Você já ouviu falar em busca semântica? No dicionário de língua portuguesa, a palavra semântica é definida como o estudo dos significados. Ou seja, na linguística, semântica refere-se à relação entre os significantes (que são as palavras, os sinais ou símbolos) e o que eles representam.
Mas, como esse termo chegou ao Marketing Digital e qual sua relação com a produção de conteúdo?
Siga na leitura para entender essa história.
O que é e qual a origem da busca semântica?
No ano de 2001, os cientistas Tim Berners-Lee, James Hendler e Ora Lassil publicaram um artigo em que falavam sobre a possibilidade de humanos e computadores trabalharem de forma conjunta, fazendo uma ligação entre significados de palavras e os sentidos dos conteúdos que são publicados na internet.
Em 2013, o Google passou por uma atualização de algoritmo de busca chamada Hummingbird, que traduzido para o português, significa ‘beija-flor”. Esse nome se inspira nas habilidades de rapidez e precisão que esse pássaro tem.
Nesse processo de atualização, os resultados das buscas passaram a ser muito mais precisos, já que começaram a considerar outros fatores além da palavra-chave como, por exemplo:
- localização do usuário;
- sinônimos das palavras-chave;
- contexto;
- pesquisas realizadas anteriormente.
Desse modo, a busca semântica é utilizada no Marketing de Conteúdo para definir a relação entre o estudo das palavras e os diversos significados que giram em torno delas, com o objetivo de oferecer resultados mais assertivos para quem está fazendo uma pesquisa.
A atualização Hummingbird aumentou as possibilidades de alcance através de uma busca, isso porque incluiu aos seus resultados os fatores semânticos.
Atualmente, os mecanismos de busca do Google usam centenas de fatores para definir o que será mostrado a cada usuário a partir das pesquisas realizadas.
Exemplos da aplicação da busca semântica
Para simplificar e mostrar a você a existência da busca semântica, vamos imaginar que você queira descobrir a origem de uma frase. Você não sabe se ela é de um filme, série ou novela, já que ouviu apenas o áudio e quer saber mais.
Você digita a frase no Google e ele mostra não só a série na qual ela pertence, mas também o número do episódio na qual ela foi dita.
Existem outros exemplos de aplicação da busca semântica, por exemplo, quando você digita “veterinário plantão”. Apesar de o termo não ser tão preciso e explicativo, a busca semântica que o Google utiliza, entende que o usuário deseja encontrar clínicas veterinárias com atendimento 24h e, por isso, mostra diversos resultados nessa linha.
Você conseguiu perceber? A busca semântica não considera apenas o termo literal pesquisado, mas a intenção do usuário. É uma análise mais refinada e que facilita tanto a vida do usuário quanto de quem produz conteúdo.
Mas, como usar esse conhecimento para montar estratégias de conteúdo? Falaremos sobre isso no próximo tópico.
Como a busca semântica pode ajudar nas estratégias de SEO
Se a busca semântica é justamente o mecanismo que o Google utiliza para direcionar o usuário aos conteúdos de seu interesse, saber como usar essa informação nas estratégias de SEO faz toda diferença quando pensamos em ranqueamento.
Sabemos que quanto mais estratégico for um artigo, maiores são as possibilidades de alcance. Isso porque quando você aplica boas práticas de SEO, você ajuda o Google a entregar seu conteúdo para as pessoas certas. Dessa forma, aumenta as chances de interação dos usuários.
Pensando em ajudar você a produzir conteúdos mais alinhados com as intenções do seu público, listamos algumas dicas.
Crie sempre conteúdos de qualidade
Produzir conteúdos que dialoguem com o interesse do seu público é o primeiro passo. Mas lembre-se, é importante que os conteúdos produzidos sejam bem elaborados e tenham qualidade.
Para que seu conteúdo seja entregue para as pessoas certas, antes de qualquer coisa, o Google precisa entender com precisão do que se trata, só assim vai poder direcioná-lo da melhor forma. Por isso, é importante que você saiba como funcionam os mecanismos de buscas para conseguir usá-los a seu favor.
Na hora de produzir um artigo, não esqueça de fazer bom uso dos seguintes elementos:
- palavra-chave;
- termos semânticos;
- meta-descrição ou meta description;
- links internos e externos com um texto âncora
Agora que você já entende o que é busca semântica, ficou mais fácil entender qual a sua importância na hora de produzir um conteúdo, não é?
Use uma linguagem simples e assertiva
Tente sempre usar uma linguagem natural. Isso ajuda a deixar a leitura mais fácil e acessível. Além disso, quando você usa uma linguagem simples e objetiva, facilita a compreensão das pessoas que estão tendo acesso ao seu texto e dos mecanismos de busca.
Por isso, o texto precisa ser elaborado com intencionalidade. Ou seja, é necessário que você saiba qual o objetivo daquele conteúdo para que consiga transmitir as informações propostas.
Use ternos e palavras contextualizadas
Como já foi dito no tópico acima, não é só a palavra-chave que interfere na ação dos mecanismos de busca. Assim, busque sempre pensar em palavras-chave estratégicas, que estejam relacionadas com o tema e também com o dia a dia do seu público.
Por exemplo, se você escreve um texto sobre “jardinagem em casa”, talvez seja válido acrescentar alguns termos secundários, como: “plantas para dentro de casa” “como começar a cultivar plantas em casa?”, “horta em vasos pequenos”, etc.
Quanto mais contextualizadas forem as palavras e termos usados, mais efetivo vai ser o ranqueamento e o fluxo de acesso daquele conteúdo.
Entenda quem é o público-alvo e produza conteúdos que se relacionem com ele
Saber quem é seu público-alvo ou sua persona é de extrema importância para saber como direcionar seu conteúdo exatamente para as pessoas que têm interesse no assunto.
Sabendo quem você quer alcançar, você também vai saber quais as melhores estratégias para facilitar a busca semântica.
Agora que você já sabe o que é a busca semântica, saiba mais sobre o Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.
Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.