Marketing de comunidade: conceitos para iniciar sua estratégia

O marketing de comunidade é uma estratégia que tem o objetivo não só de fidelizar  os clientes de uma empresa, mas também de torná-los mais engajados sobre seus produtos e serviços, fazendo com que eles criem interações e se sintam alinhados com sua marca.

Mas, como criar interações de forma estratégica e conectada com a verdade da minha empresa? Esse artigo é um guia fácil que vai ajudar você a entender algumas estratégias de marketing e como utilizá-las no dia a dia da sua empresa. 

Você já ouviu falar sobre Marketing de Comunidade? Pode ser que você nunca tenha ouvido esse termo antes, mas com toda certeza já viu essa estratégia sendo usada por algumas empresas. 

Quer saber o significado de marketing de comunidade e como usar essa estratégia? Então este artigo é para você! Siga nessa leitura e grave essas 3 palavrinhas porque elas irão revolucionar o alcance do seu negócio. 

O que é Marketing de Comunidade?

A palavra comunidade é muito comum em diversos espaços e pode ter os seus significados um pouco modificados de acordo com o ambiente em que ela está inserida. Se vista na Ecologia, o termo comunidade se refere a um grupo de organismos vivos que fazem parte de um mesmo ecossistema. Na Sociologia, comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam partilhando de um mesmo conjunto de normas. 

Mas, o que é uma comunidade no marketing digital?

O marketing de comunidade é mais do que agradar os seus consumidores. É fazer com que eles se sintam pertencentes a uma comunidade, na qual estão satisfeitos, inteirados e engajados.   

Mas, para que você consiga aplicar bem essa estratégia, você precisa, antes de tudo, conhecer os pontos fortes e os pontos fracos de sua empresa, além de conhecer a fundo as necessidades e interesses do seu público. 

Você pode conhecer melhor os seus consumidores partindo de perguntas simples, como: 

  • Quem são as pessoas que eu desejo alcançar? 
  • Quais são as necessidades e dores dos meus clientes? 
  • Quais são os seus desejos e expectativas em relação a minha marca? 
  • O que posso ofertar para fazer com que meu público tenha uma experiência satisfatória?   

 

Respondendo a essas perguntas, você se sentirá mais próximo da sua comunidade e mais preparado para criar conteúdos de qualidade e experiências satisfatórias. 

E mais, pensar em marketing de comunidade também é pensar nos colaboradores e colaboradoras da empresa. Afinal, se o objetivo é aumentar o engajamento dos clientes, as pessoas que trabalham com o atendimento e a administração do negócio no dia a dia devem estar cientes dessa estratégia, participar das decisões e definição de metas. 

Desta forma, criar e nutrir uma comunidade é entender que todos os membros pertencentes a ela são importantes, e ter uma escuta qualificada para otimizar as metas e objetivos do seu negócio. Não se trata apenas de satisfazer as necessidades dos consumidores, mas de ouvir e agregar às decisões de sua empresa todas as pessoas que fazem parte dessa comunidade e desempenham ações relevantes para o seu crescimento. 

Depois de conhecer mais sobre o marketing de comunidade, você deve estar super curiosa pra saber algumas das marcas que utilizam dessa estratégia, né? Foi pensando nisso que listamos exemplos de marcas que irão trazer inspiração. Confira:

Exemplos de marketing de comunidade  

Boca Rosa

Se você (ainda) não conhece essa marca, você precisa conhecer e nós vamos apresentar! 

A Boca Rosa Beauty é um ótimo exemplo não só de marketing de comunidade, mas de várias estratégias de marketing nas redes sociais. É uma marca de beleza, idealizada por Bianca Andrade e é bastante reconhecida justamente pela sua visão empreendedora e estratégias de disseminação de seu produto. 

Em fevereiro de 2022 a marca Boca Rosa lançou um produto chamado “boquinha”  que deu o que falar nas redes sociais. O produto esgotou em apenas 24h do lançamento. Tudo isso porque Bianca gerou uma grande expectativa no seu público utilizando uma técnica de marketing chamada Antecipação

A técnica de antecipação ou “gatilho de antecipação” tem o objetivo de gerar expectativa no consumidor antes do produto ser lançado, dessa forma o público vai alimentando um desejo em ter ou fazer parte daquilo.  

Tudo isso só é possível porque Bianca conhece seus consumidores a ponto de saber usar as estratégias certas para se aproximar deles e, por isso, sabe exatamente como criar conexões de impacto entre sua marca e sua comunidade.

Apple

A Apple é um dos maiores exemplos de marketing de comunidade e talvez o mais citado por aí. A comunidade Apple ou “os defensores da Apple”, como denominados por alguns internautas é, talvez, uma das mais alinhadas. Não se trata apenas de consumidores, estamos falando de consumidores fiéis e apaixonados por uma marca. 

O mais interessante é que a experiência satisfatória dos clientes potencializa o engajamento a favor da marca, não apenas pela fidelização, mas também pela disseminação da qualidade dos produtos da Apple quase como uma verdade incontestável. E essa verdade passa a ser comprada e disseminada até pelos potenciais clientes. 

Afinal, quem nunca sonhou em ter um iPhone?  

E aí, gostou desse artigo?  Aqui você também encontra outros materiais que podem ajudar você a iniciar o seu negócio. Continue no blog e saiba também Como criar estratégias para atrair clientes.

Texto escrito por Louise Queiroz – Turma 3 

Louise tem 28 anos, é filha de Maria e Dandalunda, mulher negra, bissexual, candomblecista e baiana. Cursa Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua como escritora profissional há seis anos. Foi nesses caminhos com a escrita, que encontrou e se apaixonou pela escrita persuasiva e estratégica do marketing de conteúdo.  

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