O perfil profissional é super importante num mundo onde a presença digital é decisiva para a expansão do seu negócio. Seja para ter mais acessos em seus conteúdos ou atingir novos clientes.
Com o desenvolvimento do e-commerce um Instagram profissional para quem busca aumentar as vendas se torna cada dia mais necessário. Segundo pesquisa feita em 2021, 71% dos brasileiros preferem comprar online, principalmente após a Pandemia da COVID-19.
Hoje a própria plataforma do Instagram já oferece recursos para que se possa desenvolver uma conta profissional com seriedade. O Instagram profissional possui recursos como a criação de anúncios, tráfego pago e a aba “Insights” que mostra o alcance das publicações.
Muito além do acesso a estes recursos, é necessário compreender como funcionam para aplicá-los com segurança no desenvolvimento do perfil comercial. Com uma boa estratégia de marketing conseguimos tornar o perfil comercial no melhor amigo das vendas.
Por isso, fizemos uma lista com 3 dicas essenciais para que você saiba como alimentar seu instagram profissional.
Como alimentar seu Instagram profissional?
Aproprie-se das ferramentas
Domine os recursos que o instagram oferece. Invista seu tempo em cursos online, vídeos no youtube, blogs de marketing, esteja sempre em busca de conhecimento sobre a plataforma.
Existem uma série de cursos gratuitos e de fácil acesso na internet que podem auxiliar você nesse processo.
Conheça seu público
Gênero, faixa etária, interesses, desejos e horários de pico de acesso são informações relevantes na hora de analisar seu público.
O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Instagram, mas nem todos eles vão consumir seus produtos. Por isso é importante entender as características gerais do seu público alvo para conseguir direcionar as publicações e atender melhor suas demandas.
Humanize seu perfil
O instagram oferece opções de enquetes, stories, caixa de perguntas, etc. Essas ferramentas são muito importantes para dar um rosto ao seu perfil comercial.
Ter um relacionamento ativo com seus seguidores fará com que eles se sintam mais próximos de você e da sua marca. Isso torna a experiência agradável para o cliente e faz com que ele retorne quando precisar dos seus serviços.
Produza conteúdo relevante
O Instagram hoje nos oferece três principais ferramentas de comunicação:
Publicação de fotos
A linguagem mais antiga do instagram. Compartilhar um momento especial, um pôr do sol bonito ou apenas eternizar uma lembrança. Todos nós já ficamos presos naquela foto do crush ou nos pegamos felizes por uma vitória de alguém que não conhecemos.
Invista na imagem da página, com uma paleta de cores que faça sentido com a proposta e fotos que harmonizem entre si. Sem esquecer daquela legenda para passar sua mensagem.
Reels
Os Reels é uma função que permite editar e postar vídeos de até um minuto. O instagram oferece diversos áudios e filtros que tornam o conteúdo mais dinâmico. Dá pra entrar na trend daquela música que está fazendo sucesso ou até mesmo criar uma com seus seguidores.
IGTV
Agora conhecido como Vídeo do Instagram, o IGTV é uma opção que entrega vídeos mais longos. Ideal para postar tutoriais, apresentar seu negócio ou trazer informações relevantes sobre seu serviço.
Stories
Os stories são posts de vídeos ou fotos que permanecem em destaque no perfil por 24 horas. Assim como no Reels, dispõe de filtros de imagem e áudios além de outras opções. Caixa de perguntas, cronômetro para divulgar aquela promoção ou evento, até mesmo o direcionamento através de link. O famoso “Arrasta para cima”. O engajamento nos stories permite que você humanize sua marca, papo que tivemos lá em cima do texto.
Ter um instagram profissional passa seriedade, além de atingir nichos que seriam impossíveis sem a internet. Com as dicas acima você pode começar sua jornada no mundo digital gastando pouco. Investindo no público que importa, porque afinal existem pessoas no mundo inteiro.
Está pensando em expandir seu serviço com um Instagram profissional? A Awalé oferece consultoria para empresas, além de planejamento de conteúdo e trabalhos de redação. O Blog da Awalé está sempre trazendo novos conteúdos sobre marketing e o mundo digital. Fique ligado nas redes sociais para não perder nada.
Texto por Clarissa Rufino – Turma 3
Uma estudante de Serviço Social com 23 anos “meio perdida” com a necessidade de se comunicar. Amante do Rap Nacional e da minha gatinha que se chama SandyJr.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.