Nos últimos anos há um movimento cada vez mais forte no Brasil que busca pela representatividade de minorias em diversos setores.
Segundo IBGE, a população brasileira soma cerca de 56% de autodeclarados pretos e pardos. Sendo mais de metade da população, seria natural vermos mais desses rostos por aí. Mas sabemos que não é a realidade.
Na mídia, nos cargos de liderança e nas telinhas, a população branca é a quase total, e não seria diferente no mundo da Moda.
Quantas fashionistas negras você conhece? Consegue se lembrar de ao menos uma? Vou te apresentar algumas a seguir para que aumente esse número.
A falta de representatividade no mundo da moda
A moda sempre seguiu por um padrão de mulheres magras e brancas para representá-la em suas passarelas e capas de revista. Era mais bem visto, mais aceito. Há poucos anos, devido à pressão de ativistas, algumas grifes passaram a inserir um certo tipo de cota, para selecionarem mais modelos negros em seu casting.
Ainda estamos longe do ideal, mas uma mudança está acontecendo e sem sombra de dúvidas as redes sociais têm forças no que diz respeito a representatividades e lutas.
Desde o crescimento do Instagram, o aplicativo deixou de ser uma rede só de fotos de viagens e refeições e passou a ser um lugar de forte influência, onde pessoas puderam sair do anonimato e tiveram a chance de mostrar o seu trabalho e o melhor que tem para apresentar. E isso, as fashionistas negras sabem de sobra. Confira algumas delas a seguir.
4 fashionistas negras na moda para você conhecer e acompanhar
Apesar de toda dificuldade, incluindo aceitação do público geral e como isso reflete no algoritmo do Instagram, dificultando a entrega de conteúdo, essas mulheres mostram toda sua beleza e looks diariamente inspirando seus seguidores.
1. Josy Ramos
Esse rostinho aqui se tornou bem conhecido entre as pessoas de personalidade extravagante e colorida. E bota colorida nisso! Ainda mais quando o assunto é o rosa. Da cor do cabelo até o dedo mindinho do pé, Josy Ramos não tem medo de ousar e ser feliz em seus looks super divertidos.
2. Luiza Brasil
Jornalista que, para nossa felicidade, quis esbanjar seus looks com peças confortáveis e de alfaiataria. Do liso ao colorido, Luiza consegue mostrar o melhor dos dois mundos, com combinações super bonitas e elegantes.
3. Paula Teles
Paula Teles mostra o que é ser livre para vestir o que quiser, independente da cor e do corpo. Influenciadora plus size, ela abusa das peças justas e muito cropped, defendendo a liberdade de ser e o autoamor.
4. Jacira Doce
Direto de Brasília, Jacira entra nessa lista de fashionistas negras por mostrar como se expressar tendo a moda como aliada. A influencer abusa dos conjuntinhos e sobreposições, compartilhando fotos de suas combinações e dicas com seus seguidores.
As influencers negras possuem menos entrega de conteúdo e contratos para fazer publicidade, mas sabem como suas postagens inspiram outras mulheres negras a terem mais coragem de se expressar através do seu estilo próprio.
Incentive mais mulheres negras consumindo seu conteúdo!
Para conhecer outros nomes que fazem a diferença, confira mais textos aqui do blog da Awalé.
Texto escrito por:
Michelle Santana de Oliveira
Aluna do Curso de Conteúdo Criativo e SEO
Mentora: Débora Resende
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.