8 escritoras paraenses: conheça a cultura da Amazônia através de suas perspectivas

escritoras paraenses

As riquezas culturais da Amazônia são diversas, e a literatura é uma poderosa forma de explorá-las. Na região norte do Brasil, encontramos várias escritoras paraenses que retratam em suas obras literárias a beleza, os desafios e a singularidade desse território. 

Em outras palavras, suas narrativas capturam, cada uma sob sua perspectiva e vivência, a essência desse lugar único, falando sobre tradições e os encantos dessa terra e de quem vive nela.

Neste texto, você vai conhecer oito escritoras talentosas que cativam com suas narrativas únicas. Boa leitura!

8 escritoras paraenses para conhecer 

1 – Monique Malcher

Uma renomada escritora, jornalista, antropóloga e artista plástica brasileira, Monique Malcher conquistou o prêmio Jabuti com sua obra literária “Flor de Gume”. Composta por 37 contos, a obra se passa na cidade de Belém do Pará.

2 – Nilma Bentes

Como uma autora comprometida com os direitos das mulheres e negros, Nilma Bentes é pioneira na criação de entidades e movimentos em prol de grupos minorizados em seu estado e no país. 

Ela é coautora do livro “Raça Negra: a luta pela liberdade”.

3 – Roberta Tavares

Com raízes nos quilombos do baixo rio Bujaru, interior da Amazônia, Roberta Tavares é poetisa e ativista cultural. Sua poesia está disponível no zine “Mulheres de Fogo”.

4 – Gabriela Sobral

Natural da capital do Pará, Gabriela Sobral é escritora e jornalista. Seu primeiro livro, “Caranguejo”, contém 38 poesias dedicadas à Amazônia Paraense.

5 – Mayara La Roque

Formada em Letras – Língua Francesa pela Universidade Federal do Pará, a escritora tem obras como o livro artesanal “Atravessa a Tua Viagem” e uma plaquete literária intitulada “Uma Luminária Pensa no Céu”.

6 – Paloma Amorim

Autora, ilustradora e professora de teatro de raízes paraenses, Paloma Amorim cativa os leitores com a história de amizade de três jovens na capital paraense, intitulada “O Oito”.

7 – Zeneida Lima

Ambientalista, compositora e escritora, Zeneida Lima teve sua dedicação à literatura e causa ambiental reconhecida na feira pan-amazônica do livro. Ela também possui o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade do Estado do Pará.

8 – Zélia Amador de Deus

Originária de Soure, na ilha do Marajó, Zélia Amador de Deus é professora universitária, militante dos direitos da população negra, atriz e diretora de teatro. 

Uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará, Zélia é autora do livro “Raça Negra: a luta pela liberdade”, além de sua obra “Ananse: Tecendo Teias na Diáspora”.

A importância de descolonizar a literatura

A descolonização da literatura é essencial para a descentralizar a narrativa do Brasil, tradicionalmente concentrada no sul e sudeste do país. Isso contribui para a quebra de um domínio cultural histórico e amplia a representatividade, dando espaço a histórias e narrativas autênticas que diversificam o cenário literário e representam de maneira mais democrática a identidade brasileira.  

Em suma, conhecer essas escritoras paraenses é adentrar na riqueza e diversidade cultural da Amazônia por meio de suas perspectivas literárias. Cada uma contribui para a ampliação da literatura paraense e brasileira, enriquecendo a compreensão da cultura e história desse local singular. Suas obras nos convidam a apreciar e valorizar a beleza e complexidade da Amazônia, despertando um desejo contínuo de aprofundamento.

Agora que você já conhece mais sobre essas 8 escritoras paraenses, que tal se envolver na diversidade da Amazônia através de suas palavras? Comece a ler uma de suas obras hoje e deixe-se encantar pela pluralidade literária. Além disso, conheça também cinco escritoras indígenas incríveis!

Texto por Gabriela Ribeiro

Gabriela Ribeiro, estudante de pedagogia na Universidade Federal do Pará, lugar em que minha paixão por leitura e comunicação se entrelaçam.

Mulher preta nascida na Amazônia paraense, onde as águas dos rios contam histórias e fluem como fonte de inspiração, me encontro na dança e me envolvendo com a diversa arte que me cerca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!