Se você está buscando um curso gratuito de marketing digital e não sabe por onde começar, chegou ao lugar certo.
Neste artigo selecionamos dicas valiosas que vão ajudar você a construir caminhos de aprendizados para progredir na carreira de marketing digital e impulsionar sua trajetória profissional.
Siga conosco e saiba mais!
“Quero fazer um curso de marketing digital. Por onde devo começar?”
Com o surgimento da pandemia de Covid-19 e todas as restrições de atividades presenciais, o mundo precisou passar por um processo de ajustes e mudanças.
Diante desse cenário, ocorreu uma aceleração do mercado digital e as empresas que ainda não estavam inseridas no universo do Marketing Digital, precisaram se atualizar e reorganizar seus modos de trabalho, para não fecharem as portas.
Já as empresas digitais passaram a ter um grande crescimento e requisitar cada vez mais profissionais qualificados.
Dentro das nossas casas, com o suporte das telas, um mundo se abriu. Assim, a área do marketing digital passou a ter maior visibilidade e, por isso, muitas pessoas têm buscado oportunidades de aprendizado e qualificação profissional dentro dessa área.
Mas, não se engane. Embora o termo Marketing Digital pareça se referir a uma coisa só, existem diversos caminhos dentro dessa área. Entre os principais seguimentos estão: Inbound Marketing, SEO, vendas Outbound e Marketing de Conteúdo.
Por isso, se você está começando e tem o objetivo de se especializar, o primeiro passo é entender qual dessas áreas de atuação você tem mais interesse. Desse modo, você vai conseguir elaborar um planejamento de estudo mais efetivo e construir um plano de carreira.
Existem algumas plataformas que oferecem diversos cursos formativos para quem está começando. Siga na leitura e conheça 4 opções de cursos gratuitos.
Curso gratuito de marketing digital: conheça alguns
O mundo do Marketing Digital é amplo e envolve muitas possibilidades. Isso significa que após fazer um curso gratuito de marketing digital para ter um entendimento geral, você pode buscar especializações naquilo que você mais gostou.
1. Awalé
A Awalé é uma empresa que atua em dois seguimentos: Awalé para Empresas e Awalé para Comunidade.
No seguimento para a comunidade ela funciona como uma rede de trocas e compartilhamentos, oferecendo um curso gratuito de Conteúdo Criativo e SEO.
Esse curso é totalmente gratuito e tem o objetivo de impulsionar a trajetória profissional de mulheres negras e indígenas que desejam desenvolver conhecimentos e habilidades na área do Marketing de Conteúdo.
Diferenciais do Curso de conteúdo criativo e SEO da Awalé:
- É ministrado por Rosangela Menezes, uma mentora que foi premiada pela RD Station como uma das mentes transformadoras do Marketing, além de atuar nessa área a mais de 10 anos.
- Tem aulas online e ao vivo.
- Você vai produzir textos utilizando os aprendizados que vai adquirir ao longo do curso.
- Tem bate papos e trocas com uma mentora que vai revisar os textos produzidos por você e dar dicas de melhorias para aprimorar suas produções.
Veja o que dizem as mulheres que participaram das edições anteriores do curso:
“O aprendizado adquirido durante o curso aperfeiçoou minha escrita e possibilitou que hoje eu faça freelas como redatora.” – Natacha Mathias, aluna da Turma 2.
“O curso não impactou somente minha carreira, impactou minha autoestima e deu um norte do que eu deveria fazer. Tanto que eu fazia serviço social e hoje eu faço Marketing.” – Mylena Martins
2. Rock Content University
A Rock Content University plataforma de aprendizado e desenvolvimento na área do marketing. Fundada em 2013 com o objetivo de criar oportunidade de crescimento para diversas pessoas em todo o mundo. Ela oferece uma variedade de cursos de capacitação em várias áreas do marketing digital.
Entre as mais de 30 certificações disponíveis nessa plataforma está o Curso de Marketing de Conteúdo que é gratuito.
Nesse curso, você vai aprender conceitos fundamentais sobre marketing de conteúdo, além de aprender e desenvolver habilidades, como:
- definir objetivos e Key Performance Indicators (KPIs);
- estruturar o público-alvo e persona;
- determinar os melhores canais e formatos de conteúdo;
- implementar boas práticas para produzir conteúdos de qualidade para blogs;
- aplicar alguns dos principais fatores de Search Engine Optimization (SEO) On page e Off page;
- otimizar a produção e a divulgação de conteúdos nas redes sociais;
- construir funil de vendas;
E muito mais.
Ao final do curso você receberá um certificado de conclusão.
3. RD Station
O curso gratuito de Marketing Digital da RD Station tem um conteúdo bastante diverso e dinâmico.
As aulas são 100% online, gratuitas e são ministradas por André Siqueira, especialista em Marketing Digital e autor do livro: Máquina de aquisição de clientes: Práticas modernas para gerar crescimento explosivo e alavancar o seu negócio com alta performance em marketing e vendas.
Neste curso você vai aprender sobre:
- e-mail marketing;
- produção de conteúdo;
- funil de vendas;
- mídia Paga;
- canais de Marketing;
- técnicas de SEO;
- métricas;
- análise;
- growth hacking;
- planejamento estratégico.
As aulas são divididas em conteúdos teóricos e práticos, os conteúdos ficam disponíveis 24h por dia durante 12 meses e você pode acessar quando e de onde quiser. Além disso, ainda serão disponibilizados materiais complementares e artigos para estudo e aperfeiçoamento.
Qualquer pessoa que tenha interesse em aprender ou aprimorar conceitos e aplicações de Marketing Digital e Inbound Marketing pode fazer as aulas e ao final receber uma certificação.
4. HubSpot
O curso de Inbound Marketing da HubSpot Academy é gratuito e oferece doze aulas que abordam os quatro passos da metodologia Inbound. Nele você pode aprender diversas técnicas, como promoção em mídias sociais, criação de conteúdo, estimulação de leads e muito mais.
Além disso, as aulas são dinâmicas e com bastante conteúdo prático.
Ao final deste curso de certificação você estará pronto para criar suas próprias estratégias de inbound marketing.
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Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.