Conversão. No universo do marketing, esta é uma das palavras mágicas. Afinal, converter uma pessoa, ou um lead, não é fácil. Entre as diferentes técnicas utilizadas para alcançar esse objetivo, o copywriting tem um papel importante.
O foco dessa técnica de escrita persuasiva é engajar, chamar a atenção dos possíveis clientes. Assim, eles serão levados mais adiante na jornada de compra, até que convertam.
Ainda que o copywriting seja muito focado em vendas, ele também pode ser usado na criação de conteúdo. Ter conteúdos atrativos, que levam mais clientes até as redes sociais ou blog de uma empresa também é essencial em um planejamento de marketing de sucesso.
Por isso, neste artigo, você irá entender a importância do copywriting e aprender técnicas para aplicar na sua escrita. Continue a leitura para descobrir!
Por que aprender copywriting
Aprender a utilizar a escrita persuasiva traz muitos benefícios para profissionais e empresas.
Os conteúdos postados nos canais de comunicação dos negócios são um portal para criar conexão e relacionamento. Se você é redatora, por exemplo, deve gerar oportunidades para que esses laços se fortaleçam através dos textos publicados.
O copywriting será uma ferramenta importante para isso. Com a técnica, é possível criar conteúdos alinhados com os interesses dos clientes e que os engajem a participar da conversa.
Os textos também passam a ser mais cativantes. Isso significa que o seu público terá um maior interesse pelo conteúdo, pesquisando mais sobre a empresa. Esse é o tipo de comportamento que os leva mais perto da decisão de compra.
Dessa forma, para os negócios, as técnicas de copywriting fazem toda a diferença no momento de conquistar e manter sua audiência. Assim, é possível discutir assuntos relevantes, gerar mais vendas e fidelizar clientes.
Já para as profissionais de marketing, gerar valor através dos conteúdos se torna mais fácil com o copywriting. Por isso, a técnica deve ser estudada e aperfeiçoada.
Principais técnicas de copywriting
Já entendemos como o copywriting pode melhorar os conteúdos. Agora, é o momento de descobrir quais técnicas utilizar para aperfeiçoar os seus textos.
Veja abaixo algumas das principais estratégias utilizadas pelos profissionais de copy.
Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são uma técnica central para a escrita persuasiva. A estratégia é baseada na psicologia.
A partir do estudo do cérebro humano, foi possível perceber que alguns estímulos externos causam reações. Essas reações podem ser boas ou ruins. Ao utilizar o gatilho, o objetivo é gerar uma reação no consumidor e causar uma atitude.
Existem diferentes tipos de gatilhos mentais. Aqui, vamos olhar para três deles.
1- Gatilho de autoridade
Este gatilho apresenta ou reforça a autoridade de uma empresa no mercado. O objetivo é aumentar a confiança do cliente. Ele mostra a seriedade do trabalho e a tradição da empresa naquele setor. Isso facilita a decisão de compra.
Exemplo: A Awalé é a primeira Edtech do Brasil voltada para a educação de mulheres negras e indígenas no marketing digital. Nos últimos dois anos, impactou a vida de mais de 100 mulheres.
2- Gatilho da escassez
No gatilho da escassez, o foco é criar a sensação de exclusão. Com ele, o cliente sente que se perder a oportunidade será excluído de algo muito. Isso torna esse gatilho uma ferramenta poderosa para as vendas.
Exemplo: Últimas horas para se inscrever no curso de Social Media com desconto.
3- Gatilho de prova social
O gatilho de prova social utiliza o poder da influência. Nele, a autoridade de uma empresa ou produto é reforçada através da opinião de outros consumidores. O sistema de avaliação com estrelas, muito comum em lojas online, é uma forma de usar esse gatilho.
Exemplo: Veja o que nossas alunas falam sobre as formações da Awalé.
Vale a pena mergulhar nos estudos dos gatilhos mentais para tornar sua escrita mais envolvente e persuasiva.
Construa um bom CTA
O Call to Action (CTA) também é uma peça essencial do copywriting. Ele configura o momento em que você fará um pedido ao leitor.
Nas redes sociais ou em artigos de blog, o CTA costuma estar no final do texto. Essa chamada é muito importante no processo de conversão. Através das instruções, a atenção do cliente é direcionada para atingir o objetivo pretendido.
Para escrever um bom CTA você deve:
- Ser específica;
- Usar verbos no imperativo;
- Oferecer algo que valha a pena;
- Criar urgência.
Dê muita atenção ao título
Um título chamativo fará toda a diferença no sucesso do seu conteúdo. Ele precisa captar a atenção de maneira rápida. Para isso, deve ser estratégico e pensado para o seu público alvo.
Escrever bons títulos não é simples. É normal sentir dificuldades ou travar no momento da escrita.
Para tornar a criação de títulos mais fácil, pense que ele deve ser claro e útil. O seu público precisa entender sobre o que o conteúdo fala. Também é importante que o título gere algum tipo de curiosidade.
Conhecendo bem o seu público alvo ficará mais fácil entender os assuntos mais relevantes. Isso deixará o caminho mais simples para a escrita dos títulos.
Pense no storytelling
Contar uma história também é importante no copywriting.
O storytelling ajuda muito a aumentar o interesse das pessoas pelo conteúdo. E quanto mais pessoas você alcançar, maiores serão as chances de conversão.
Criar conteúdos contando cases de sucesso, por exemplo, são uma boa forma de unir o storytelling ao copywriting. O importante é criar uma narrativa que envolva o seu público.
Utilize dados e pesquisas
Os dados e as pesquisas são seus aliados no momento de escrever uma boa copy. Eles te ajudam a entender quais informações são relevantes e que caminho seguir.
Além disso, usar bons dados no seu conteúdo torna os seus argumentos mais embasados. Isso faz o texto ser mais coerente. Dessa forma, o público passa a confiar no que é dito. É uma prática que impacta na sua autoridade.
Se você quer aprender mais sobre copywriting e avançar na carreira do Marketing Digital, conheça as formações da Awalé.
Formada em Estudos de Mídia pela UFF, já escreveu de tudo um pouco. Desde conteúdos para redes sociais, até roteiros de cursos e podcasts, ela nunca rejeita uma aventura pela escrita. Apaixonada por livros e moda, está sempre pensando na próxima leitura ou no próximo lookinho que quer comprar. Mora em Niterói e adora o calor do Rio de Janeiro.