Por que e como definir personas antes de produzir conteúdo?

mulher jovem de pele negra sorrindo e com óculos de grau

Antes de saber como definir persona, é necessário entender o que é persona e qual sua importância na hora de produzir um conteúdo.

Todas as pessoas que trabalham com marketing de conteúdo e inbound marketing, ou aquelas que estão iniciando nessa área, precisam saber não apenas o que é persona, como também qual a relevância desse conhecimento no momento de definir quais estratégias usar na produção de um artigo.

Por isso, se você chegou até aqui e quer saber mais sobre o tema, esse texto é para você. Siga na leitura e tire suas dúvidas.

 

O que é persona?

Persona é um personagem que representa o cliente ideal de uma empresa ou marca. Ou seja, uma representação fictícia do cliente a partir da criação de um avatar baseado em comportamentos e dados reais.

Também chamada de buyer persona, ela tem o objetivo de orientar os profissionais de criação de conteúdo e Marketing Digital sobre como criar interações efetivas e estratégias alinhadas com seu público.

Assim, a persona é um perfil que sintetiza as vontades, necessidades, medos, dores e demandas do seu cliente.

O conceito de persona foi criado por Alan Cooper, designer e programador de software americano, também conhecido como “O pai do visual Basic”. Em 1998, Cooper publicou um livro chamado Os presos estão administrando o asilo: por que produtos de alta tecnologia nos deixam loucos e como restaurar a sanidade.

Nesse livro, Cooper introduz o conceito de persona como ferramenta de designer de interação com o usuário. A partir daí, as personas ganharam popularidade na indústria de software por causa da sua eficácia e poder de interação.

Ao longo do tempo, a persona se tornou conhecida para além do mundo do designer de interação e foi adotada por várias áreas da tecnologia, inclusive o marketing.

Atualmente, no universo do Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing as personas são uma das mais importantes ferramentas de planejamento para as marcas conseguirem criar conexões de impacto com seus consumidores.

Agora que você já sabe o que é e como surgiu o conceito de persona, siga na leitura para saber como usar essa estratégia para otimizar sua produção de conteúdo como redatora freelancer.

 

Saiba a diferença entre persona e público-alvo

É muito comum encontrar pessoas que confundem esses dois conceitos ou que acham que se referem a mesma coisa. Mas, embora pareçam sinônimos, essa não é uma verdade.

O fato é que persona e público-alvo não têm a mesma definição.

  • Público-alvo é um recorte que abrange um público um pouco mais amplo. Em outras palavras, é um público com características em comum que a empresa define para direcionar as suas campanhas.

Trouxemos um exemplo para que você consiga entender melhor, veja a seguir:

Público-alvo de uma empresa: Mulheres entre 25 e 40 anos e moram no Brasil. Gostam de escrever e estão em busca de um trabalho que permita mais flexibilidade e autonomia.

  • A persona é uma representação mais direcionada, como dito no tópico acima, é a representação do cliente ideal. A persona tem nome, idade específica, gostos, medos e desejos. Ou seja, é uma personificação do seu cliente. Veja no exemplo abaixo:


Persona de uma empresa:
Marina, 29 anos. É formada em Letras, é casada e começou a trabalhar recentemente como redatora freelancer. Marina costuma ter bloqueios criativos e por isso tem dificuldade em ser produtiva trabalhando como freelancer.

Ela adora tecnologia, é bastante criativa e está buscando cursos que possam ajudá-la a melhorar seu desempenho e fazer com que se sinta mais segura e produtiva.

Sendo assim, se você sabe que sua persona tem bloqueios criativos e isso a deixa insegura, você pode escrever um artigo dando dicas de como evitar bloqueios criativos e se tornar mais produtiva.

Conseguiu entender a diferença?

De modo geral, a persona é a representação do cliente de maneira personalizada e humanizada. Elas são criadas para que uma marca consiga transmitir a mensagem exata, para a pessoa certa.

Com uma persona definida você consegue falar de forma mais próxima com seu cliente, trazer ele para mais perto e fazer com que ele se sinta importante.

Já o público-alvo se refere a um grupo de pessoas que possuem características comuns entre si e são potenciais clientes de uma empresa.

Como definir persona e otimizar suas estratégias de marketing

Agora que você já sabe o que é persona e as diferenças entre persona e público-alvo, vai ficar ainda mais fácil saber como definir uma persona.

Então, o primeiro passo para a criação de uma persona é a pesquisa. Se você tem o objetivo de criar um perfil que se assemelhe ao seu cliente, é preciso que você faça uma pesquisa detalhada e atenciosa.

Você pode usar recursos como: entrevistas e questionários, perguntas após o atendimento ou compra, ou seja, coletar dados qualitativos e quantitativos dos clientes que você possui.

Além disso, existem também algumas ferramentas disponíveis na internet como o Typeform e Google Forms, que podem tornar as pesquisas mais simples.

Desse modo, existem alguns tipos de perguntas que você pode fazer para conhecer melhor seu público e facilitar a criação da persona.

  • Pessoais e profissionais

Exemplo: idade, como é a rotina, quais suas ocupações e responsabilidades, quais suas frustrações, entre outras.

  • Consumo de conteúdo

Exemplo: quais redes sociais costuma usar, como se mantém informado, qual veículo de informação você tem preferência, etc.

  • Hábitos de compra

Exemplo: qual marca de sua preferência, como e onde você busca informações sobre marcas e produtos e outras semelhantes.

  • Relação com a marca ou empresa

Esse é um tipo de questionamento muito importante, porque ajuda a aprimorar sua marca de acordo com as expectativas, insatisfações e necessidades da sua persona.

Exemplo: como a empresa te ajuda a solucionar seu problema, o que te levou a buscar os serviços ou produtos dessa empresa, etc.

Obviamente, as perguntas serão direcionadas de acordo com os seus propósitos, com os serviços que sua empresa oferece e com as especificidades do seu público.

Por fim, o fato é que saber como definir persona ajuda você a criar conteúdos mais assertivos, ou seja, que vão ao encontro do que aquela pessoa mais se interessa ou precisa.

Se você gostou desse conteúdo, continue navegando no nosso blog e saiba também Como administrar seu tempo e ser uma redatora mais produtiva.

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