Lançar sua marca no mercado é algo descomplicado se você seguir boas estratégias. Diferente de outras épocas, para iniciar um negócio que crie impacto em seu público não é preciso mais gastar rios de dinheiro. Não é preciso investir muito na velha publicidade: mídia e em anúncios em rádio e tv.
Bem, nada disso é necessário quando você investe no marketing da sua marca de modo inteligente. O marketing de entrada é justamente um dos métodos mais eficazes para fazer sua marca crescer de forma orgânica.
Continue lendo este artigo que nós iremos te mostrar como!
Mas, o que é marketing de entrada?
Também chamado de inbound marketing, o marketing de entrada é o método mais moderno de atrair clientes para a sua marca.
Diferente do marketing de saída, o marketing de entrada trabalha com planejamento de conteúdo para que os potenciais leads venham até a sua empresa por conta própria. Desta forma, o objetivo é criar conteúdos de qualidade para atrair pessoas à sua empresa e produto.
O segredo é: alinhar os conteúdos que você publica aos interesses do seu cliente! Esse método tem sido o mais eficaz do marketing.
Empresas como a Salon Line e Natura utilizam desse método e conseguem resultados expressivos de grande sucesso.
Por que você deveria investir no marketing de conteúdo?
Coloque-se no lugar do seu futuro cliente, super atarefado, carregado de conteúdos dispensáveis nas redes sociais. As pessoas estão a todo tempo sendo impactadas com conteúdos vindos de diversos canais de comunicação.
Encher esse futuro cliente do mesmo, só causará mais estresse e o afastará desse tipo de conteúdo. Quando você investe no marketing de conteúdo, você gera impacto positivo no comportamento do seu cliente. Você dá ao seu cliente motivos para vir até você para criar uma conexão real e do interesse dele.
Com o Marketing de Conteúdo você pode oferecer conteúdos informativos e gratuitos em troca do contato do visitante. Ao receber este contato a pessoa passa a ser um lead e a sua empresa tem a oportunidade de criar um relacionamento.
Um método eficaz e econômico. Sem necessidade de malas diretas ou anúncios impressos.
Como devo criar as estratégias de atração?
Para começar o inbound marketing é composto por quatro ações: Atrair, Converter, Fechar e Encantar. Usando a ferramenta certa para cada uma delas, você publicará o conteúdo certo, no momento e lugar certo. Tornando assim, o seu marketing de entrada relevante para esses clientes.
A boa estratégia parte da noção de que, através da criação de um conteúdo relevante, é que se ganha a atenção dos clientes para o seu site.
Mas não basta somente atrair essas pessoas é preciso cuidar da entrada desses prospects.
Confira abaixo as 4 etapas de uma jornada no marketing de entrada.
1. Atrair o cliente
A melhor estratégia para atrair pessoas é direcionando sua construção de conteúdo para elas. O marketing de conteúdo ajuda você a fazer com que a persona do seu negócio encontre você via Google ou redes sociais.
Por isso, pense no perfil do seu público e crie o conteúdo pensando nele. Um conteúdo de qualidade e digno de atenção, irá atrair de maneira voluntária seus potenciais clientes.
As ferramentas mais importantes para usar nessa etapa: blogs ; redes sociais; palavras-chave e páginas otimizadas.
2. Converter o cliente
Essa etapa trata-se de converter seus visitantes em clientes. De modo que, quando esse momento chegar, você precisará adquirir um pouco mais de informação sobre o seu visitante. Começando pelo endereço de e-mail .
Nem sempre é fácil “tirar” essa informação de um visitante. No entanto, se sua marca estiver disposta a oferecer algo interessante em troca, esse visitante poderá de modo voluntário fornecer esse dado.
E o que seria esse “algo em troca”? Criando conteúdo!
Sim! Oferecer um conteúdo de qualidade que possa ajudar esse visitante no que ele busca. Produzir ofertas como, testes gratuitos, conteúdos em formatos de e-book, webinars e até pedidos de orçamento.
As ferramentas mais importantes para usar nessa etapa são :
- call-to-Action (botões ou links que estimulam a tomada de decisão, como “like” ou “baixar”)
- landing Pages
- formulários de cadastro
3. Fechar com o cliente
Aqui é um dos momentos mais esperados. O seu lead se transformou em cliente. Como todos os outros processos, para fechar com um cliente é preciso estar certo das ferramentas utilizadas nesse momento.
Como certificar se você está fechando essa ligação certa, no momento certo?
Através de e-mails. E-mail marketing personalizado, também conhecido como automação de marketing. Como também, através da mensuração dos resultados.
4. Encantar o cliente
Encantar o cliente pode soar engraçado aos seus ouvidos, no entanto, é a tarefa mais significativa. Do que adianta atrair inúmeros clientes se você não consegue mantê-los?
