Cinema nigeriano: tudo o que você precisa saber sobre Nollywood

cinema nigeriano

O cinema, este grande encantador de olhos e mentes, o narrador das mais variadas narrativas, dos mais diferentes locais, o contador de histórias que se reinventa em diversos formatos, mas que segue sendo consumido e servindo de inspiração a tantas pessoas; vem se reinventando, e o cinema nigeriano é um grande exemplo. 

Nollywood, como é popularmente conhecido, conta com produções cinematográficas tanto de baixo orçamento quanto de grandes investimentos, proporciona uma diversidade em filmes e séries que resguardam o idioma, as tradições e os costumes africanos, para todos os tipos de gostos e em diversos gêneros. 

As produções de Nollywood por serem centradas na cultura e línguas nigerianas, não atendem ao ideal de produção de Hollywood, por isso o comparativo do nome, tendo em vista que o cinema da Nigéria ganhou uma dimensão tão grande quanto as hollywoodianas. Quer saber mais sobre como tudo isso começou? 

Um pouco da história do cinema nigeriano

Então, este fenômeno começou nos anos 80, quando questões sociais e políticas impactaram todo o setor cinematográfico. Os cineastas adaptaram-se para produções mais caseiras, divulgadas em DVD’s pelas locadoras do país e em formato digital. 

Diretores e atores precisaram se reorganizar em aspectos como produção, histórias, tempo de produção e modos de divulgação. Isso os incentivou a inovar e focar em suas tradições, contando histórias centradas na identidade nigeriana e africana. 

O resultado foi a abordagem de suas tradições, crenças, visão de mundo, vestuários, músicas e características identificadas, valorizando a cultura nigeriana por meio do cinema. 

Essa maior facilidade de circulação dos filmes democratizou o acesso ao audiovisual nigeriano e construiu esse império cinematográfico, que já é conhecido e consumido mundialmente. 

Depois desse enredo todo sobre Nollywood, para você poder contar a história certinha quando for espalhar a palavra nollywoodiana por aí, vamos ver algumas produções super originais para você ir correndo colocar na sua lista ou dar o play imediatamente? 

Grandes produções nollywoodianas 

Houve uma visibilidade crescente para além do continente africano quando os filmes nollywoodianos foram incluídos na plataforma de streaming Netflix. Devido à abrangência da Netflix, alguns filmes e séries de Nollywood alcançaram grande popularidade e conquistaram audiências em todo o mundo. 

Aqui estão alguns dos melhores filmes e séries de Nollywood que estão na Netflix, para dar um incentivo a você ir assistir: 

  • Amina (2021); 
  • Aníkúlápó (2022); 
  • Cidade do Caos (2023); 
  • Glamour Girls (2022); 
  • Joy (2018); 
  • Por uma vida melhor (2019); 
  • Queen Sono (2020); 
  • União de Sangue (2022). 

Mas querem saber quais os meus favoritos? Então, vamos lá…

Queen Sono

A primeira, que não poderia deixar de falar, é a série Queen Sono, um drama dirigido por Kagiso Lediga, possui um enredo onde a espiã e protagonista cheia de personalidade e carisma Queen Sono (essa diva descendo as escadas!), está envolvida na investigação de vários crimes perigosos, que acompanhamos de perto ao longo dos episódios. 

Além de surpreendentes cenas de ação, temos a protagonista envolvida com vários dilemas pessoais e familiares sensíveis que a impactam ao longo da trama e que são o motivo dela continuar sua resistência. 

Aníkúlápó

Outro preferido, das produções de destaque no cinema nigeriano, é o filme Aníkúlápó, do diretor Kunle Afrolyan, que consiste em uma fantasia que narra a história de Saro, um homem que chega numa aldeia e se estabelece através da ajuda de algumas mulheres. 

Ao longo da narrativa, Saro adquire um poder extraordinário ao encontrar um pássaro misterioso, que lhe concede habilidades que pareciam humanamente impossíveis; revelando uma trajetória cheia de misticismo e reviravoltas. 

União de Sangue

Outra é União de Sangue, uma minissérie de Nollywood que também está na Netflix, dirigido por Biyi Bandele e Kenneth Gyang, que conta uma história de duas amigas.

Uma delas sofre com um noivo abusivo e juntas tomam uma decisão contraditória e precisam guardar esse segredo, que se for revelado coloca em risco suas vidas; trazendo reflexões sobre relacionamentos abusivos e tradições. 

Glamour Girls

Assim como o filme Glamour Girls, da diretora Bunmi Ajakaiye, que relata a história de diferentes mulheres com contextos de vidas variados, e que são acompanhantes de luxo, mas de modo sigiloso, em que todo o esquema é mascarado por uma empresa de designer de interiores administrado pela chefe Donna. 

A história é marcada pela narrativa pessoal de várias acompanhantes e os perrengues que estas passam nos encontros; pautando as dificuldades que as levaram a ser acompanhantes, desmistificando essas mulheres e mostrando os preconceitos que passam. 

A relevância social e cultural do cinema nigeriano

Nollywood vem se consolidando na indústria cinematográfica com suas criações rápidas e enredos envolventes que simbolizam a sociedade nigeriana e sua cultura. A fama e a grandiosidade de suas produções fortalecem a identidade cultural nigeriana e permite que a cultura nigeriana seja apreciada em diversos locais no mundo. 

Além disso, também possibilita que diversos temas sejam representados de modo inteligente e divertido que levam a reflexão, como temas sociais do cotidiano nigeriano, costumes e tradições que cumprem a função de preservar a identidade nigeriana ou até contestar certas práticas sociais; como o filme Anikulapo que mostra toda um lado místico das tradições e comunidades negras. 

Alguns filmes e séries, também pontuam aspectos sociais que afetam a população nigeriana, como educação, saúde, renda, política e desigualdade social e de gênero;

e podem servir de inspiração para ações e mudanças dos problemas sociais; questões que aparecem em Glamour Girls. 

Outro tema bem relevante, levantado pelas produções do cinema nigeriano, é o empoderamento feminino, em que as personagens aparecem reafirmando mulheres independentes e que valorizam sua cultura, influenciando a percepção sobre as mulheres e os papéis de gênero, muito presentes em Queen Sono e União de Sangue. 

Além disso, a indústria cinematográfica de Nollywood emprega diversas pessoas em variadas funções, como de produção, roteiristas, técnicos, produtores, atores, diretores, gerando bastante renda não só com a divulgação das produções audiovisuais. 

Para além do entretenimento, as discussões sociais por meio de histórias cativantes podem influenciar discussões construtivas sobre os temas e suas repercussões nas comunidades. Nollywood possui uma relevância social, cultural e econômica gigante. 

Espero que você já tenha interesse em assistir a pelo menos uma das produções originais e relevantes do cinema nigeriano. Agora, ficou com curiosidade para saber mais sobre a cultura desse continente tão diverso? Veja também nosso post sobre Ruanda muito além do conflito: 4 curiosidades sobre o país africano

Texto por Nayara Fernanda Santos de Sena – Turma 5 

Nayara Santos, pernambucana, bacharel em Ciências Sociais (UFRPE) e mestranda no programa Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos (UNILA).

Desenvolveu atividades enquanto comunicadora social e redatora em projetos sociais, com objetivo de contribuir com as causas e tem como meta estudar e disseminar conhecimentos decoloniais, centrados na América Latina e continente africano; buscando uma integração de conhecimentos e áreas para uma análise social assertiva e relevante.

Escrever sempre foi um exercício de memória, observação e mergulho que perpassa a vida profissional e acadêmica mas também tem um sentido pessoal de compartilhamento e partilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!