Pensar em atividades para substituir o celular nem sempre é fácil. Ele se tornou quase uma extensão do corpo, está sempre por perto, pronto para ser usado.
Sem dúvida, o celular é prático e útil, mas, se não prestarmos atenção, ele pode acabar sugando nosso tempo e bloqueando a criatividade.
Se você sente que o smartphone está roubando seu tempo e te impedindo de ser mais criativa, que tal experimentar essas 10 atividades?
1.Tenha uma coleção
Essa é uma atividade comum à infância de muitas de nós. Eu, por exemplo, colecionava folhas de fichário e as guardo até hoje com muito carinho.
Ter uma coleção é um hobby que exige dedicação, pesquisa e cuidado, características valiosas que também podem ser exercidas em outros contextos da vida.
Além disso, ao encontrar a coleção certa, ela passa a refletir muito sobre quem você é e te dá um novo propósito: aumentar sua família de itens colecionados.
2.Aprenda um instrumento
Essa eu aprendi vendo minha irmã aprendendo violão. Dedicar tempo e esforço em desenvolver uma nova habilidade é algo bonito de se ver e de fazer.
Aprender a tocar um instrumento musical é uma experiência enriquecedora em diversos níveis. Desenvolvemos habilidades motoras, coordenação, memória e também criatividade.
Por isso, é uma das melhores atividades para substituir o celular e alimentar seu lado criativo.
3.Escreva um diário
Elaborar em palavras o nosso dia a dia, os eventos da vida e até mesmo traumas traz inúmeros benefícios para o autoconhecimento.
Um fato interessante é que pesquisas com ressonância magnética mostram que, ao lembrar de um trauma, as áreas de linguagem do cérebro são menos ativadas.
Então, quando conscientemente utilizamos a linguagem em uma memória traumática, ajudamos a ressignificar e a curar integralmente a experiência.
Por essas e outras razões, podemos dizer que escrever em diário é uma prática de escrita terapêutica que libera pesos emocionais e transforma nosso mundo interno.
4.Faça colagem
A colagem pode ser feita com papel, cola e tesoura. Dessa forma, você tem um ótimo pretexto pra dar um rolezinho em alguns sebos e bancas de jornal em busca de revistas.
Mas, se preferir, você também pode fazer colagem digital. Para isso você vai precisar de imagens que puder achar na internet, algum aplicativo para tirar o fundo da imagem, uma plataforma como o Canva ou Photoshop e criatividade.
5.Leia
Meio que a gente sabe que ler é bom para uma porção de coisas, mas, às vezes, desacelerar e se concentrar apenas nas palavras, linha por linha, pode ser um desafio.
A boa notícia é que quanto mais você lê, mais fácil se torna. Se você tem dificuldades, tente encarar a leitura como assistir a uma série: existe uma história para acompanhar, plot twists e personagens para torcer contra ou a favor.
Tudo que você precisa é de um pouco mais de concentração, mas em compensação você expande seu vocabulário, desenvolve seu cérebro e melhora sua escrita.
6.Borde
Ao escolher o bordado como uma das atividades para substituir o celular, você vai encontrar uma prática relaxante que desopila a mente, e explora diferentes pontos, cores e padrões, permitindo que sua criatividade flua livremente.
Uma sugestão é colocar um audiobook para ouvir enquanto costura. Assim, você vive uma experiência no melhor estilo Hannah Montana: the best of both worlds – o melhor dos dois mundos.
7.Customize roupas velhas
Outra ideia, também relacionada à costura, é pegar aquelas roupas velhas ou que você já está cansada de usar e dar uma nova vida a elas.
Você pode usar o bordado para isso, mas também pode utilizar outros materiais, como pedrarias, patches, tintas para tecido, ou até cortar e costurar novas partes. Aqui, a criatividade é soberana.
8.Fotografe
A 8ª ideia da nossa lista de atividades para substituir o celular é também a 8ª arte: a fotografia.
Ao fotografar, você aprende a enquadrar, a escolher a luz e a compor imagens esteticamente agradáveis.
Essa prática aguça o olhar e fortalece a criatividade, permitindo que você veja o mundo por outros prismas.
9.Se leve para passear
Dedicar tempo a momentos de lazer é extremamente recompensador. Aproveite essas oportunidades para colocar o papo em dia com as amigas ou para cultivar a sua solitude.
Visitar brechós, sebos, cafés, cinemas e parques são algumas das atividades para substituir o celular que você pode integrar à sua rotina.
Esses lugares oferecem não apenas um respiro do cotidiano, mas também a chance de descobrir novos interesses, relaxar e se conectar com a sua criatividade.
10.Aprenda algo novo
Nesta lista, percorremos por diversas atividades para substituir o celular e estimular sua criatividade. Deixo como sugestão escolher aquela que permita aprender algo novo.
Você pode optar por qualquer outra prática que não esteja na lista, como estudar um idioma, fazer um curso online ou desenhar.
Lembre-se: aprender coisas novas mantém o cérebro ativo e estimula ideias criativas. Aproveite o caminho para se conhecer mais!
Graduanda em linguística pela UFSCar, Sabrynna é redatora, comunicadora e poeta. Acredita que feito é melhor que perfeito, gosta de ouvir sobre o processo criativo de outras pessoas, e de falar “uai”. Se inspira pelo mundo ao seu redor e por aquilo que se sente ao estar no mundo.