O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação direta que envolve envio de mensagens para os seus clientes através deste canal. Nele você pode mandar conteúdos como informações, anúncios de produtos, ofertas especiais, convites para eventos, atualizações, informações sobre lançamentos, entre outros.
Essa estratégia ajuda a divulgar o seu negócio, fortalecer o relacionamento com os seus clientes, aumentar o reconhecimento da sua marca e impulsionar suas vendas.
Por que utilizar o e-mail marketing?
O e-mail marketing pode ser usado por empreendedores iniciantes ou por quem já tem uma estratégia online bem desenhada.
Separamos alguns dados que confirmam a eficácia dessa estratégia para a sua empresa. Acompanhe:
- 8,32 bilhões de e-mails são enviados no Brasil por dia, segundo um levantamento da Statisa;
- 50% dos usuários de e-mail afirmam ler a maioria das mensagens que recebem, conforme a pesquisa feita pela Hubspot;
- 61% dos consumidores gostariam de receber e-mails promocionais semanalmente
- 44% dos destinatários realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional;
- 92% dos usuários da internet acessam o e-mail, de acordo com Pew Research;
- 20,39% abrem o e-mail, uma taxa de conversão excelente;
- 77% das empresas confirmam que o engajamento melhorou.
As mensagens podem ser personalizadas com base nas preferências e histórico dos destinatários, tornando a comunicação mais relevante e direcionada.
5 passos para você planejar uma campanha de e-mail marketing de sucesso
Agora que te convencemos a usar o e-mail marketing, precisamos considerar alguns elementos-chave para colocar essa estratégia em prática:
- Objetivos claros: escreva sua campanha de e-mail marketing pensando no objetivo da sua empresa, do seu serviço e da sua estratégia. Defina claramente suas intenções, pois elas darão direcionamento para seus conteúdos, que podem incluir aumentar as vendas, fortalecer o relacionamento com os clientes, aumentar o tráfego para seu site, entre outros.
- Lista de contatos qualificada: se você já tem uma carteira de clientes, é importante conversar com eles, avisando sobre a sua intenção de começar a enviar conteúdos através do e-mail. Construa uma lista de destinatários de forma ética e legal. Certifique-se de obter a permissão deles antes de enviar e-mails marketing.
- Design atraente: desenvolva peças gráficas atraentes e responsivas, que se adaptem bem em celulares, computadores e diversos dispositivos. É importante que o design seja simples, profissional e alinhado à identidade visual da sua marca. Você pode usar sites como o Canva para criar essas peças e incluí-las no seu e-mail.
- Frequência de envio: encontre o equilíbrio. Envie e-mails com frequência o suficiente para manter o engajamento e sua presença no digital, mas se atente para não ser inconveniente para os destinatários e ser considerado um spam. Muitos usuários desistem de permanecer na lista pelo excesso de mensagens recebidas.
- Continue praticando: o marketing digital está em constante evolução. Continue estudando e esteja aberto a aprender com os resultados para ajustar suas estratégias conforme necessário.
É hora de tirar sua campanha de e-mail marketing do papel
Após dar check em todos os elementos citados acima, é hora de executar sua campanha de e-mail marketing:
Automatize seu envio
Use uma ferramenta para disparos da sua campanha. A maioria das ferramentas são completas. Elas ajudam com modelos prontos de design, segmentação do público, monitoramento de métricas. O mercado dessas plataformas é bem amplo, por isso, separamos as principais. Escolha a ideal para a sua estratégia e que encaixe no seu orçamento:
- Mailchimp: é uma ferramenta completa, com vários templates. A versão grátis permite o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos.
- RD Station: mais de 40 mil empresas usam a plataforma para acelerar seus lucros.
- Mad Mimi: possui um dos editores mais completos para criação de mensagens e é totalmente grátis para até 100 contatos.
Pense no título do seu e-mail
O título é a primeira oportunidade de chamar a atenção do destinatário e incentivá-lo a abrir o e-mail. É como se fosse o “cartão de visita” do seu conteúdo, o que determina se o seu cliente considerará a mensagem relevante o suficiente para ser lida.
Lembre-se: usar práticas enganosas ou sensacionalistas pode prejudicar a reputação da sua marca.
Acompanhe seus números
As métricas são o termômetro do desempenho da sua campanha. Você pode medir o sucesso da sua estratégia e entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Elas revelam como seu público está interagindo com seus e-mails. Com isso, você pode concluir quais tipos de conteúdo são mais populares, quais links são mais clicados e quando os destinatários estão mais propensos a abrir os e-mails.
Agora que você já anotou as dicas e sabe por onde começar, use e abuse estrategicamente do e-mail marketing. Ele é uma peça fundamental no sucesso do seu negócio!
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Texto por Thais Garandy
Thais é estudante de Publicidade e Propaganda, aspirante a designer e escritora, apaixonada por comunicação. Pagodeira de nome e sobrenome, amo um showzinho de pagode.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.