Dicas rápidas de português para não errar na redação de SEO

Quem trabalha escrevendo textos de SEO sabe que de vez em quando pode surgir alguma dúvida gramatical. Ou seja, você não está sozinha nessa! Pensando nisso, selecionamos algumas dicas rápidas de português que vão facilitar a sua produção de conteúdo.

Siga nessa leitura e torne sua escrita ainda mais profissional e acessível.

 

Por que um bom português é importante na hora de escrever para SEO?

Existem inúmeros fatores que dificultam o entendimento e interferem negativamente no ranqueamento de um texto. Entre esses fatores estão:

  • erros de gramática;
  • erros de coerência;
  • pouca objetividade na escrita;
  • informações confusas e desorganizadas.

 

Quando um texto não está bem escrito, a compreensão da pessoa leitora fica bastante prejudicada e, consequentemente, faz com que ela perca o interesse pelo seu conteúdo.

Por isso, é fundamental que sua escrita consiga transmitir, de forma simples, objetiva e coerente, as informações necessárias para prender a atenção de quem lê e fazer com que essa pessoa continue consumindo aquele conteúdo até o fim.

Para que sua redação seja atrativa, ela precisa estar bem escrita. Desse modo, é muito importante que durante a escrita, a redatora obedeça não apenas as regras de SEO, mas também saiba utilizar as regras gramaticais que vão deixar seu texto mais coerente e tornar a leitura mais fluída.

Sendo assim, confira algumas dicas rápidas de português que vão ajudar você a tornar sua redação ainda melhor.

1. Saiba como usar os porquês.

Uma das dúvidas mais recorrentes na língua portuguesa é os usos dos porquês. Na língua portuguesa existem quatro tipos de porquês e com tantas opções, é comum que acabem surgindo dúvidas sobre qual usar.

Mas, agora vai ficar bem mais fácil, veja a explicação a seguir.

Por que

Esse “por que” separado e sem acento será sado sempre para indicar uma pergunta.

Ele pode ser substituído por: por qual motivo, por qual razão. Aliás, é por isso que ele é comum vê-lo em alguns títulos de SEO.

Exemplo prático: Por que você não participou da reunião? / Por que você deve aprender a escrever bem

 

Porque

É usado nas respostas e explicações. Ele indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Exemplo prático: Não participei da reunião porque estava doente.

 

Porquê

Indica o motivo ou a razão de alguma coisa. Se ficar na dúvida, tente substituir por o motivo, a razão, se funcionar, é porque ele que deve ser usado.

Exemplo prático: Quero saber o porquê desse artigo ainda não estar pronto.

 

Por quê

Usado em frases interrogativas, porém, ele sempre vai aparecer no final das frases.

Exemplo prático: Você não gosta de escrever, por quê?

 

2. Mais ou mas?

Embora seja simples, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao uso do mais com “i” ou mas sem “i”.

Mas, se você está lendo esse texto, nunca mais vai ficar em dúvida. Vamos à explicação.

Mas

Como você pôde ver na frase acima, o “mas” sem “i” sempre será usado para dar ideia de oposição e contrariedade. Se ficar na dúvida, tente substituir por porém ou entretanto.

Exemplo prático: Eu fui buscar o bolo, mas ele não estava pronto.

 

Mais

Ele é usado para dar a ideia de quantidade, intensidade ou excesso.

Exemplo prático: Quanto mais você estuda, mais você aprende.

 

3. Afim ou A fim?

As duas formas estão corretas e existem na língua portuguesa. No entanto, o uso de cada uma delas vai depender do contexto em que está sendo empregado. Vejamos:

A fim

Esse modo é menos comum. Mas, deve ser usado com a intenção de finalidade. Ele pode ser substituído por para ou com fim de.

Exemplo prático:
Estamos economizando dinheiro, a fim de participar do RD Summit.

 

Afim

Essa forma é usada para demonstrar interesse em algo. Ele tem o mesmo sentido de estar com vontade ou querer. Esse termo sempre será precedido pelo verbo estar.

Exemplo prático: Eu estou afim de saber mais sobre funil de vendas no marketing digital.

 

4. Tem ou têm?

Tem

O termo sem acento se refere a terceira pessoa do singular do verbo ter. Ou seja, ele sempre será utilizado quando se referir a “ele” ou “ela”.

Exemplo prático: Ele tem estudado muito sobre os aspectos da cultura africana no Brasil.

 

Têm

O termo com acento refere-se a terceira pessoa do plural do verbo ter. Ou seja, sempre será usado quando se referir a “eles” ou “elas”.

Exemplo prático: Eles têm estudado muito sobre os aspectos da cultura africana no Brasil.

 

Mais dicas rápidas de português na hora de produzir um texto

Escreva com atenção e sem pressa

Existe um ditado popular que diz que a pressa é inimiga da perfeição. Esse é um bom conselho quando se trata da escrita. Não dá para escrever um texto com pressa ou sem estar atento ao uso das palavras.

Por isso, quando estiver produzindo um artigo, escreva com calma, revise sua escrita, se necessário, use um dicionário ou outros materiais e até mesmo extensões de suporte ortográfico.

Releia seus textos

A releitura ajuda a detectar erros que podem ter passado despercebidos no momento da escrita. É muito comum, por exemplo, cometer erros de digitação.

Então, após finalizar a escrita de um texto, sempre leia novamente antes de entregá-lo ao cliente ou publicá-lo em alguma plataforma.

Se estiver em dúvida sobre algo, pesquise

A pesquisa é uma maneira muito eficaz para sanar possíveis dúvidas. Afinal, quem é que não gosta de dar aquele “Google” quando surge alguma questão, não é mesmo? É simples, prático e muito eficiente.

Estude, informe-se e busque referências

Quem trabalha como redatora web precisa estar sempre bem informada e fazendo manutenção dos seus conhecimentos. Por isso, é importante que você esteja sempre em movimento, buscando referências e seguindo pessoas que produzem conteúdos interessantes.

Pensando nisso, separamos dois perfis para você seguir e acompanhar mais dicas de português:

  • Julio Cunha Neto | Português de Boa (@juliocunhaneto);
  • Professora Lari Monteiro (@prof.larimonteiro).

 

Gostou desse conteúdo? Continue navegando no nosso blog e saiba também: O que é texto âncora e como usar nas estratégias de SEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!