Links internos: o que são e como criar uma estratégia para seus links

A rede mundial de computadores surgiu com o intuito de democratizar informações e conhecimento. De qualquer lugar do mundo, as pessoas podem acessar um “www” e já estará conectada. Muitas são as possibilidades de conteúdo que estão disponíveis e acessíveis, sejam por meio de links internos ou externos.

Qual é o instrumento que estabelece essas infinitas conexões? O link! Podemos definir que os links, internos ou externos, são os elos existentes entre os conteúdos disponíveis na internet. Ligam um texto ao outro, cumprindo funções de ranqueamento no Google e distribuição de autoridade. Auxiliam também o usuário em uma navegação fluida e focada.

Neste artigo, trataremos sobre os links internos, o que são e como criar uma estratégia para  seus links. Junte-se a nós nessa corrente de aprendizagem para alcançar pontos com o algoritmo do Google!

O que são links internos?

Links internos são elementos que permitem que o leitor encontre no seu texto referências que estejam apontando para páginas dentro do seu domínio. Isso dinamiza a leitura com um clique, permitindo que o algoritmo do Google encontre mais resultados de busca vinculados ao seu site.

Simples, não é? Nem tanto! São necessárias algumas medidas essenciais para que esse emaranhado formado em sua página seja orgânico e estrategicamente bem posicionado. As dicas a seguir vão orientar você para planejar uma estratégia de SEO mais eficiente.

  • Texto âncora 

Existe um ditado antigo que diz:“tudo demais, é sobra”. Assim funciona para os textos âncoras de links internos. É preciso usar com parcimônia as palavras-chave e observar o modo como os textos estão sendo colocados. É necessário que o texto tenha caráter orgânico e que desempenhe sua função.

Além da quantidade, que não deve exceder, é preciso verificar a variedade do texto que leva aos links. Isto quer dizer que, os links devem ter textos distintos para que a página não seja punida pelo Google.

Além dos cuidados com a quantidade e variedade, é preciso checar um real sentido no uso do link. É necessário que os links estejam bem posicionados e sejam de qualidade. Se não estiverem, não estarão fomentando uma boa estratégia de SEO e podem prejudicar a jornada de compra e a experiência de leitura do seu público.

  • Links internos navegacionais e contextuais

Quanto mais informações você obtiver, melhor seu conteúdo será. Os links internos podem ser classificados como navegacionais ou contextuais. O que isso quer dizer? Significa que podem exercer funções diferentes no texto.

Links navegacionais

Normalmente têm a função de auxiliar o usuário da página a se encontrar. Por exemplo, em sites de lojas de departamentos você encontra todas as peças divididas em departamentos, de forma normalmente intuitiva. Dessa maneira a jornada de compra ganha mais fluidez.

Links contextuais

São dispostos no texto principal com o objetivo de demonstrar a relevância de outros textos dentro da própria página. Com o conhecimento dessas duas formas de utilizar os links internos aliadas a um texto âncora natural e eficiente, as chances de sucesso são maiores.

  • Mapeamento de links internos

Fazer um mapa de todos os links utilizados e não utilizados em textos âncoras é imprescindível. Este modo de organização serve para a boa colocação dos sites relevantes e mais antigos, assim como dos mais novos e não menos elucidativos.

Esse mapeamento permite uma visualização horizontal de como estão dispostos os textos âncoras. Melhora a visualização de como foram utilizadas as palavras-chave, permitindo uma auditoria de links internos existentes no seu site.

  • Regra dos 3 cliques

A experiência do usuário é informação de muita relevância. Obviamente, as estratégias de SEO são essenciais, mas há informações para além do algoritmo do Google.

Quando um possível cliente acessa sua página, busca facilidade para transitar. Naturalmente essa página também deverá ser navegada de forma intuitiva. Assim, em até 3 cliques, o usuário deve encontrar o conteúdo desejado, caso contrário, ele poderá sair da página, e não queremos isso, não é mesmo?

A regra dos três cliques se aplica muito bem em algumas páginas. Se esse for o seu caso, aproveite essa informação. As estatísticas não devem sobrepor a organicidade do seu conteúdo, e muito menos o modo de agir de futuros compradores.

  • Links externos são importantes

Já cientes dos links internos como estratégias de SEO, você também precisa saber qual a importância dos links externos. Você  aprendeu que links internos conduzem para outras páginas do seu próprio site. Os links externos conduzem para páginas em outros sites.

Citar páginas que não pertencem ao seu domínio, demonstra engajamento na comunidade on-line. Age também como uma fonte de informações para seu cliente com indicações confiáveis.

Então, os links desempenham seu papel importantíssimo de realizar ligações muito produtivas e com contrapartida. Se você indicar, certamente também será indicado, nessa rede de links (link building), criando uma grande conexão de volta.

5 dicas importantes de como utilizar links internos

Para otimizar suas práticas de SEO, é preciso fazer uso de estratégias que sejam pertinentes a sua página. É importante compreender o que fazer e o que não fazer, para manter um padrão de posicionamento no ranking.

Muitos são os mitos que impedem um bom desempenho e nós vamos elencar aqui quais as melhores práticas para iniciantes em marketing digital:

  1. cuidado com o excesso na frequência da palavra-chave. Isso pode prejudicar e muito seu posicionamento perante as estatísticas do Google, levando sua página a ser penalizada;
  2. se for utilizar os links, utilize com moderação. Links desnecessários e em excesso, podem espantar os visitantes;
  3. quando for colocar um link, verifique a confiabilidade do site. Você precisa transparecer confiança para seus clientes em potencial;
  4. o seu cliente potencial deve se sentir à vontade enquanto interage com sua página. A acessibilidade entre seus links internos e interação com seu conteúdo geram dinamismo em sua página;
  5. nunca se esqueça de intercalar links novos com links mais antigos. Certamente há muito conteúdo para ser apresentado aos novos leitores.

 

Agora que você já sabe o que significam os links internos e como utilizá-los de forma estratégica para um bom posicionamento de sua página na internet, não se esqueça que sua função é, antes de mais nada, manter seu cliente em potencial o máximo de tempo possível no seu site.

Isso possibilitará a construção de uma relação de confiança e credibilidade entre vocês. Ele se sentirá atraído para o seu conteúdo. Pronto para avançar em muitos passos para uma relação ainda mais estreita com você e sua empresa.

As novas relações construídas precisam receber manutenção constantemente.  Para manter o foco, leia também o texto que explica o que é produção de conteúdo para internet e continue aprendendo sobre estratégias de SEO e muito mais!

Texto escrito por Fernanda de Moraes 

“Uma mulher negra, feminista, mãe e apoiadora da causa animal, nascida e ainda moradora da cidade de Ilhéus-Bahia. Economista e consultora por formação. Administradora do perfil no Instagram Primeira Impressão. Produz conteúdo literário diariamente. Já escreveu artigos para o site Baobabe e participou com um conto no e-book Um conto de tudo. Demorou para descobrir toda força que havia nela, agora ainda frágil, luta.”

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