6 habilidades de comunicação essenciais para o mercado de trabalho

habilidades de comunicação

A comunicação é parte central da nossa rotina. Seja para conversar, demonstrar nossos interesses, apresentar um projeto, estamos sempre nos comunicando. Por isso, treinar as habilidades de comunicação faz toda a diferença na vida pessoal e profissional.

No cenário do mercado de trabalho atual, essas habilidades são um fator determinante para o sucesso. Elas abrangem a aptidão para se comunicar de maneira clara, eficaz e compreensível, tanto verbal quanto não verbalmente. E, em ambientes dinâmicos, saber fazer isso traz muitos benefícios. 

Neste artigo, vamos explorar a importância das habilidades de comunicação no ambiente profissional. Primeiro, vamos entender os impactos que a comunicação gera na rotina de trabalho. Depois, exploraremos quais são as habilidades essenciais a serem desenvolvidas. Por fim, iremos entender os caminhos para desenvolver essas habilidades. Siga a leitura para descobrir mais.  

O impacto das habilidades de comunicação no trabalho

Imagine que você precisa fazer um treinamento para os novos contratados de sua equipe. A ideia é explicar para eles o conceito de persona e quais são as pesquisas necessárias para que ela seja desenhada. 

Você tem bastante experiência no assunto e conhece bem as técnicas para efetuar o trabalho. Porém, no momento do treinamento, você fica nervosa e não consegue apresentar as informações de forma clara. 

Esse é um claro exemplo de situação onde as habilidades de comunicação desempenham um papel central no trabalho. Seja para fazer uma apresentação, dar um feedback ou até mesmo conversar sobre alguma demanda, é muito importante saber se comunicar. 

As habilidades de comunicação impactam na forma como o seu trabalho é visto e percebido. Voltando ao exemplo do treinamento, não saber como compartilhar o conhecimento te prejudica. A falta dessa habilidade pode atrapalhar seu crescimento, seu relacionamento com os colegas e o seu desenvolvimento profissional

Independente do seu cargo, a comunicação é uma alavanca importante para o futuro de sua carreira. Sem saber como aplicá-la bem, será mais complexo avançar.

Habilidades de comunicação essenciais para desenvolver

Entendemos que a comunicação terá uma participação significativa na sua evolução profissional. Agora, precisamos olhar mais de perto para as habilidades que devem ser desenvolvidas.

1- Clareza verbal e não verbal

A clareza estabelece uma base sólida para a comunicação. Isso facilita a compreensão mútua e evita mal-entendidos. Ao buscá-la ao máximo, é necessário unir a clareza na comunicação verbal e não verbal.

Para isso, você precisa prestar atenção primeiro na forma como se expressa. No momento de escolher as palavras, use uma linguagem simples, que será compreendida por todos. Organize seus argumentos com coerência e tente explicar a mesma questão a partir de diferentes ângulos, se for necessário. 

Cuide também da sua postura e do seu tom de voz. Não é necessário gritar, por exemplo, para demonstrar autoridade. As suas roupas e a forma como gesticula também fazem diferença. Ou seja, desenvolva o seu olhar para conseguir alcançar essas duas esferas. 

2- Empatia 

Um profissional com boas habilidades de comunicação é capaz de transmitir informações e de compreender o outro. Afinal, a empatia desempenha um papel crucial na construção de relações profissionais sólidas. 

Essa compreensão faz com que a colaboração entre o time seja maior. Isso ajuda a resolver conflitos e promover um ambiente de trabalho positivo. Dessa forma, é preciso saber escutar, respeitar o tempo de fala de outras pessoas, além de estar aberto a diferentes opiniões.

3- Negociação 

No mercado de trabalho, a habilidade de negociar e persuadir é ouro. Você precisará negociar em diferentes momentos de sua carreira. Para fechar um contrato, obter apoio para uma ideia ou pedir um aumento, será preciso saber negociar. 

Dominar essa habilidade envolve expressar suas próprias ideias de maneira convincente. Além disso, é preciso entender e responder às necessidades e preocupações dos outros. Nesse momento, a empatia também será importante para que as negociações sejam bem sucedidas. 

4- Oratória

Em muitos ambientes profissionais, as apresentações são uma parte fundamental da rotina. A oratória pode ajudar muito a melhorar a sua forma de falar em público.

Além de organizar bem as ideias, essa é uma habilidade que te ajuda a se envolver com a audiência. Aprimorar a oratória fortalece a comunicação e também aumenta a influência e a credibilidade do profissional.

5- Escuta ativa

A habilidade de escutar ativamente é vital para uma comunicação eficaz. Muitas vezes, as falhas na comunicação resultam de uma falta de compreensão mútua. Essa falha poderia ser evitada através de uma escuta atenta. 

Profissionais que praticam a escuta ativa demonstram respeito pelos colegas. Além disso, entendem melhor as nuances das situações. Essa habilidade torna você mais capaz de responder de maneira atenta e detalhada. 

A escuta ativa contribui para a resolução eficaz de problemas e na construção de bons relacionamentos.

6- Flexibilidade

O mercado de trabalho moderno é bastante dinâmico. Por isso, a adaptabilidade também na comunicação se torna crucial. 

Em diversas situações, será preciso ajustar sua comunicação para atender às necessidades específicas de diferentes públicos. Com o desenvolvimento da flexibilidade, essa adaptação se torna mais fácil. Isso significa que você poderá se comunicar com mais pessoas, além de mostrar que lida bem com diferentes cenários.

Como desenvolver habilidades de comunicação

Desenvolver a sua comunicação é um processo constante. Prestar atenção em como você se comporta nos momentos em que precisa se comunicar é o primeiro passo. A partir dessa observação, será possível pensar caminhos para o seu desenvolvimento. 

É importante buscar sair da sua zona de conforto e se desafiar a cumprir novas funções. Para falar melhor em público, por exemplo, fazer exercícios em voz alta pode ajudar a melhorar a dicção e o ritmo de fala. 

Cursos e treinamentos também são aliados nesse processo. Estudar com profissionais que desempenham uma boa comunicação será fundamental para aprender novas técnicas.

Outro ponto central é aprender a controlar o nervosismo. Muitas vezes, a dificuldade de se comunicar começa a partir de uma ansiedade. Técnicas de respiração e meditação são uma boa saída para momentos em que o emocional atrapalha a sua fala. 

Combinar diferentes abordagens e sempre prestar atenção no seu desempenho fará com que suas habilidades de comunicação melhorem com o passar do tempo. 

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