada!

Confira 3 dicas que vão ajudar nesse desafio:

  1. Fazer análise de dados

Mensurar o trabalho realizado é fundamental para saber onde está e o que fazer para alcançar os objetivos traçados. Fique de olho nos indicadores e métricas. Assim, sua equipe estará sempre por dentro do que está acontecendo.

Analisar os dados é a única maneira de entender o que está funcionando e o que precisa melhorar. Tente fugir da subjetividade, não é porque funciona em um blog, que vai funcionar no seu. 

  1. Use as ferramentas do Google

O Google não é o único buscador, mas é o mais conhecido e usado. Seu trabalho vai se basear muito nas atualizações e números vindos dessa empresa. 

Use as ferramentas disponíveis para ver os indicadores, métricas e várias outras informações. 

O Search Engine Console, por exemplo,  é uma ferramenta gratuita que monitora as páginas para encontrar maneiras de  aprimorar o desempenho e o ranqueamento. Mas existem outras, como o Google Analytics, o Google Trends e muito mais.

  1. Implemente técnicas de Growth

Utilizando as técnicas de Growth Hacking você consegue focar seu trabalho nos aspectos mais importantes. E também pode buscar as melhorias necessárias para estar nas primeiras páginas do Google. 

As imagens também são muito importantes para melhorar seu posicionamento no Google, não deixe de ler o artigo SEO para imagens: como otimizar imagens para ranquear no Google, disponível no blog da Awalé.

Estar em evidência nos buscadores é um dos principais objetivos de quem deseja melhorar a presença online. E para conquistar o topo, é necessário entender sobre o algoritmo do Google.

Você já ouviu dele? Sabe como funciona?

Para ficar por dentro das atualizações do Google e se manter sempre um passo à frente, leia o artigo de hoje que falará sobre o conceito de algoritmo, e o como o Google bot funciona.

Você também conhecerá as principais atualizações e ainda terá acesso a três dicas para acompanhar o algoritmo.

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