Como o líder de marketing generalista pode se destacar com o domínio de branding, growth e dados

Mulher preta de expressão confiante, vestindo uma camisa azul-clara e com os braços cruzados, se destaca em um ambiente corporativo moderno. Ao fundo, uma tela exibe gráficos e dados de desempenho, enquanto colegas trabalham. A imagem simboliza a atuação de uma líder de marketing generalista, demonstrando estratégia e protagonismo no setor.

Liderar um time de marketing digital é um desafio e tanto, principalmente dentro do momento atual do mercado. A busca das empresas por mais dinamismo e versatilidade favorece líderes generalistas em muitos casos, pois esse modelo de liderança apresenta um olhar mais amplo. Porém, não se engane: Não basta ser um líder de marketing generalista. Você precisa ser líder de marketing generalista de valor. Para fazer isso, é preciso saber aliar branding, growth e dados muito bem. Quer entender por que? Te conto aqui neste texto! 

Qual o papel do líder de marketing generalista?

Primeiro, é bem importante entender o papel de um líder generalista à frente de uma equipe de marketing. Diferente de uma liderança especialista, o coordenador generalista tem um papel abrangente, com um olhar estratégico para diferentes áreas ao mesmo tempo. 

Enquanto o líder especialista possui um conhecimento mais aprofundado numa área específica, o generalista tem um conhecimento mais aberto sobre o todo. Em tempos de um marketing cada vez mais ágil e objetivo, o profissional generalista e sua ampla gama de habilidades ganha cada vez mais destaque no mercado. Sua visão que abrange todas as frentes do time de marketing contribui muito para o alinhamento das estratégias do time.

Branding, growth e análise de dados são três das principais frentes que o líder de marketing generalista deve dominar, pois elas afetam diretamente na qualidade do conteúdo e, consequentemente, no resultado. Para integrar essas três áreas de forma eficiente, é essencial compreender a importância de cada uma. Te mostro:

Branding: o líder eficiente é especialista na marca da empresa!

É muito importante lembrar que o branding vai além da identidade visual. Branding é a essência da marca, é sobre como a empresa é percebida pelo mercado. Isso vai desde o posicionamento até a comunicação e os valores. É extremamente importante que o líder do time de marketing esteja imerso no branding da marca, pois isso define perspectivas e abordagens na hora da criação de conteúdo.

Growth: é preciso SABER crescer

O líder que domina o growth sabe escalar de forma planejada. Afinal, growth é uma estratégia de marketing que visa o crescimento mais acelerado. Seja na produção de conteúdo, nas técnicas ou na busca de automações, uma coisa é muito importante: esse crescimento acelerado precisa estar equilibrado com a percepção da marca e os valores da empresa. Ou seja, o growth eficiente está profundamente relacionado com o conhecimento de branding do líder do time. Não adianta criar as mais mirabolantes estratégias de crescimento se elas não se alinham com a essência da marca. Entendeu a conexão?

Dados: dominar os números é dominar as estratégias

Números são tudo. Quanto mais dados forem analisados, mais conhecimento você tem sobre o que está fazendo. Ou seja, uma boa análise de dados permite mais conhecimento para que estratégias sejam tomadas. O líder de marketing de valor faz análises constantes de comportamento do público, mensuração de ROI, tendências de mercado, entre outras coisas. Dominar ferramentas como Google Analytics e CRM, por exemplo, ajuda no monitoramento de métricas e conversão, o que indica para onde o conteúdo deve ir. Esses dados geram insights que direcionam as estratégias de branding e growth de forma otimizada e sincronizada. 

Em resumo: O conhecimento alinhado entre branding, growth e dados é o que define a efetividade da liderança generalista. Afinal, o domínio sobre a essência da marca e uma boa análise de dados são fundamentais para as estratégias de crescimento do time de marketing. Se você aplicar técnicas de growth no seu planejamento sem um conhecimento aprofundado de marca e comportamento do público, você até pode ter algum resultado, mas não o tanto que conseguiria se dominasse branding e os dados. 

Se você é líder generalista de marketing e está tendo resultados abaixo do que esperava, talvez esteja na hora de investir nessas três frentes para aplicar esse conhecimento na sua gestão. 

E para vocês, que outra habilidade você acredita que um líder de marketing generalista deve desenvolver para se destacar? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprenda a construir marcas fortes e impactantes!

Formação em Branding

Dê um passo à frente na sua carreira!

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!