O mercado de trabalho está passando por mudanças cada vez mais aceleradas. E com isso, estamos vendo o surgimento e amadurecimento de diversas profissões, entre elas está a de Analista de Conteúdo.
A verdade é que o trabalho de um Analista de Conteúdo vai muito além de escrever ou fazer chamadas para vendas e postagens em redes sociais. Esse profissional, que é cada vez mais buscado pelas empresas, precisa ter um conhecimento amplo, com competência técnicas e comportamentais para ser o propulsor do marketing de conteúdo de empresas dos mais diversos setores.
Quer saber mais sobre a profissão e se essa é uma boa carreira a se seguir? Confira este artigo e conheça mais sobre a função de um Analista de Conteúdo, a importância de seu trabalho para o mercado e de que forma você pode se tornar um profissional como esse.
O que faz um Analista de Conteúdo?
Profissional essencial em qualquer agência ou empresa que investe no digital, o Analista de Conteúdo é responsável por desenvolver e gerenciar estratégias de marketing de conteúdo.
Uma de suas principais responsabilidades é identificar e compreender as necessidades e interesses de determinado público-alvo, ou mais especificamente, de Personas. Além, é claro de conhecer e entender sobre as principais plataformas de marketing para o compartilhamento do conteúdo produzido por ele.
Cabe ao Analista de Conteúdo produzir textos de qualidade e que se encaixem na estratégia de marketing da empresa. A qualidade do conteúdo é extremamente importante, pois é o que vai atrair o certo para a empresa. O conteúdo deve ser informativo, relevante e interessante.
O Analista de Conteúdo deverá também produzir conteúdo que seja otimizado para motores de busca, garantindo que o conteúdo seja encontrado facilmente. E é por isso que uma das particularidades dessa profissão é o profundo conhecimento sobre SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca.
Outra competência fundamental para esse profissional é entender sobre o monitoramento de métricas de performance do conteúdo, como números de visualização, impressões, cliques, taxa de conversão, entre outros.
Com o entendimento dessas informações, o analista de conteúdo consegue determinar quais de seus textos estão performando melhor e quais precisam de ajustes. Além disso, essas métricas também ajudam a empresa a medir o sucesso de suas campanhas de marketing digital.
A atualização sobre novas tendências de conteúdos, plataformas e mídias digitais também está na rotina do analista. Esse profissional precisa estar atento a, ferramentas e formas de conteúdo que possam ser usadas para alcançar o público-alvo, incluindo conteúdos em vídeo, áudio, imagens e outros formatos.
Finalmente, o Analista de Conteúdo deve trabalhar em estreita colaboração com outros membros da equipe, como designers, programadores, gerentes de projetos, etc. para garantir que todo o conteúdo seja criado, gerenciado e entregue de maneira apropriada.
Competências fundamentais para um analista de conteúdo
Assim como todo profissional, o Analista de Conteúdo precisa ter algumas competências técnicas e comportamentais. Entre as principais estão:
- Pesquisa e análise de conteúdo: capacidade de realizar pesquisas, analisar dados e gerar insights sobre conteúdos.
- Habilidades de escrita: capacidade de escrever, editar e formatar conteúdos de acordo com as normas de publicação.
- Gerenciamento de conteúdo: capacidade de gerenciar conteúdos para plataformas online, como sites, blogs e redes sociais.
- SEO: conhecimentos sobre técnicas de SEO e como otimizar o conteúdo para melhorar o desempenho nos mecanismos de busca.
- Gestão de projetos: capacidade de gerenciar projetos de conteúdo, criando planos de execução e monitorando os resultados.
- Conhecimento de plataformas digitais: habilidades em plataformas digitais e sistemas de gestão de conteúdo.
- Experiência com tendências de conteúdo: conhecimento sobre tendências atuais no setor de conteúdo digital.
- Comunicação: capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz com outros membros da equipe.
Qual a importância do Analista de Conteúdo?
O conteúdo que encontramos na Internet, seja em redes sociais, sites ou blogs, tem feito cada vez mais diferença nas nossas escolhas de produtos e serviços. E sabe quem está por trás disso?
Bom, se você pensou em um Analista de Conteúdo, encontrou a resposta correta.
Com a popularização da internet e, principalmente, dos smartphones, o consumo de conteúdo cresce a cada dia, e é essa demanda que faz com que o Analista de Conteúdo seja um dos profissionais mais procurados por quem investe em marketing digital.
Afinal de contas, é o trabalho do Analista de Conteúdo que, alinhando escrita criativa e conhecimentos em SEO, consegue entregar o conteúdo certo para as pessoas certas, ajudando as empresas a alcançarem e atrair clientes e, consequentemente, tornar o seu negócio ainda mais rentável.
Como se preparar para ser um Analista de Conteúdo?
Um Analista de Conteúdo é um profissional que precisa estar o tempo todo estudando e se atualizando. E quem quer realmente investir na profissão deve considerar uma graduação nas áreas de marketing ou comunicação, pois podem te dar uma excelente base para atuar na área.
Mas mesmo que você tenha uma formação em outra área é possível sim fazer uma transição de carreira com a ajuda de outros cursos e capacitações.
Conhecimentos avançados em SEO, como foco em conteúdo, também são essenciais, assim como uma boa noção da língua inglesa.
Muito além da graduação, as atualizações profissionais precisam ser constantes. E a boa notícia é que grande parte dessas atualizações, algumas inclusive gratuitas, estão disponíveis na Internet.
Entre os principais cursos de capacitação na área de marketing de conteúdo estão:
- Marketing de Conteúdo da Rock University (Gratuito)
- Marketing Digital da RD University (Gratuito)
- Content marketing: do planejamento à execução da Domestika
- Produção de conteúdo:estratégias, planejamento e gestão da Alura
- Introdução ao Marketing de Conteúdo do iPed (Gratuito)
- SEO Grátis da SEO Master (Gratuito)
- SEO Básico da Prime Cursos
- Inbound Marketing da Hubspot (Gratuito)
- Marketing Digital da RD University
Como é o mercado de trabalho para um Analista de Conteúdo?
Se você chegou até aqui, já deu pra perceber que o mercado de trabalho para um Analista de Conteúdo é bastante promissor.
Na maioria dos casos, esses profissionais são buscados por agências de marketing e publicidade ou empresas que investem no digital. Outro caminho é trabalhar como freelancer, prestando serviços esporádicos ou participando de projetos relacionados ao marketing de conteúdo.
De acordo com o site Glassdoor, em 2023, o salário médio de um Analista de Conteúdo é de R$3.000 mensais, podendo ser ainda maior em determinadas regiões do país.
Se você se interessa em ingressar nesta área ou mesmo se especializar ainda mais como um Analista de Conteúdo, a dica principal é nunca parar de estudar e buscar por assuntos da área. E aqui no blog da Awalé você encontrará uma série de conteúdos que podem te ajudar a avançar nesta carreira.
Jornalista, mestranda pela UFSC e analista de conteúdo há cerca de quatro anos. Possui experiência com marketing digital, assessoria de imprensa e reportagem.