Tradicionalmente, o foco das organizações quando falamos de diversidade tem sido dentro das equipes. No entanto, outro aspecto fundamental é a diversidade de fornecedores.
Ao selecionar prestadores de serviços, é crucial levar em consideração o apoio a pequenas empresas, especialmente as tocadas por grupos minoritários. Esse cuidado tem impactos positivos para a organização contratante, para a contratada e para a sociedade como um todo. Inclusive, a diversidade de fornecedores contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o 12, focado em consumo e produções responsáveis.
Neste artigo, vamos apresentar a relevância da diversidade de fornecedores, os benefícios que ela pode trazer para as empresas e como promover cada vez mais essas parcerias. Boa leitura!
O impacto da diversidade de fornecedores
Quando as empresas abraçam a diversidade de fornecedores, elas reconhecem que suas escolhas têm um impacto significativo na economia local e na sociedade em geral.
Isso gera um impacto muito positivo. Por exemplo, empresas que se comprometeram com a aplicação do ESG viram um aumento de 68% nos investimentos. Ampliar as parcerias com empresas de grupos minoritários mostra um compromisso com o tema.
Além disso, a diversidade de fornecedores pode gerar um retorno 133% maior do que o investimento. Essa é a demonstração do quanto essas parcerias podem ser lucrativas.
Fortalece pequenas empresas
Uma das principais vantagens da diversidade de fornecedores é o apoio às pequenas empresas.
Em geral, muitos empreendedores de grupos minoritários são donos de pequenos negócios. Hoje, 52% das pequenas empresas brasileiras tem donos negros. Por isso, dar preferência a fornecedores menores auxilia no fortalecimento da economia. Esse esforço gera lucros, empregos e movimenta o mercado.
Além disso, as pequenas empresas geralmente enfrentam desafios ao concorrer com grandes corporações. Escolher contratá-las é contribuir com a redução das desigualdades econômicas e apoiar a luta antirracista.
Promove a inclusão de grupos minoritários
Ao estabelecer parcerias com essas empresas, as organizações estão demonstrando um compromisso genuíno com a inclusão. Afinal, os grupos minoritários precisam de cada vez mais apoio.
O aumento da diversidade de fornecedores irá ajudar esses grupos a fortalecerem suas empresas. Em conjunto a isso, lideranças de grupos minoritários se fortalecem.
Pessoas diversas ainda são minoria na liderança de empresas. Elas também veem o empreendedorismo como uma chance de crescer na carreira. Construir negócios com esses grupos também contribui com mudanças no cenário do mercado.
Amplia a diversidade de perspectivas
A diversidade de fornecedores também traz ganhos em termos de criatividade e inovação.
Com fornecedores de diferentes origens, as empresas acessam perspectivas diversas e soluções únicas.
Essa ampliação das perspectivas pode levar a uma maior competitividade no mercado. Além disso, ela também ajuda na criação de produtos e serviços que atendam melhor às necessidades dos clientes.
Aumenta a conexão com clientes
Os consumidores também têm uma grande preocupação com as práticas de negócio das empresas.
Em geral, organizações que apoiam a diversidade tem clientes mais fiéis. Isso acontece porque o público se sente mais representado, seja através dos produtos ou discursos apresentados.
Dessa forma, aumentar a diversidade de fornecedores pode contribuir com a imagem da marca entre seu público.
Como aumentar a diversidade de fornecedores
Aumentar a diversidade de fornecedores pode ser um desafio. Afinal, encontrar parceiros competentes e confiáveis nem sempre é fácil.
Para superar essa barreira, é preciso buscar ativamente por fornecedores novos. Em conjunto a isso, é fundamental promover a conscientização sobre a importância da diversidade de fornecedores.
Essas são algumas ações que você pode ter para alcançar essa mudança.
Avalie suas parcerias atuais
Primeiro, você precisa entender quão diversos são os fornecedores atuais.
Entenda o que cada um faz e como novos fornecedores podem ser incluídos. Se você ainda não tem parcerias com outras empresas, analise quais produtos ou serviços serão necessários.
A partir dessa visão inicial, pense como essa diversidade pode ser incluída. Ou seja, crie uma estratégia para consolidar as mudanças.
Promova parcerias de longo prazo
A construção de relacionamentos sólidos e duradouros é fundamental.
Nem todas as parcerias mostram resultados no curto prazo. Para garantir o sucesso dessa abordagem é preciso entender que o relacionamento pode ser longo. Nesse processo, muitos aprendizados serão compartilhados.
Além da diversidade, os valores e visão da empresa parceira são muito importantes. É preciso que estejam alinhados com os valores da sua organização. Dessa forma, a união será harmônica.
Repensa a sua estrutura
A cultura da sua empresa precisa valorizar a diversidade e inclusão.
A preocupação precisa ir além da diversidade de fornecedores. É preciso pensar em todos os aspectos necessários para aumentar a inclusão.
Esse olhar cuidadoso facilita o relacionamento com empresas de grupos minoritários. Empreendedores desses grupos irão se sentir confortáveis em trabalhar com sua empresa e podem até procurá-la espontaneamente. Com isso, você deixa claro que existe uma real preocupação com a questão.
Procure por recomendações
Pode ser complexo encontrar um pequeno fornecedor que supra suas necessidades.
Para facilitar essa busca, procure por recomendações com pessoas de confiança. Ao pedir, deixe clara a sua preocupação com a diversidade. Essa pode ser uma boa forma de encontrar boas empresas que ainda não são tão conhecidas no mercado.
Crie um programa de incentivo
Crie ações de diversidade, que podem ser voltadas para encontrar fornecedores. Ou seja, além de pedir recomendações, você pode buscar ativamente por essas empresas. Isso pode acontecer por meio de um processo seletivo de fornecedores, que seja voltado para empresas de grupos minoritários.
Além disso, você também pode criar projetos de apoio. Indicar, acelerar ou patrocinar essas empresas também irá gerar impactos positivos.
Como medir o impacto da diversidade de fornecedores
Assim como qualquer estratégia empresarial, é preciso medir o impacto da diversidade de fornecedores.
Você pode estabelecer métricas e indicadores para avaliar o progresso nessa área. É possível avaliar:
- O úmero de fornecedores de grupos minoritários contratados;
- O volume de negócios gerados;
- A qualidade das entregas;
- O grau de satisfação dos clientes.
A análise permitirá ajustar suas práticas e otimizar seus esforços para promover mais relações diversificadas e inclusivas.
Se a sua empresa está pronta para promover a diversidade de fornecedores, conheça os serviços oferecidos pela Awalé.
Formada em Estudos de Mídia pela UFF, já escreveu de tudo um pouco. Desde conteúdos para redes sociais, até roteiros de cursos e podcasts, ela nunca rejeita uma aventura pela escrita. Apaixonada por livros e moda, está sempre pensando na próxima leitura ou no próximo lookinho que quer comprar. Mora em Niterói e adora o calor do Rio de Janeiro.