Ter acesso, de forma descomplicada, ao que a sua audiência mais se interessa e pesquisa parece algo distante? E se esse resultado viesse com divisões de categorias por tempo, localização e volume de dados? Isso é o que o Google oferece gratuitamente com a plataforma Google Trends!
Construído a partir das informações que os usuários produzem no próprio buscador, o Google Trends reúne números valiosos. Se usados de forma inteligente nas estratégias de marketing digital, essas informações podem ajudar a entender e a conquistar a persona da sua marca.
Confira!
O que é o Google Trends?
Como o próprio nome diz, a ferramenta é focada em trazer as principais tendências da internet. Ou seja, quais são as palavras-chave e assuntos mais pesquisados pelos usuários na plataforma do Google desde o ano de 2004.
A ferramenta segmenta os resultados das pesquisas em pelo menos duas categorias: Tendências de Pesquisas Diárias e Tendências de Pesquisa em Tempo Real.
Na primeira, os resultados são do dia corrente, ou seja, se você acessar essa categoria no dia 25 de agosto, são os termos deste dia que aparecem.
Já na segunda categoria, os dados são os das últimas 24h – além de ainda ter uma subdivisão de assuntos ou temas, como Ciências, Esportes, Entretenimento etc.
Como acessar a plataforma?
O acesso ao Google Trends é fácil e rápido. Confira o passo a passo:
- Acesse esse site
- Digite na barra de pesquisa o termo sobre o qual você quer obter dados
- Na tela seguinte, irá aparecer as informações de como o termo foi pesquisado ao longo do tempo (Ontem, Na Última Hora, Nos Últimos 30 dias) conforme a localização (escolha do país), categoria (Esportes, Ciências, Finanças) e plataforma (Pesquisa na Web, Pesquisa no Youtube).
- Abaixo desse resultado, há um detalhamento da pesquisa por localização, com informações divididas pelos Estados do país selecionado:
Os dados do Google Trends na estratégia de marketing digital
Estratégias de marketing são feitas para mostrar o serviço ou produto ao público-alvo, a fim de conquistá-lo.
Mas antes é preciso ter informações sobre quais são, de fato, as dores e os interesses desse público.
E a ferramenta pode ajudar nisso.
Os dados fornecidos pela plataforma podem ser utilizados na construção da persona!
A partir do Google Trends, você pode:
- Entender o que o seu público gosta: a partir dos resultados do Google Trends, você pode saber o que o seu público quer, indo ao encontro do que a sua persona realmente deseja;
- Ter ideias para produção de conteúdo: o que o seu público mais pesquisa? Quais são as principais dúvidas dele? Essas respostas o Google Trends pode fornecer a você;
- Comparar termos e palavras-chave: conhecer como o seu público procura sobre determinado termo é tão importante quanto saber o que é interesse da sua audiência. Afinal, a forma como o termo é digitado influencia na mensuração total da pesquisa (por exemplo, as pessoas preferem escrever vôlei ou voleibol?). Com o Google Trends é possível descobrir isso.
Formas de utilizar o Google Trends nas suas estratégias de conteúdo
Apesar de ser mais conhecido por fornecer dados brutos sobre termos e palavras-chave, também é uma ótima ferramenta de insights a partir de materiais que a própria plataforma produz.
A seção “Mais Detalhes” ajuda a entender as pesquisas coletadas pelo Google Trends.
Nesta seção, o Google Trends organiza os próprios dados em conteúdos interativos e em variados formatos, que ajudam a entender por que e como determinado termo está sendo pesquisado.
Neste exemplo, selecionamos o assunto “Copa do Mundo Feminina de 2023”, que é apresentado por meio de vídeos e gráficos produzidos pela ferramenta. Se a sua marca é sobre esportes ou futebol, por exemplo, esses conteúdos podem dar boas ideias sobre como explorar o torneio na sua estratégia de marketing.
Como aproveitar tudo o que o Google Trends pode oferecer
Marketing de Conteúdo, SEO e postagens nas redes sociais são algumas das estratégias nas quais os insights fornecidos pelo Google Trends podem ser usados.
Confira como:
- Redes sociais: Instagram, Twitter, Tik Tok e outras redes muitas vezes são os principais meios escolhidos pelas marcas para alcançar o público-alvo. A grande produção de conteúdo, no entanto, pode ser facilitada com as ricas informações vindas do Google Trends;
- E-mail Marketing: com pouco investimento e bom retorno, essa ferramenta pode ter um grande alcance, de forma periódica e constante com a sua audiência. Assim como acontece para as redes sociais, o bom conteúdo do e-mail marketing depende do conhecimento dos assuntos mais procurados pela persona, que podem ser elencados a partir do Google Trends;
- SEO: existe estratégia que mais se importa com o bom uso das palavras-chave do que o SEO? O rankeamento no Google depende de um conteúdo que tenha os termos relacionados distribuídos de forma otimizada e o Trends pode ajudar nessa tarefa ao mostrar quantitativamente quais são os termos mais relevantes para a sua audiência.
Além disso, a principal dica que nós damos é: explore!
Entre na plataforma regularmente, busque pelos termos que mais têm a ver com a sua marca, filtre os resultados por períodos e categorias e se surpreenda com as informações que você vai obter.
Compreender a ferramenta e como ela pode ser indispensável na sua estratégia de conteúdo envolve também o seu interesse em descobri-la.
Gostou de saber um pouco mais sobre o Google Trends e como usá-lo em favor do seu negócio? Já tinha acessado e explorado a plataforma? Conte nos comentários!
Texto por Ana Roberta – Turma 5
Ana Roberta é jornalista e pós-graduanda em Direitos, Gêneros e Relações Étnico-Raciais (UPE). Ama tudo relacionado a produção audiovisual e se lembra de começar a escrever quase ao mesmo tempo em que começou a falar.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.