O mercado de marketing é muito amplo. Por esse motivo, é normal ficar confusa ao escolher um rumo da carreira para seguir. São diferentes cargos de marketing, com várias possibilidades de atuação.
Uma redatora terá funções bem diferentes de uma analista de conteúdo, por exemplo. Ao conhecer cada uma das possibilidades é mais fácil fazer escolhas estratégicas para sua carreira. Além disso, você também pode decidir se especializar e mudar de cargo no futuro.
Neste artigo, você irá conhecer 6 cargos na área do marketing. A partir disso, vai entender melhor a função exercida por cada um deles. Continue a leitura e descubra qual cargo se encaixa mais nas suas habilidades e objetivos.
Mercado de trabalho para profissionais de marketing
O mercado de trabalho na área de marketing está aquecido. Desde a pandemia, muitas empresas estão aumentando o seu investimento no setor. O marketing digital é o que mais se destaca nesse cenário.
Com o aumento no investimento vem a maior demanda por profissionais. Pessoas que decidem se especializar na área vão encontrar novas oportunidades.
Ou seja, o mercado de marketing é uma boa opção para quem está começando a vida profissional ou quer fazer uma transição de carreira. Afinal, são várias possibilidades de atuação.
Combinado a isso, está a necessidade de as empresas serem vistas. O trabalho de profissionais qualificadas traz a solução.
6 cargos de marketing para conhecer
Se você quer seguir uma carreira na área, conhecer os cargos de marketing é fundamental.
Muitas funções se conectam no dia a dia. Por isso, nem sempre fica claro quais são as responsabilidades de cada cargo. Conhecer melhor cada um deles ajuda a compreender como será a sua rotina.
Vamos entender as funções de 6 cargos de marketing. Preste atenção e descubra qual se encaixa melhor ao seu perfil.
Assistente de marketing
O assistente de marketing é um cargo júnior. Geralmente, é o próximo passo após o estágio. Por isso, pode ser uma boa porta de entrada caso você esteja no início da carreira.
As funções de uma assistente podem variar bastante. Tudo depende da empresa e do mercado em que você vai atuar. Porém, essa é uma profissional que vai prestar apoio a outras profissionais de marketing.
A atuação envolve realizar tarefas operacionais e participar do desenvolvimento de estratégias.
Por exemplo, uma assistente de marketing pode auxiliar no planejamento de conteúdo de blog. Também pode criar pautas para as redes sociais, responder comentários ou escrever textos.
Analista de SEO
Com um amplo conhecimento das técnicas de SEO, esse é um cargo que exige mais especialização.
O SEO é parte central das estratégias de marketing de conteúdo. Por isso, a analista precisa conhecer muito bem como os algoritmos dos buscadores funcionam.
Nesse cargo de marketing, a profissional será responsável por cuidar de todas as áreas que envolvem SEO. Pesquisa de palavras-chave, análise de métricas e otimização de páginas farão parte da rotina.
Essa é a pessoa responsável por desenhar as estratégias e mensurar seus resultados. É alguém que possui um perfil analítico e detalhista.
Social media
Esse é um dos cargos de marketing mais populares.
No Brasil, 171 milhões de pessoas usam as redes sociais. Com o alto número de usuários, profissionais de social são mais procurados.
A área de social media envolve diferentes funções. Inclusive, elas podem ser subdivididas em outros cargos, como redatora e designer.
Em geral, a social media cuida do planejamento e produção de conteúdo das redes sociais da empresa. O trabalho também envolve análise de métricas e criação de estratégias. É um cargo que exige flexibilidade.
Se você quer ser uma social media, baixe o nosso ebook sobre as habilidades necessárias para assumir o cargo.
Analista de atendimento
A analista de atendimento é a profissional responsável por fazer a ponte entre empresas e clientes.
Em uma agência de marketing, por exemplo, é a responsável por acompanhar o desenvolvimento de projetos. A analista faz reuniões, constrói o briefing e acompanha prazos.
A analista de atendimento também pode criar relatórios e planilhas, além de desenvolver orçamentos. É um perfil de profissional que se envolve menos na parte criativa. Por isso, é essencial que ela seja organizada e que saiba se relacionar bem com pessoas.
Redatora/copywriter
A redatora tem um papel importante na criação de conteúdo.
Nesse cargo de marketing, a profissional será responsável por escrever conteúdos em diferentes formatos. Isso pode envolver:
- E-mail;
- Redes sociais;
- Blog;
- Site e landing page;
- Roteiros.
Também é importante que a redatora conheça técnicas como SEO. Assim, será possível produzir conteúdos alinhados com as estratégias.
Além da pesquisa, a redatora pode auxiliar no planejamento de pautas e revisão de textos. É essencial conhecer bem o público que lerá o conteúdo e ter um bom domínio do português.
Já a copywriter tem funções similares, porém é focada na escrita persuasiva. A profissional de copy geralmente atua com a escrita para vendas. Nesse caso, será preciso aprender técnicas de copywriting como os gatilhos mentais.
Analista de mídia paga
Também conhecido como analista de performance, esse é o cargo responsável por cuidar das campanhas de mídia paga.
A mídia paga são os famosos anúncios. A profissional nesta função irá cuidar de todos os aspectos relacionados a uma campanha de mídia. Isso significa selecionar o público, criar a campanha, acompanhar o orçamento e analisar resultados.
É uma profissional que precisa ter conhecimento profundo de ferramentas específicas. Nas redes sociais, as campanhas são realizadas em plataformas como o Meta Ads. A analista de mídia paga precisa saber como usar essas plataformas.
Junto disso, a profissional deve ter um olhar analítico. Afinal, ela será responsável por analisar resultados e definir novos caminhos.
Esse é um cargo de marketing bastante requisitado. As empresas têm investido mais em anúncios e isso aumenta a procura por profissionais.
O mercado de marketing traz boas oportunidades de crescimento. Se você gostou de conhecer os cargos de marketing e quer se especializar na área, conheça os cursos da Awalé.
Formada em Estudos de Mídia pela UFF, já escreveu de tudo um pouco. Desde conteúdos para redes sociais, até roteiros de cursos e podcasts, ela nunca rejeita uma aventura pela escrita. Apaixonada por livros e moda, está sempre pensando na próxima leitura ou no próximo lookinho que quer comprar. Mora em Niterói e adora o calor do Rio de Janeiro.