O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair clientes através da criação de conteúdo relevante. Essa metodologia procura estimular o interesse das pessoas de forma orgânica, sendo uma das principais estratégias do marketing digital. Quer descobrir mais sobre o poder desse método? Continue sua jornada de aprendizado aqui!
Colocando em prática o marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante, mas é importante ressaltar que esse trabalho vai muito além da simples escrita.
Ele exige uma abordagem bem estruturada em três fases fundamentais: planejamento, execução e mensuração. Portanto, é essencial compreender o papel de cada etapa no processo. Acompanhe a explicação detalhada de cada uma a seguir:
Planejamento
Nessa fase toda a estratégia do conteúdo é pensada, começando pela definição da persona — lembrando que persona e público-alvo são diferentes. O planejamento é tudo que antecede a produção do conteúdo em si, ele deve ser bem estruturado para direcionar o restante do processo e garantir que o conteúdo seja atraente e relevante.
É a etapa em que se enfatiza quais resultados se pretende alcançar, como alcançá-los e medi-los. Também é onde se define quais serão as palavras-chave, a linguagem adotada, os temas abordados, bem como a quem será direcionado esse conteúdo.
É importante também definir quais serão os objetivos buscados por essa estratégia. Alguns exemplos são: geração de leads, aumento de interação com o público, aumentar as vendas, entre outros.
Execução
Esse é o momento de colocar a estratégia em prática, de fato colocar a “mão na massa”. É fundamental não perder de vista o que foi definido na etapa de planejamento, mas também compreender que essa fase pode estar aberta a pequenas mudanças.
Aqui é onde se concentra a criação do conteúdo com foco na produção de materiais relevantes. Para isso, é importante escolher bem as palavras-chave, pois elas são essenciais para otimizar o texto e contribuem para o aumento da visibilidade nos resultados de pesquisa, atraindo assim o público certo.
Um conteúdo otimizado tem mais facilidade de ser bem ranqueado nos buscadores. Porém, é essencial destacar que tudo precisa fazer sentido no contexto da sua estratégia. Afinal, embora o texto seja “lido” pelos algoritmos do Google, seu foco principal são as pessoas. Portanto, a otimização não deve prejudicar a experiência do usuário.
Além das palavras-chave, alguns outros aspectos contribuem para um bom ranqueamento do seu conteúdo, como o tamanho e o formato. Não existe uma regra engessada, são aspectos variáveis conforme sua persona, canal de distribuição e objetivos.
O ideal é buscar um equilíbrio. Evite textos desnecessariamente longos e de difícil entendimento, da mesma forma evite textos muito curtos e superficiais demais. Utilize frases curtas e parágrafos enxutos, blocos grandes de texto dificultam a compreensão.
No começo da estratégia, textos de 1000 palavras costumam ser bons e suficientes para responder às dúvidas dos usuários e alcançar um posicionamento satisfatório nos mecanismos de busca. Outros fatores para considerar na hora da produção de um conteúdo relevante é a escaneabilidade e a revisão do seu texto, como veremos a seguir.
Escaneabilidade
Para garantir o interesse do leitor e incentivá-lo a continuar lendo, é essencial que o texto esteja formatado de maneira atrativa, permitindo que ele “passe o olho” e sinta que vale a pena prosseguir.
A utilização de intertítulos, negritos, imagens e outros recursos que quebrem o texto corrido são fundamentais para alcançar esse objetivo. Essa formatação torna o conteúdo mais visualmente apelativo, facilitando a identificação de pontos-chave e tornando a leitura mais fluida.
Revisão
Esse fator é muito importante, pois erros ortográficos podem acabar com a autoridade construída. Também é primordial assegurar que o texto esteja em conformidade com as regras gramaticais. Entre o processo de escrita e de revisão é importante que você faça um intervalo curto, o tempo ajuda a analisar melhor possíveis erros.
Mensuração
É a fase da análise dos resultados, por meio dela é possível descobrir o que está ou não funcionando, e então aperfeiçoar ou corrigir as estratégias. Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é justamente essa possibilidade de acompanhar em tempo real e adaptar as abordagens se for necessário.
Cada métrica tem uma frequência ideal de mensuração, que pode ser diária, semanal ou mensal. Para saber o que fazer, é preciso conhecer bem cada uma delas. Uma boa maneira de descobrir mais sobre isso, é fazer um benchmarking com parceiros que atuam no mesmo setor.
Aprenda algumas estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia abrangente com diversas formas de execução, como blogs, redes sociais, e-mail marketing, newsletters, vídeos e outras alternativas.
Para alcançar resultados efetivos, é essencial ter metas definidas. Abaixo estão três exemplos práticos de como implementar o marketing de conteúdo:
Blog
O blog é um dos canais mais eficientes para atrair audiência na internet e alcançar tráfego, desde que o conteúdo seja relevante e otimizado seguindo as boas práticas de SEO.
Para garantir o sucesso do blog, é importante manter postagens regulares, planejar as pautas com base nos problemas da persona e levando em conta os estágios da jornada de compra. Dessa forma, é possível garantir o foco editorial e a diversidade de temas.
Redes sociais
O Instagram é a rede mais popular atualmente, mas estar presente nela é básico. Para se destacar, é necessário explorar outras plataformas também. TikTok, Twitter, LinkedIn, YouTube e Pinterest são alguns exemplos, identifique onde sua persona está mais ativa e crie uma estratégia de comunicação personalizada para cada rede social.
E-mail marketing
Por meio do e-mail marketing, você pode enviar conteúdos personalizados diretamente para a caixa de entrada dos seus leads, possibilitando fazer ofertas adequadas e aumentando a taxa de conversão dos potenciais clientes. Sua agilidade e baixo custo o tornam útil para negócios de diferentes tamanhos.
Esses são apenas alguns exemplos, mas o marketing de conteúdo oferece inúmeras oportunidades para criar conexões com sua persona e impulsionar o crescimento do seu negócio.
Recapitulando: o que fazer para trabalhar com o marketing de conteúdo
Relembre as etapas fundamentais para trabalhar com marketing de conteúdo:
- Priorize o planejamento antes da produção de conteúdo, definindo estratégias e objetivos claros.
- Invista na produção de conteúdo relevante com base em técnicas de SEO para alcançar de forma eficaz a persona.
- Explore diferentes formatos e canais de divulgação, considerando onde sua persona está presente.
O marketing de conteúdo é indispensável para as empresas, atendendo às intenções de busca dos usuários e influenciando o processo de compra. Se você quer otimizar seu marketing digital, conheça o trabalho da Awalé e veja como podemos te ajudar!
Graduanda em linguística pela UFSCar, Sabrynna é redatora, comunicadora e poeta. Acredita que feito é melhor que perfeito, gosta de ouvir sobre o processo criativo de outras pessoas, e de falar “uai”. Se inspira pelo mundo ao seu redor e por aquilo que se sente ao estar no mundo.