Live marketing: o que é e por que dizem que ele é a evolução do marketing

live marketing

Você conhece o termo live marketing? Esse é um termo utilizado para designar estratégias de promoção dos seus produtos e serviços por meio de ações relacionadas a experiências efetivas para os clientes.

 

Mas existem muito mais coisas a saber sobre esse tema e nós preparamos um guia básico para você entender essa estratégia e desenvolver práticas efetivas de marketing fidelizando seus clientes.

 

Neste artigo você irá conhecer um pouco da história do live marketing, 5 ferramentas e as três etapas  necessárias para obter casos de sucesso. Boa leitura!

Live marketing: uma breve história

Antes de entender o conceito de live marketing, que tal conhecer as origens? 

 

O termo live marketing foi criado em 2013 pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO). Antes existia um termo denominado marketing promocional, e ainda hoje as pessoas  confundem.

 

Entretanto, é possível dizer que o live marketing é a evolução do marketing promocional, pois atualmente é necessário utilizar algumas ações de marketing promocional, entretanto, estas devem ser mais interativas.

 

O live marketing surgiu como uma tendência de mercado que foi se tornando cada vez mais forte por apresentar resultados bastante efetivos.

 

E com a consolidação da era digital, por meio da popularização dos dispositivos móveis e conexão quase em tempo integral, é inevitável estreitar o relacionamento com o público e sua marca. Mas vamos entender melhor o que é live marketing!

O que é Live marketing?

Live marketing é um conjunto de atividades que oferecem ao público uma experiência que permite maior interação com uma marca e seu conteúdo. 

 

De modo geral, o live marketing, que em sentido literal significa marketing “ao vivo” promove uma interação individual e em tempo real.

 

O live marketing é promover experiências sensoriais, que são muito importantes no momento de decidir a compra de um produto ou de um serviço. Então, não basta falar com o público, mas é preciso conquistá-lo.

 

Para traçar uma estratégia de live marketing é necessário usar algumas ferramentas que vão te auxiliar no processo de aproximação com o cliente e o modo como ele percebe sua marca.

5 Ferramentas de Live marketing

Marketing interno

Comece por dentro! Este é o momento de gerar engajamento com os colaboradores da marca. As pessoas que trabalham na sua empresa precisam acreditar na marca para a qual trabalham.

 

Então, promover campanhas de satisfação, programas de bem-estar, ações que fortaleçam a cultura da empresa e políticas de benefícios para os funcionários, podem conduzir a movimentos fortalecidos para fora da empresa. 

Uma pequena demonstração

Quem não gosta de receber um brinde ao comprar um produto da sua marca favorita? A distribuição de brindes é uma das ferramentas que a empresa pode utilizar para conquistar clientes.

 

Se os clientes já conhecem seu produto, isso poderá estimulá-los a falar bem da marca. Caso o público não conheça sua marca, é uma boa oportunidade de realizar uma pequena demonstração do que sua empresa tem a oferecer.

Trade Marketing

O trade marketing é a integração entre os setores de vendas e marketing. Para as empresas varejistas, essa ferramenta é de extrema importância.

 

Basicamente, funciona com o melhor posicionamento dos seus produtos nas gôndolas em pontos de distribuição do seu produto. Ainda é sobre estratégia, mas no modo como a empresa organiza seus produtos.

 

Como há sempre uma grande volatilidade no mercado de produtos destinados ao consumidor final, é necessário que as estratégias de trade estejam em constante movimento. 

Projetos especiais (projetos proprietários)

Quando você já possui a sua marca, mas acredita que ela precisa de um projeto especial, que alavanque o modo como seus clientes a enxergam, então você deve planejar um projeto proprietário.

 

Um bom exemplo é levar a marca a um nível de interação com o cliente em uma proporção de maior valor: não venda apenas comida, venda experiências inesquecíveis.  

Marketing responsável

O marketing responsável por meio de marketing social, acontece quando uma empresa entende a importância e a relevância de iniciar um movimento relacionado a causas sociais, gerando impactos positivos na sociedade.

