Criar um FAQ se tornou uma das alternativas mais encontradas por profissionais independentes para agilizar tarefas. Além disso, tem sido uma boa opção para os clientes que gostam de mais independência no consumo.
Ferramentas de autoatendimento como essas são cada vez mais utilizadas por grandes empresas e microempreendedores. Nesse artigo, você vai descobrir como usá-la para otimizar o seu tempo e ainda aumentar a satisfação dos seus clientes.
O que é um FAQ?
Criar um FAQ é construir uma lista de perguntas frequentes sobre o seu produto com respostas completas. A sigla é uma abreviação de Frequently Asked Questions, o que, no português, pode ser entendido como “perguntas frequentes”.
Até o momento não se sabe quem foi a pessoa pioneira dessa ideia. Mas, é possível imaginar que tenha sido alguém que sabia como otimizar o próprio tempo e o da sua equipe.
O FAQ é, então, uma ferramenta de autoatendimento, que visa sanar as principais dúvidas sobre o serviço ofertado por você. Com isso, o recurso oferece vantagens essenciais para conquistar clientes e ajudar no crescimento do seu negócio.
Por que criar um FAQ é importante para destacar o seu negócio?
Criar um FAQ é uma estratégia de marketing digital que vêm sendo adotada nos mais diferentes segmentos. Por meio dela, é possível conferir mais autonomia e melhorar a experiência dos usuários. Nesse sentido, você conta com benefícios, como:
- economia de tempo;
- redução da sobrecarga de trabalho;
- menores custos operacionais;
- agilidade na resolução de problemas;
- aumento da satisfação do cliente.
Outro ponto legal é que ter um canal de perguntas frequentes te ajuda a conquistar a confiança do seu público-alvo. Com isso, o seu negócio se torna cada vez mais recomendado e pode alcançar mais pessoas.
Como criar um FAQ de sucesso?
Como você já deve ter percebido, criar uma boa estratégia de FAQ é vital para a sua empresa. Pois, é por meio disso que você pode conquistar novos clientes e, inclusive, fidelizar o seu consumidor. Isso tudo apenas pela satisfação.
Siga as dicas abaixo para criar um bom FAQ.
O que você vende? Conheça o seu produto
Para responder a dúvidas sobre o seu negócio, você, primeiro, precisa conhecê-lo. Então, vale observar a jornada de compra do seu cliente e identificar quais são os questionamentos mais frequentes no processo. São neles que você deve investir.
Uma dica que pode ser útil para você é se colocar no lugar do consumidor ou potencial cliente. Desse modo, pode enxergar sob outro ponto de vista e trazer soluções relevantes.
Invista em uma linguagem acessível
Não tem nada mais chato do que pedir uma informação e a pessoa responder como se estivesse falando outra língua, não é mesmo? Então, invista em criar um FAQ que qualquer pessoa entenda o que você quer mostrar.
Você pode buscar gerar uma harmonia entre o tom da sua marca e a linguagem da sua persona. Assim, garante que a sua mensagem vai chegar de uma maneira eficiente para o público.
Outro ponto importante é evitar “arrodeio de palavras”. Ou seja, opte pela assertividade para sanar as dúvidas de modo rápido e prático.
Apresente soluções e resolva problemas
Vale lembrar que o fundamento para criar um FAQ é resolver problemas. Desse modo, é vital que você insira as respostas para dúvidas que realmente possam ajudar os seus usuários e potenciais clientes.
Para isso, como dito anteriormente, é preciso entender a jornada do seu produto e observar as principais incertezas desse processo.
Organize as ideias
Você, provavelmente, se sentiria incomodada de ficar perdida em meio a uma gama de informações enquanto tenta resolver um problema, não é? Por isso, é importante construir o seu FAQ de um modo ordenado.
As pessoas gostam de seguir uma linha de raciocínio do começo ao fim. Logo, o ideal seria estruturar as dúvidas conforme os passos a serem feitos. Algumas técnicas de marketing de conteúdo podem te ajudar nisso.
Há também outros exemplos de FAQ, como o da Claro, que é feito segundo a demanda de procura por soluções. Já no do Submarino, você pode encontrar materiais sobre diferentes assuntos em páginas diferentes.
Crie uma rotina de monitoração e atualização para o seu FAQ
Observe se houve mudanças nos questionamentos apresentados pelo seu público e se a sua página de perguntas frequentes tem sido efetiva.
O seu produto não é estático, logo, o seu FAQ também não deve ser. Portanto, é interessante que você crie uma rotina para atualização das dúvidas.
Isso permite que seja estabelecido um diálogo entre a sua marca e os principais anseios dos seus consumidores.
Deixe espaço para sugestões
Outra dica para manter a sua página atualizada, é criar um espaço para receber sugestões sobre o que colocar. Além disso, essa é uma boa forma de mostrar que o cliente é escutado e ajuda a ter bons resultados no quesito satisfação.
Divulgue o seu FAQ
De nada adianta criar uma boa estratégia e deixar ela escondida do mundo. Você concorda? Então, após construir a sua página, compartilhe ela em locais de fácil acesso para o público. Faça com que ela seja vista.
Comece a criar o seu FAQ agora mesmo
Agora você já sabe que criar um FAQ se resume a reunir as dúvidas frequentes sobre o seu negócio e criar um canal para respondê-las. É bem menos complexo do que você imaginou, não é mesmo? Portanto, você já pode colocar o conhecimento em prática e criar o seu.
Vale lembrar que essa ferramenta é vital para otimizar seu tempo e ajudar na satisfação do cliente. Então, se quiser uma ajudinha especializada e saber mais dicas para o sucesso do seu negócio, não deixe de conhecer a AWALÉ para empresas.
Texto por Emily Sacramento Souza – Turma 5
Graduada em Serviço Social, Emily é estudante de Jornalismo Digital e redatora. Não dispensa um rolê de bike e gosta de conhecer as histórias que cada pessoa conta em conversas despretensiosas do dia a dia.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.