O fim do ano chegou e estamos de olho nas férias ou no recesso merecido. Sabemos o quanto é importante esse momento de se desligar das inúmeras tarefas que acumulamos diariamente. É nesse momento também que pensamos em estratégias de como organizar a rotina para o novo ano que se inicia. Ainda mais para você que trabalha como freelancer!
Para nós, mulheres freelancers, é fundamental um tempo de autocuidado e descanso, uma vez que, acumulamos jornadas duplas e triplas de trabalho. Nesse sentido, observamos como é crucial saber como organizar a rotina para melhorar a qualidade de vida. Por isso, organizamos 6 dicas para você colocar esse hábito em prática!
5 dicas para organizar a rotina
1 – Defina as prioridades
O primeiro passo é saber que precisamos eleger prioridades. Infelizmente não podemos “abraçar o mundo”. Por isso, defina quais tarefas não podem ser adiadas e as que são de maior importância.
2 – Faça uso de ferramentas e apps
Use e abuse de calendários, agendas, planners, quadros de organização. Todas essas ferramentas estão aí para nos auxiliar. Além disso, podemos contar com aplicativos como o Google agenda e o Trello, por exemplo.
Não caia na armadilha de fazer tudo no mesmo dia, lembre-se de usar e abusar das ferramentas e métodos de gestão do tempo. Por mais que você acredite que dará conta, a sobrecarga física e emocional sempre vem à tona.
Cabe levar em consideração o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta que as mulheres são mais afetadas pela depressão do que os homens em cerca de 150%. E é nesse sentido que a terceira dica é fundamental.
3 – Crie um cronograma
Estabeleça prazos para as suas entregas. A chave para uma boa produtividade é uma rotina com o mínimo de disciplina. Ou seja, que dê a você segurança, tranquilidade e tempo hábil para a realização das tarefas. Lembre-se que saber como organizar a rotina é fundamental para melhorar a qualidade de vida e evitar a sobrecarga mental.
4 – Organize seu ambiente de trabalho e faça um pacto com a família
Às vezes é difícil conseguir a paz e o silêncio desejados para trabalhar em casa. Por essa razão é muito importante uma conversa com os familiares e demais pessoas que moram com você. O ideal é demarcar um “território” só seu, se possível um cômodo fechado por uma porta ou um “cantinho” destinado exclusivamente ao seu home office. Sabemos que uma das maiores dificuldades da redatora freelancer é contar com a compreensão dos outros moradores da casa. Por esse motivo, é importante explicar aos demais que a sua presença em casa não significa total disponibilidade.
5 – Estabeleça uma rotina
O equilíbrio entre trabalho e descanso é essencial, principalmente para quem trabalha em home office. E para organizar a rotina é importante estabelecer regras para seu expediente, como uma faixa de horário de trabalho para começar e encerrar o trabalho. Um local adequado e uma boa conexão de internet também ajudam a ter uma rotina estruturada e produtiva.
Dica Bônus: organizar sua rotina e horário de trabalho é também estabelecer limites. Em casa ficamos tentadas a sempre trabalhar um pouco mais e acabamos por afetar nosso descanso e, consequentemente, nossa saúde.
No trabalho como freelancer é fundamental estarmos com a saúde em dia, por isso a atividade física é essencial. Além de contribuir para a criatividade e para o ócio criativo, garante disposição para realizar tarefas. Aliás, ainda traz benefícios para a saúde do corpo e da mente!
Como organizar a rotina: faça testes!
Trabalhar em casa e com autonomia nos traz um certo conforto e a rotina bem organizada possibilita qualidade de vida. Afinal, quem nunca sonhou em trabalhar no conforto de casa, ter mais autonomia e liberdade? Mas para isso é preciso ter muita responsabilidade, planejamento e uma rotina saudável. Seguir as dicas listadas podem ajudar você a garantir sucesso e qualidade de vida na sua jornada. Faça testes e descubra o que se encaixa para você.
Saber como organizar a rotina não é importante apenas para quem trabalha como freelancer em home office, é uma habilidade de ouro para organizar seu tempo dentro e fora do trabalho. Quer saber ainda mais sobre como tornar seu home office produtivo, estabelecendo uma rotina saudável e livre da procrastinação? Leia também o texto: Administração de tempo para redatoras: 5 dicas para ser produtiva e continue acompanhando o blog da Awalé.
Texto escrito por:
Eline Fiorino
Aluna da Turma 4 do Curso de Conteúdo Criativo e SEO
Mentora: Samantha Sant’Ana
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.