E se eu te disser que em 5 minutos você vai aprender a usar uma ferramenta que vai engatar seu negócio, otimizar o seu tempo e melhorar seu desempenho nas redes sociais?
Independente da sua empresa ser considerada grande ou pequena e seja qual for o tipo do seu negócio, todos que empreendem sabem da importância da presença nas redes sociais.
Sabe com qual ferramenta online você consegue novos clientes, além de disponibilizar sua localização, redes sociais, e-mail, telefone, e todas as informações necessárias para as pessoas te acharem e sua empresa crescer? O Google Meu Negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita, disponibilizada pela Google. Ela permite que você administre as informações da sua empresa que aparecem nos resultados de pesquisas do Google.
Possui uma função direta com o Google Maps, que garante o aumento da visibilidade de negócios mais locais. Basta que alguém busque no Google por um serviço que você oferece e, pronto: sua empresa aparece como indicação!
Isso facilita a novas pessoas chegarem até você, sem necessariamente já conhecer ou ter uma indicação, e popularizar seus serviços na sua localidade.
Além de otimizar tempo em divulgação, a ferramenta pode impulsionar o perfil do seu negócio nas redes sociais e nos buscadores do Google.
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Mas, na prática, como o Google Meu Negócio pode te ajudar nisso?
Vem que eu te conto tudo que você precisa saber para se apressar e não perder mais tempo tentando dar visibilidade online a sua empresa, e fazer acontecer de uma vez.
Como criar um perfil no Google Meu Negócio?
Agora que você já entendeu como essa ferramenta pode facilitar a tua vida e potencializar o seu negócio, vou te dar um incentivo e mostrar como é fácil e rápido criar o seu perfil no Google Meu Negócio, com apenas 5 passos.
- 1.º passo: você vai no seu navegador Google e procura por Google Meu Negócio; entre no link que aparecer com o mesmo nome, e faça login com sua conta Google (uma dica importante é: criar uma conta Google apenas para o seu negócio, para separar sua conta pessoal da profissional).
- 2.° passo: depois do login, você vai clicar em “Vamos Começar”. Insira o nome de sua empresa e escolha qual categoria ela se encaixa.
- 3.° passo: vai indicar a localização exata da sua empresa, caso ofereça seus serviços presencialmente, se não pode escolher por não adicionar nenhuma localização. Ao optar por adicionar a localização, você pode especificar quais áreas você atende em “Atendo os clientes dessa área”, para expandir o alcance de clientes.
- 4.° passo: logo após, você fornece os seus dados de contato, anexando telefone, site e redes sociais.
- 5.° passo: por último, vai solicitar o modo de gerenciamento, para o Google verificar se você é verdadeiramente o proprietário da empresa que está registrando.
Após seu perfil ser verificado, você poderá acrescentar alguns detalhes, como: fotos, vídeos, horário de funcionamento, fazer postagens e configurar seu perfil como preferir.
Ah e o Google Meu Negócio também possui um aplicativo no qual você pode gerenciar seu perfil e se comunicar com os clientes de onde estiver.
Parece muita coisa, mas prometo que é muito rápido de ser feito e depois vai facilitar muito sua vida e os seus negócios!
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Quais os benefícios para o seu negócio?
Agora, após ter criado seu perfil, é importante ficar atento em como mantê-lo atualizado e ter uma boa comunicação com seus clientes, assim você otimiza sua relação com os clientes e ainda melhora a divulgação do seu negócio nas redes.
Vou te mostrar nove benefícios para você permanecer atualizando o seu perfil no Google Meu Negócio e impulsionar as redes da sua empresa:
- Localização no Maps: A ferramenta do Google Meu Negócio coloca sua empresa no mapa, permitindo que os clientes o encontrem com agilidade quando forem buscar por serviços ou produtos parecidos na sua área.
- Destaque nos resultados: caso alguém pesquise o nome do seu negócio ou palavras relacionadas a ele, seu perfil poderá aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, aumentando a sua visibilidade.
- Informações básicas: após montar o seu perfil e adicionar as informações importantes que já te ensinei como fazer, elas serão exibidas, tornando mais fácil para os clientes saberem como chegar até você e como entrar em contato com mais rapidez.
- Avaliações atrativas: As avaliações e estrelas que aparecem no seu perfil do Google Meu Negócio, ficam expostas nos resultados de pesquisa, o que atrai
a atenção dos clientes e a decisão de visitar sua empresa ou contratar seu serviço.
- Fotos relevantes: adicionando fotos e vídeos ao seu perfil, que mostrem os seus produtos e o ambiente, ajuda a captar o interesse dos seus clientes.
- Postagens frequentes: ao fazer postagens com certa frequência, você mantém os clientes sempre informados sobre as novidades, promoções e eventos, os mantendo atualizados sobre sua empresa.
- Engajamento constante: os clientes podem fazer perguntas e ler suas respostas no perfil, criando um canal de comunicação direto e podendo tirar dúvidas sobre o serviço que você oferece.
- Acesso a dados: O Google Meu Negócio oferece a função de visualizar dados estatísticos que mostram como as pessoas interagem com seu perfil, permitindo que você faça ajustes para melhorar a sua eficácia nas redes e gerencie melhor seu perfil.
- Estabelecer confiança: possuir um perfil verificado no Google Meu Negócio passa autenticidade à sua empresa e gera confiança aos clientes.
Esses passos permitem que você aproveite o máximo de benefícios que o Google Meu Negócio tem a oferecer. Aos poucos você vai absorvendo todas essas dicas e vai conseguir gerenciar seu perfil com mais rapidez.
Então depois de todas essas dicas, eu tenho certeza que o perfil do seu negócio já está criado e cheio de informações maravilhosas que vão fazer ele crescer muito.
Compartilha com a gente se esse guia te ajudou e deixa aqui o link do seu Google Meu Negócio, para mais gente te conhecer!
Texto por Nayara Fernanda Santos de Sena – Turma 5
Nayara Santos, pernambucana, bacharel em Ciências Sociais (UFRPE) e mestranda no programa Interdisciplinar em Estudos Latino Americanos (UNILA).
Desenvolveu atividades enquanto comunicadora social e redatora em projetos sociais, com objetivo de contribuir com as causas e tem como meta estudar e disseminar conhecimentos decoloniais, centrados na América Latina e continente africano; buscando uma integração de conhecimentos e áreas para uma análise social assertiva e relevante.
Escrever sempre foi um exercício de memória, observação e mergulho que perpassa a vida profissional e acadêmica mas também tem um sentido pessoal de compartilhamento e partilha.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.