 

Atualmente são comuns ações relacionadas a políticas de diversidade, equidade e inclusão (D & I), ou projetos vinculados à redução de impactos ambientais.

Etapas do Live marketing

Informação

Buscar informação sobre o público é a primeira etapa do processo de estratégias de live marketing. É importante entender seu comportamento e as preferências do consumidor.

 

Além disso, você precisa entender como os produtos oferecidos pela sua empresa podem resolver as necessidades dos seus clientes. Você pode buscar essas informações por meio de pesquisas de satisfação, por exemplo.

 

Nesse momento você também poderá encontrar clientes em potencial, e em como reconquistar clientes que por ora estejam insatisfeitos.

 

Busque também pensar nas formas que você pode utilizar para atrair seus clientes, quais ferramentas você poderá utilizar e não poupe na criatividade.

Experiência 

 

Já ciente de como seus clientes interagem e sentem a sua marca, crie estratégias que mantenham o cliente interessado e promova ações de experimentação dos seus produtos.

 

Por que não enviar brindes e solicitar informações sobre como foi a experiência? Neste caso, podem ser enviadas amostras grátis e em pequena quantidade, afinal, é para ficar com gostinho de quero mais.

Fidelização

Agora que seu cliente já conhece seu produto e você já iniciou a sua estratégia de live marketing, é importante manter seu cliente com uma boa impressão da sua marca.

 

Esse é o momento de fidelizar e buscar alternativas para manter o seu cliente interessado em seus produtos e com interesse de se manter fiel a sua marca.

 

Agora que você conhece as principais etapas para concretizar sua estratégia de live marketing, conheça alguns casos e se inspire!

3 casos de Live marketing

Para contextualizar a importância do live marketing nas empresas, resolvemos trazer três casos de grandes empresas que fizeram uso dessa estratégia e foram muito bem sucedidas. Veja agora!

#1 Coca-Cola

O primeiro grande exemplo é o da Coca-Cola com um branding ligado a experiências muito positivas. Como não lembrar dos caminhões chegando e trazendo luz nas campanhas de Natal?

 

Nesta campanha de 1995, é possível já visualizar a intenção da marca:

 

 

Em 2021, a Coca-Cola, distribuiu mais de 500 mil latas de refrigerante sem açúcar por todo o Brasil, em parceria com o McDonalds, e é claro foi um sucesso!

 

#2 Amstel

A marca de cerveja Amstel, é um outro bom exemplo de live marketing e nesse caso, com o uso de marketing responsável, fez uma grande campanha em 2021.

 

A marca, que já patrocinava a Parada do Orgulho LGBT há mais de 3 anos, resolveu reverter 100% de suas vendas para ONG’s durante a Live da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Foi um grande sucesso, pois além da doação, durante a transmissão do evento, foi disponibilizado um QR Code para venda, via Mercado Livre, do Pack Pride Amstel, com 12 latas de Amstel 350 ml e um par de meias pride exclusivo.

 

O que gerou engajamento com o público e empatia em decorrência da sua abordagem direcionada à responsabilidade social. Incrível!

#3 Heineken

Visando a sustentabilidade, a marca Heineken, que foi uma das patrocinadoras oficiais do Rock in Rio Brasil, preocupada com a experiência dos participantes deste evento, adotou a temática da energia verde.

Focou em adotar uma postura de compromissos de sustentabilidade pensando em boas práticas para os próximos anos por meio da ressignificação dos espaços urbanos.

Com esses exemplos é possível pensar no live marketing e como as empresas têm focado nas experiências dos seus consumidores, realizando ações de impacto que se consolidam na representação da marca.

Você também pode utilizar outras ferramentas que ofereçam experiências marcantes aos clientes e leitores de um texto escrito por você! 

Você conhece a técnica de Storytelling? Para saber mais, não deixe de ler o artigo Storytelling: o que é? Saiba por que contar uma história muda tudo.

Texto por Fernanda de Moraes

Aluna da turma 2 do Curso de Escrita Criativa e SEO

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