Independentemente da área ou dos caminhos profissionais que uma pessoa escolha trilhar, todo mundo quer saber como progredir na carreira. Afinal, qual profissional não está em busca de sucesso e reconhecimento?
Sabemos que o mundo do marketing digital é bastante amplo e existe uma série de profissões que podem ser exploradas. No entanto, sabemos também que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, especialmente nas áreas ligadas à tecnologia, como é o caso das profissões do marketing.
Se você quer conhecer mais profissões do marketing ou se já escolheu qual caminho seguir, mas quer saber como progredir na carreira, este artigo é para você. Continue a leitura que separamos algumas dicas que vão ajudar nessa jornada.
Como progredir na carreira? 5 dicas essenciais
1. Faça cursos de capacitação
O primeiro passo para progredir na carreira é investir na sua formação. Existem cursos de graduação em áreas como: marketing, publicidade, jornalismo, cientista de dados e outras áreas relacionadas, que podem ser um grande diferencial no seu currículo.
Mas, existem também outras formas de especialização mais rápidas e acessíveis, como: cursos de capacitação, certificações, palestras, eventos e tudo que acrescente experiência a sua formação.
De todo modo, a carreira de marketing digital requer uma formação contínua, justamente por ser uma área dinâmica que sempre passa por atualizações. O processo formativo de um profissional do marketing é gradativo e une diversas áreas de conhecimento.
Então, fique ligada em cursos de capacitação porque, quanto mais você se capacita, mais você terá uma visão global sobre a área.
2. Mantenha seu currículo atualizado
Outra dica é a atualização do currículo. Com a constante formação e capacitação, tudo deve estar presente na hora de apresentar o profissional que você é.
Assim, seu currículo é o cartão de visita para empresas e agências que deseja trabalhar.
Um currículo bem estruturado, conciso e atraente é o que vai gerar na empresa o desejo de saber mais sobre você. Além de demonstrar algumas capacidades esperadas de um profissional de marketing digital, como: a atualização constante, a experiência e o dinamismo.
A dica é ter cuidado para que este currículo esteja com a cara de um profissional antenado nas mudanças do mercado, versátil e focado em qualificação constante.
É importante ainda dizer que existe uma carência de profissionais qualificados na área, logo, colocar essas últimas formações no currículo é uma estratégia de consolidação da sua imagem no mercado.
Obviamente, mais que um bom currículo, é preciso que você adquira novas habilidades e conhecimentos. Ou seja, nada de “fazer um curso por fazer”. Uma dica é escolher um nicho de mercado que você quer se especializar.
3. Crie um portfólio simples e atrativo
É importante pontuar que os portfólios precisam ser simples para que o recrutador consiga encontrar as informações que ele deseja de maneira fácil e objetiva. Essa é uma das qualidades que fazem com que o seu portfólio seja ainda mais atrativo.
Após atualizar seu currículo, o portfólio é o espaço para você expor sua experiência de forma criativa, objetiva e simples.
Crie uma identidade visual e use o portfólio para mostrar não só o que você tem feito, mas também como você possui estratégias para se comunicar de diversas formas, o que é primordial para um profissional do marketing digital.
4. Invista em autoconhecimento
Mais que habilidades técnicas, chamadas de hard skills, muitas empresas buscam pessoas que tenham soft skills. Essas habilidades, nada mais são do que habilidades comportamentais, mais subjetivas, como: liderança, empatia, capacidade de resolução de conflitos, flexibilidade, capacidade de autogerenciamento, etc.
Se você sabe que possui características que acabam agindo como sabotadoras da sua competência, como perfeccionismo e insegurança, por exemplo, busque autoconhecimento para evitar que esses aspectos impeçam você de demonstrar todo o seu potencial.
5. Mantenha-se atenta e atualizada sobre as tendências do mercado
Todo profissional que busca crescimento precisa estar em movimento. Nas profissões do marketing digital isso é ainda mais necessário, já que é uma área que passa por processos de atualizações e mudanças frequentes.
Desse modo, estar sempre atenta e atualizada referente às tendências do mercado é um grande diferencial que vai ajudar você a progredir cada vez mais na sua carreira.
Conheça profissões do marketing digital
Se você já trabalha como redatora freelancer e quer explorar outras alternativas da área, vale a pena conhecer algumas profissões do marketing digital que também utilizam conhecimentos que você já tem.
Com o significativo aumento das interações por meio da internet, redes sociais e outras plataformas virtuais, as profissões que possibilitam o aumento da interação entre marcas e consumidores vêm sendo cada vez mais requisitadas.
Tanto pelos jovens que estão entrando agora no mercado de trabalho e estão em busca de qualificação profissional e melhor remuneração, quanto pelas empresas que estão investindo em profissionais que desempenhe funções que ajudem a expandir seus negócios.
Pensando nisso, separamos algumas profissões do marketing que estão em ascensão, para você conhecer e se especializar.
Analista de Conteúdo
Embora muitas pessoas pensem que essa profissão se resume em fazer publicações em blogs ou redes sociais, um analista de conteúdo também é responsável pela definição de personas, por exemplo.
Desse modo, uma pessoa Analista de Conteúdo:
- planeja a estratégia de conteúdo;
- produz conteúdos;
- analisa o conteúdo que foi produzido;
- alinha expectativas de produção e entrega com clientes;
- monitora resultados por meio da análise de métricas.
Ou seja, para além da criatividade, é necessário que esse profissional esteja sempre atento às novidades, faça análises e monitoramentos frequentes em torno dos conteúdos produzidos e proponha melhorias de acordo com a necessidade.
Analista de Redes Sociais ou Social media
Embora atualmente o termo Social Media tenha se popularizado, ainda existem algumas dúvidas e equívocos em relação às atividades exercidas por esse profissional.
O Social Media é alguém que:
- planeja a estratégia de conteúdo;
- produz conteúdo para diferentes redes sociais (respeitando as boas práticas e linguagem de cada uma);
- gerencia perfis de redes sociais da empresa e cuida do relacionamento com o público;
- analisa métricas de cada rede social e elabora relatórios.
Importante destacar que assim como a Analista de conteúdo, a Analista de redes sociais precisa reunir informações estratégicas sobre a marca com a qual trabalha. Por exemplo, entender qual o tom de voz, saber quais os concorrentes e como eles se posicionam, conhecer a persona.
Assim, o gerenciamento das redes será feito de forma estratégica e bem direcionada, para que consiga criar conexões com o público.
Desse modo, para ser um Social Media é necessário que se tenha algumas habilidades, como: visão estratégica, analítica e cuidadosa, além de muita criatividade e interesse em aprender.
Analista de E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta de Inbound Maketing que tem o objetivo de nutrir uma interação entre a empresa e seus clientes e potenciais clientes. por meio dele, você pode enviar informações sobre produtos e serviços, tirar dúvidas, educar seu público e assim derrubar objeções de compra.
Essa é uma ferramenta que pode gerar muitos lucros para uma empresa, se for bem administrada. Por isso a importância de ter um profissional qualificado que execute essa função.
As responsabilidades atribuídas a esse profissional são:
- segmentação e criação de e-mail marketing e newsletters;
- criação de campanhas e fluxos de nutrição;
- configuração de ferramentas;
- análise de métricas.
Um ponto diferencial é o conhecimento das principais ferramentas de disparo utilizadas pelas empresas.
Agora que você já conhece algumas dicas de como progredir na carreira de marketing digital, saiba também como fazer um portfólio digital para atrair boas oportunidades de crescimento profissional.
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Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.