Crawler: o que é e como funcionam os Web Crawlers

Quem trabalha com Marketing Digital acaba se deparando com um monte de termos e nomes diferentes do cotidiano. A primeira vista, Crawler pode não significar nada para a maioria das pessoas, mas esse robô é muito importante para o SEO (Search Engine Optimization). Já ouviu falar sobre ele? Ainda não? Então chegou a hora de você entender o que é, como funcionam e quais são os principais crawlers dos motores de busca. 

O que é Crawler?

O web Crawler, também conhecido como bot, é um algoritmo usado pelos buscadores para analisar uma página da internet. Esse robô analisa o código de um website em busca de informações, e depois usa esses dados para gerar insights ou para classificá-los.  O crawler é responsável por rastrear, indexar e ranquear os mecanismos de busca. Os principais buscadores como Google e Bing utilizam os crawlers como rastreadores da rede. Mas não só eles podem utilizar essa ferramenta.  Existem crawlers particulares onde você pode fazer suas próprias buscas para avaliar seu site e de seus concorrentes. Sabe quando você faz uma busca e aparece ali na página tudo certinho, com sites, vídeos no Youtube, imagens, etc? O crawler que é responsável por isso. Então, vamos entender melhor como eles funcionam.

Como funciona o Crawler?

O crawler funciona rastreando a Web a partir de links. O Google, ou quem está usando o robô varre um site ou banco de dados utilizando um crawler. Pensa o seguinte, os buscadores determinam quem merece aparecer na primeira página. E querem que as melhores respostas estejam lá. Nesse momento os crawlers entram em ação, como seria impossível uma pessoa ler cada um dos blog, páginas e etc, quem faz essa análise é o robô. Nessa varredura pela web, esses algoritmos coletam informações de cada linha de código do seu site. Ele vai analisar página por página. E também vai rastrear cada link que estiver no conteúdo, seja interno ou externo. Por isso, os links são considerados muito importantes dentro da produção de conteúdo para web. Durante o rastreamento, o crawler analisa toda informação disponível como: links, imagens, vídeos, documentos.  Já na etapa de indexação é quando o algoritmo tenta compreender o que foi encontrado. Depois essas informações são indexadas em um banco de dados. Aí chega o momento de fazer o ranqueamento, onde serão utilizados os fatores de ranqueamento para determinar quem vai aparecer na primeira página e assim por diante. 

Principais Crawlers dos motores de busca

Vamos conhecer agora os crawlers mais famosos, usados pelos principais buscadores. São eles:

  • No Google, o crawler é chamado de Googlebot;
  • Bingbot no Baidu;
  • Slurp no Yahoo;
  • Baiduspider no Baidu;
  • DuckDuckBot no DuckDuckGo.

Mas lembra que falamos que você também pode usar o crawler para fazer suas próprias pesquisas? Então, aqui vai alguns que podem ser usados por qualquer pessoa que deseja fazer a análise de seu próprio site e de concorrentes.

Vamos conhecer alguns desses crawlers. Confira!

  • Oncrawl: crawler responsável por fazer auditorias de SEO completas no seu site;
  • Dyno Mapper: para a criação automática de mapas do site;
  • Arachnode.net: sistema de código aberto escrito em linguagem C#;
  • Screaming frog: faz a varredura do seu site e trás um pacote de ferramentas de SEO completo para fazer a otimização da página;
  • Apifier: esse é para quem deseja monitorar a concorrência e ainda ajudam na tomada de decisões do que você deve fazer em seu próprio site.

Qual a relação dos crawlers com as estratégias de SEO e Marketing Digital?

Conseguiu perceber como o crawler anda junto com as estratégias de SEO? Como já dissemos, os links internos e externos são importantes para o seu conteúdo. Mas não para por aí! Os crawlers têm forte impacto no Marketing de conteúdo. E uma das razões é o ranqueamento do Google.Existem cerca de 200 fatores de ranqueamento, e para que suas estratégias de SEO sejam eficientes, seu conteúdo precisa ser otimizado para as principais delas.

SEO vem do inglês Search Engine Optimization, em português significa, otimização para os mecanismos de busca. E para alcançar bons resultados de busca orgânica é preciso conhecer melhor o crawler. Esse “robozinho” é muito útil para que você possa entender quais otimizações de SEO sua página precisa. E  você pode usar os crawlers para estudar a concorrência e conhecer os pontos fortes deles. Além disso, você vai ver onde eles estão errando ou negligenciando e você pode usar isso a seu favor. 

Confira três aspectos importantes para dar atenção na sua estratégia de marketing digital

UX ou Experiência do Usuário

Pensar na experiência do usuário deve estar entre suas prioridades, mas nunca esqueça que nada supera o conteúdo. Na hora de criar uma página um dos aspectos a ser considerado é a navegação. Preste atenção na escaneabilidade dos textos, lembrem que muitos usuários vão ler em dispositivos móveis. Lembre que sua página precisa oferecer respostas de acordo com a intenção de busca do usuário. O Google tem como prioridade que a resposta corresponda com a busca, ou seja, que a pergunta do usuário seja respondida de forma satisfatória.

Produção de conteúdo

Investir em conteúdo de qualidade e relevante é o mais importante, e claro, tem as estratégias de SEO que ajudam a levar seu site para o topo do ranking. Mas essas coisas caminham juntas. Além do conteúdo escaneável que já citamos, é essencial que sua linguagem encontre sua personaQuando o usuário faz uma busca, está querendo uma resposta para aquela dúvida. Seja uma receita, o pet shop mais próximo, ou como tirar manchas de molho da roupa. A verdade é que sua resposta precisa ter qualidade e ser relevante. 

SEO

Tudo isso que falamos vem parar aqui. O SEO é uma das coisas mais importantes para o marketing digital e não é sem motivos. Com uma estratégia bem executada é possível alcançar ótimos resultados e conquistar o tão sonhado tráfego orgânico sem gastar dinheiro extra. E para que isso aconteça, seu site precisa estar entre as primeiras páginas da pesquisa do Google. E os crawlers podem ajudar nessa tarefa.

Qual a importância de utilizar o crawler no SEO?

Como você já sabe, o crawler tem diversas funções. E cabe a quem está produzindo o conteúdo utilizar cada uma delas da melhor maneira. 

Confira algumas das ações do crawler: 

  • Avaliar seu próprio site e dos seus concorrentes;
  • Coletar informações para atualização da sua base de dados;
  • Indexação em motores de busca de cópias de páginas visitadas;
  • Checar links e validar códigos HTML;
  • Fazer uma auditoria técnica capaz de encontrar erros e problemas que afetam a performance do site;
  • Fornecer acesso a informações específicas de páginas da web, como endereços de e-mail.

Nessas varreduras do crawler é possível encontrar problemas como: links quebrados, conteúdos duplicados, falta de títulos e descrições, imagens fora do padrão ideal, entre outras. Assim, você consegue otimizar sua página fazendo os ajustes indicados pelo algoritmo. E, através do crawler, fazer ações que guiem seu planejamento de marketing. Outro aspecto importante é monitorar a reputação da sua marca. Você consegue rastrear o que está sendo falado em fóruns, redes sociais e sites de notícias.

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