Como fazer um portfólio digital: 3 dicas para começar

Com a evolução digital, as relações de trabalho também tiveram que se adaptar à modernidade e à internet. Com isso, surgiram as plataformas online para contratar candidatos, como também um desafio para os redatores freelancers: como fazer um portfólio digital.

Com tudo digital, aquela antiga ideia de entrega de curriculum impresso deixou de ser primordial para as contratações de trabalho: as empresas têm realizado seleções cada vez mais no meio digital, até mesmo as entrevistas.

A razão disso também tem a ver com o período de pandemia da Covid-19, que impulsionou os processos seletivos remotos.

Mas a preparação de um perfil profissional por meio de um portfólio digital requer alguns cuidados aos redatores. Desde seguir regras gramaticais, quanto buscar entender as plataformas de portfólio e usar suas habilidades para conquistar aquela tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

Para ajudar você nessa missão e não ter dúvidas de como fazer um portfólio digital, quais os formatos disponíveis no mercado, separamos algumas dicas para você deixar seu currículo impecável. Continue a leitura!

Por que é importante atualizar seu portfólio

O portfólio é um documento importante porque reúne todos os trabalhos que você gostaria de destacar em uma entrevista de emprego. É a maneira mais fácil de apresentar suas aptidões como redatora web e exemplificá-las.

Além disso, também é uma oportunidade para expor textos de blogposts que fez como ghostwriter (sem atribuição de autoria).

Para deixar ainda mais estruturado esse documento, as diversas plataformas disponíveis na internet apresentam templates arrojados, domínio gratuito e ajustes para edição a seu gosto. São plataformas que auxiliam que seus artigos fiquem cada vez mais atraentes aos olhos de quem está fazendo a seleção.

Mas, como saber qual plataforma escolher? Confira o próximo tópico para esclarecer essa dúvida.
Os principais tipos de formatos de portfólio

Como falamos anteriormente, existem várias plataformas para criação de seu portfólio online. Algumas delas são totalmente gratuitas, outras possuem um modelo gratuito para postagem de poucos artigos. Ainda, tem aquelas parecidas com formatos de redes sociais.

Ou seja, você pode escolher como fazer seu portfólio digital em cada uma delas ou a melhor que se encaixa em seu perfil de escritor. Vamos conhecer algumas? Separamos aqui três formatos e como cada um deles pode ajudar na busca por emprego.

LinkedIn

O LinkedIn é uma das mais famosas plataformas de busca de emprego e também serve como um portfólio digital. Mas antes de colocar todos seus dados de experiências ali é preciso entender que o LinkedIn funciona como uma rede social.

Nele, você pode se conectar com vários profissionais que você tenha interesse pela área que eles fazem parte ou empresas e figuras famosas para servir de inspiração.

Aproveite também para contar histórias, celebrar conquistas do trabalho e para publicar seus melhores conteúdos desenvolvidos.

Quanto mais você for visto será lembrado, mas sempre sem exagerar. Tente atrair os olhares para suas aptidões, experiências e construa boas relações na rede social.

Algumas outras dicas:

  • Destaque seus cursos realizados;
  • Compartilhe publicações das suas conexões profissionais;
  • Destaque seus melhores trabalhos no curriculum e no feed do LinkedIn.

Journo Portfólio

O Journo Portfólio é ótimo para quem quer entender como fazer um portfólio digital rápido. Possui uma versão premium, mas também você pode fazer um portfólio digital gratuito.

Além de ser um site para artigos e conteúdo audiovisual para jornalistas, é também excelente para publicações de redatores, fotógrafos, ilustradores, designers, artistas e autores.

Ele tem uma funcionalidade interessante que ajuda na hora do preenchimento dos dados: você pode importar seus dados diretos de um currículo em PDF ou de outra URL.

Veja algumas dicas melhorar seu curriculum no Journo Portfólio:

  • Destaque suas melhores experiências;
  • Apresente seus melhores trabalhos desenvolvidos;
  • Ilustre sua imagem com uma foto profissional.

Blogger

Uma outra forma de como fazer um portfólio digital é criar um perfil no Blogger. Além de ter várias opções de templates, você fica mais livre para apresentar seus textos.

O Blogger é uma plataforma rápida e bem intuitiva para edição. Você pode editar a partir de um template (design) gratuito do site ou criar um template do zero. Ainda pode comprar um domínio de blogger para ter uma url mais otimizada e fácil de divulgar.

Apesar de não ser uma plataforma estruturada para um portfólio, o Blogger é uma boa saída para quem está mais familiarizado com plataformas de blog, até mesmo pela questão do trabalho como redator.

3 dicas de como fazer um portfólio digital

Se você chegou até aqui e ainda está com dúvida de como fazer um portfólio digital, vamos ajudar você nessa missão. Confira abaixo 3 dicas para nunca mais deixar de ter um portfólio na internet e não perder nenhuma chance de emprego.

1. Esbanje criatividade na sua bio

Criatividade é a alma do negócio até mesmo na produção de artigos. Então, você, redator, já sabe que é importante investir em uma biografia que fale bem das suas experiências e qualificações.

Não importa a plataforma, você sempre terá que pensar em uma forma de escrita que expresse bem quem você é para empresas. Fale de você, seja única, inove sem vacilar nos erros gramaticais. Mas invista em uma bio criativa.

2. Crie e atualize seu portfólio digital

Não basta apenas criar seu portfólio digital é preciso mantê-lo atualizado para que as empresas estejam com suas experiências sempre em mãos.

Aproveite também para revisar, retirar qualquer erro gramatical ou de digitação. Faça isso sempre quando fizer novos cursos, mudar de emprego ou quando achar necessário. O importante é não deixar de atualizar. Se você deixar para última hora pode custar tempo e atrapalhar no envio de um currículo para uma vaga imediata.

3. Saiba como chamar a atenção das empresas com o LinkedIn

Aprenda as estratégias de marketing pessoal no LinkedIn. Acompanhe pessoas que possam inspirar e proporcionar oportunidades de trabalho. Invista em publicações que chamem a atenção de recrutadores e mostre suas melhores conquistas no mercado de trabalho.

Seu portfólio no LinkedIn deve demonstrar onde você quer chegar, seu potencial de escrita e seu desejo de resultados profissionais. Ou seja, apresente-se como uma profissional que deve ser contratada e tem inúmeras qualidades para crescer. Um perfil vencedor e de pessoa criativa “enche os olhos” da equipe recrutadora.

Gostou das nossas dicas? Então você vai gostar de ler também o artigo sobre Aplicativo de produtividade: 5 apps para você organizar melhor seu trabalho de freelancer. Não deixe de conferir no nosso blog da Awalé!

Aproveite, deixe seu comentário o que achou desse texto! Vamos adorar receber suas sugestões!

Texto escrito por Suelen Rocha – Turma 3

“Sou paraense e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Eu gosto de natureza, cheiro do campo, um bom café, ler romances e de traduzir a arte em forma de palavras ou de uma boa prosa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!