O mundo das artes visuais é bastante amplo. Existem muitos jeitos, formas e técnicas possíveis para dar vida a um desenho ou ilustração. Mas, historicamente, o que é considerado arte foi consagrado por um padrão pouco diverso que não acolhe a diversidade de traços, referências e culturas. Por esse motivo ainda temos dificuldade de encontrar desenhistas negras sendo representadas nesses espaços artísticos.
Vem daí a importância da representatividade negra. Ter a estética negra sendo representada quebra esse padrão de invisibilização e torna o mundo das artes visuais mais diverso, real e representativo. Visibilizar a produção de desenhistas negras é também uma forma de reforçar em outras mulheres negras a ideia de que é possível acessar esse espaço.
Quantas desenhistas e ilustradoras negras você conhece? Foi pensando nessa pergunta que selecionamos 3 artistas negras para te apresentar e te impressionar. Siga comigo nessa leitura para conhecer essas artistas e seus traços incríveis:
Conheça 3 desenhistas negras
- Ananda Santana – @srt.as
Amanda é artista de rua e ilustradora, baiana e estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seus desenhos têm cores bem vivas e traços bem acentuados e muitos deles estampam os muros da cidade de Salvador. Se você for soteropolitano, talvez até já tenha esbarrado em uma de suas obras pela cidade. Se você é mulher negra, talvez já tenha se enxergado em uma das obras da artista. E, como Amanda diz:
“Ser uma artista negra é um peso muito grande, uma responsabilidade muito grande. Você serve de inspiração para outras. Para mim é muito mágico saber que quando estou pintando têm meninas e mulheres negras olhando e se inspirando”. (entrevista Artista de rua na Bahia evoca feminismo e luta antirracismo em grafite)
Convidamos você a olhar e se inspirar:
- Ani Ganzala – @ganzalarts
Ani Ganzala é artista visual, sapatão, candomblecista, mãe de Lila Raio de Sol, filha de Dona Lina e nasceu em Salvador.
Os desenhos dessa artista retratam o amor entre pessoas negras, ancestralidade e têm um destaque especial para o afeto entre mulheres. Ela usa técnicas de aquarela para compor suas obras, então são imagens cheias de cores e sensibilidade. Será que há quem tenha se deparado com uma obra da artista pelos muros ou eventos da cidade e não tenha se emocionado ou impressionado com tamanha profundidade?
Convidamos você a sentir também:
- Lila Deva – @riscodecobra
Lila Deva nasceu em Recife-PE, mas foi criada no vale do capão, Chapada Diamantina-BA. Atualmente a artista mora em Salvador e cursa Bacharelado em Artes na Universidade Federal da Bahia. É artista visual, pintora e tatuadora e diz que seu trabalho gira em torno da pintura e performance. Lila também diz que traz na sua expressão artística “experiências espirituais, físicas e emocionais” e que sonha com tudo que pinta.
Convidamos você a sonhar com a gente:
Se você é uma artista negra, esperamos que esse artigo e a vida e arte dessas mulheres possam motivar seus sonhos e projetos.
Quer conhecer mais mulheres potentes e transformadoras? Continue no blog e conheça 2 mulheres que marcaram a história do samba.
Texto escrito por Louise Queiroz – Turma 3
Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.