Quando você consegue transformar seu lead em cliente, uma das tarefas essenciais é cuidar desse cliente. Mostrar o quão importante e especial ele é para a sua marca. Esquecer um cliente pode ser um dos maiores equívocos! E muitas empresas fazem isso.
Por isso, investir no inbound marketing é um grande diferencial se você quer fazer sua marca crescer e impactar os clientes.
O marketing de entrada se preocupa com a criação relevante de conteúdo. Encantar as pessoas por meio de um conteúdo pensado para ela.
Das ferramentas mais importantes para usar nessa etapa:
- criação de ofertas e produtos exclusivos, como descontos e “mimos”
- redes sociais (comunicar-se com ele através de Instagram, Facebook) e
- e-mail marketing.
Dicas de formatos de conteúdo para você já dar início ao seu negócio
Dica 1: crie um blog
O blog é o canal mais confiável para o seu visitante. É a partir do blog que o cliente conhecerá sua marca e entrará em contato com você.
Criar um blog é a sua possibilidade de deixar a essência da sua marca, sem ter medo de perder seu conteúdo. Nada mais chato do que depender totalmente da plataforma de outros para promover sua marca.
Não é somente sobre sua empresa. O blog servirá para responder às dúvidas mais pertinentes de seus clientes. Como também, servirá de plataforma para os seus conteúdos e produtos.
O blog é a porta de entrada para a sua marca. Por isso, mantenha seu blog sempre atualizado. Poste conteúdos de qualidade com frequência. Quanto mais acessível for os seus conteúdos e quanto maior for a frequência de suas postagens, melhor!
Dica 2: trabalhe com infográficos
Nem sempre as pessoas estão dispostas, com ânimo de ler uma página de conteúdo escrito. E tá tudo bem! Boa parte da estratégia do encantamento no marketing de entrada consiste em combinar o conteúdo escrito com conteúdo visual.
Você pode oferecer dados detalhados e visualmente bonitos ao seu potencial cliente por meio de infográficos.
Através de gráficos esteticamente belos, você também consegue compartilhar com seu lead informações valiosas e de qualidade.
Por exemplo: você é um empreendedor que trabalha com conteúdo de sustentabilidade, meio-ambiente, reciclagem e quer rapidamente oferecer uma informação de qualidade.
Dica 3: traga um estudo de caso
O estudo de caso é um exemplo de situação que você trará ao seu potencial cliente para que confie mais na sua marca. Não basta apenas ter bons conteúdos. Todos nós sabemos que exemplos reais nos confere mais segurança.
Sigamos com o exemplo anterior.
Sua marca que trabalha com sustentabilidade traz um exemplo de uma situação: um cliente que estava procurando conteúdos sobre trabalho sustentável, produtos e consumo sustentável. Ele encontra sua empresa e vê a quantidade de serviços oferecidos para quem se interessa por temáticas sustentáveis.
Sua marca cumpriu a missão mais importante. Ajudar o cliente a solucionar o problema dele.
Esses tipos de estudo de caso ajudam a criar maior credibilidade e confiança do cliente para com sua empresa.
Dica 4: crie conteúdos em vídeos
Conteúdos em vídeo são de fácil engajamento. São envolventes e cheios de conteúdo. Qualquer pessoa conectada nas redes percebe o crescente desenvolvimento das plataformas de vídeo.
Conteúdo em vídeo é o formato mais acessado pelas pessoas nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Fazer vídeo funciona!
No entanto, não estenda demais seus vídeos. Ao passo que conteúdos escritos longos são ótimos e ricos em qualidade de informação. Criar conteúdos em vídeos é mais atraente quando curtos. Fique atento a forma de conteúdo consumida pelos seus clientes nas redes sociais.
Em média não passa de dois minutos o tempo de duração desses vídeos.
A estratégia aqui é adaptar seu conteúdo para diversos formatos. O perfil do seu potencial cliente pode ter em comum o interesse pelo seu conteúdo. No entanto, a forma como as diferentes personas irão consumir nem sempre é igual.
Não tenha medo de criar seu negócio. Respire com calma, estude os métodos e leve toda sua criatividade para a criação de um bom conteúdo!
O marketing de entrada visa encantar as pessoas. Fazendo um marketing atraente, bem direcionado e saudável.
Agora que você conhece um pouco mais das estratégias para atrair clientes com inbound marketing, que tal conhecer a comunidade Awalé. Saiba mais sobre nossa comunidade!
Texto escrito por:
Wandersa Martins
Estudante de letras – coreano – pela Universidade de São Paulo. Ao longo da
graduação me descobri no campo das artes visuais e plásticas. Essa
descoberta vem se construindo junto a minha identidade como mulher negra.
Atualmente um dos meus maiores interesses é descobrir mais sobre as pretas
mulheres artistas no Brasil e poder escrever sobre elas e produzir no campo
das artes. A SEO com a Awalé entra em minha vida para aprender mais sobre
esse escrever no mercado e como produzir sem deixar minha criatividade de
lado.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.