Sabe, eu sempre tive uma relação curiosa com a tecnologia. Quando comecei a trabalhar na redação tech, o empoderamento digital parecia um território reservado a um grupo específico de pessoas. Mesmo depois de alguns anos de carreira, ainda lembro das dificuldades e do receio de não “pertencer” a esse espaço.
Esse sentimento, aliás, não é raro: muitas de nós, mulheres negras e indígenas, crescemos ouvindo que certos lugares não são para a gente. Mas a realidade é que, hoje, a tecnologia está aqui para todas nós, e pode ser o ponto principal na busca por independência, representatividade e voz.
Ao longo da minha jornada como redatora e, agora, embaixadora na Awalé, fui descobrindo que a tecnologia é uma ferramenta que podemos moldar e usar ao nosso favor. Mais que ferramentas e aplicativos, o digital é um caminho que nos conecta e fortalece, abrindo portas para nossa voz ser ouvida, para nossos talentos serem reconhecidos e para nossas histórias serem contadas.
Esse empoderamento digital é, sem dúvida, um ato de resistência e autoafirmação.
Navegando e dominando ferramentas digitais
Começar a explorar o mundo digital pode parecer um bicho de sete cabeças, mas cada passo que damos nos aproxima de possibilidades antes inimagináveis. Aplicativos de organização, redes sociais, plataformas de aprendizado online, cada uma dessas ferramentas tem um potencial imenso para transformar nossa rotina e nosso trabalho.
Mas antes de tudo, é preciso lembrar: o empoderamento digital não exige que a gente saiba tudo ou que seja expert em cada tecnologia. O segredo é começar aos poucos, priorizando o que faz sentido para nossa realidade e nossos objetivos.
Vejo que muitas ferramentas podem ajudar mulheres que estão buscando novas oportunidades, seja empreendendo, desenvolvendo habilidades, ou até mesmo construindo uma rede de apoio com outras mães.
O poder de se conectar e amplificar vozes
Um dos maiores presentes que a tecnologia nos dá é a conexão. No mundo digital, podemos encontrar e nos aliar a outras mulheres negras e indígenas que compartilham nossas dores, conquistas e sonhos.
Existem muitas histórias de mulheres que transformaram suas vidas e as de suas comunidades usando as redes sociais, blogs ou canais de vídeo para se expressar, denunciar, ensinar e inspirar. Sônia Guajajara, Djamila Ribeiro e a Rosângela Menezes, nossa CEO da Awalé são excelentes exemplos.
Conheci muitas dessas mulheres em minha caminhada, e ver o impacto que elas têm me inspira todos os dias. Elas mostram que o empoderamento digital não é apenas sobre tecnologia; é sobre autoafirmação. É ter coragem de ocupar espaços e, ao fazer isso, abrir portas para outras que virão.
Dicas práticas para começar ou se aperfeiçoar no digital
1.Use o que você já conhece: muitas vezes, já estamos usando redes sociais e aplicativos de mensagens sem perceber o poder que eles têm. Pense em como essas plataformas podem ser mais do que um passatempo, elas podem ser sua ferramenta de trabalho, aprendizado ou conexão com outras pessoas.
2.Desenvolva novas habilidades aos poucos: existe uma infinidade de cursos sobre ferramentas digitais, marketing, gestão e mais. Plataformas como YouTube, Awalé Lab e outras EdTechs oferecem conteúdos acessíveis. Escolha algo que faça sentido para você e mergulhe com calma.
3.Conte sua história: uma das formas mais poderosas de empoderamento digital é compartilhar nossas vivências. Não subestime o valor da sua história, seus aprendizados e desafios, eles têm o poder de inspirar e ajudar outras mulheres que estão em situações parecidas.
4.Cerque-se de uma rede de apoio: em uma era de conexões, não precisamos enfrentar nada sozinhas. Participe de grupos ou redes onde você possa aprender, compartilhar e encontrar apoio. Existem várias comunidades online que oferecem acolhimento e ajuda para quem está começando. Você já ouviu falar da Awalé Labs?
Empoderar-se digitalmente é afirmar-se!
Mãe de dois e carioca da zona norte, é bacharel em Jornalismo e pós graduanda em marketing estratégico digital. Possui quase cinco anos de atuação com redação e marketing de conteúdo. Com passagem por agências de publicidade, trabalhou com clientes dos mais variados segmentos. Sua expertise se destaca no campo do conteúdo B2B e tecnologia. Acredita nas palavras como pontes para criar conexões e soluções significativas.