Marketing Digital para iniciantes: o que você precisa saber para começar

Se você está estudando e se interessa por marketing, está no lugar certo. Neste artigo vamos tratar do Marketing Digital para iniciantes. Afinal, o que é isso? Como aplicar? Por onde começar? Essas são perguntas frequentes para quem deseja entrar nesse mundo.

Antes de acabar com as dúvidas, confira alguns dados da Amazon to Zoom, referentes ao ano de 2021, e que você precisa saber:

  • 5 bilhões de usuários da internet;
  • 6 milhões de pessoas compram online;
  • 65 mil fotos compartilhadas no Instagram;
  • 167 milhões de vídeos disponíveis no TikTok, prontos para serem assistidos.

 

Agora, você consegue compreender o quanto os meios digitais são importantes para movimentar qualquer empresa? Seja o desenvolvimento de um negócio de alimentação ou uma marca de artigos do vestuário.

Marketing Digital nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizadas na internet pelas empresas e marcas para atrair e garantir a permanência dos clientes. Neste post você vai descobrir os 7 passos mais importantes para ingressar nesse mundo!

Por que ingressar no Marketing Digital?

Muitos são os motivos para se inserir no marketing digital e dentre eles é possível citar a possibilidade de mensurar todas as variáveis: número de clientes, quantidade de vezes que sua página foi visitada, comentários realizados.

O investimento é infinitamente menor, mesmo que você tenha que pagar para ter seu produto ou marca anunciada. Além de alcançar o público específico que você deseja para seu negócio.

Com tantas informações à disposição, a velocidade com que você obtém os resultados é muito alta. Assim, você também pode tomar decisões ainda mais rápido.

E tantas informações com tamanha velocidade podem fazer essa ferramenta parecer um “bicho de sete cabeças”, mas vamos desvendar cada uma delas!

Aliás, você já ouviu falar do Teju Jagua? Essa figura da mitologia guarani, com sete cabeças aparenta ser terrível, mas não se engane, é um ser totalmente inofensivo, assim como o marketing digital para iniciantes!

7 dicas de Marketing Digital para iniciantes

1. Busque conhecimento

São muitas as possibilidades de trabalhar nesse meio. Desde a produção de conteúdo com base em regras de SEO, e-mail mkt, redes sociais, gestor de tráfego de mídia paga, analista de conteúdo, etc. Ou seja, são várias opções e para você se encontrar, é necessário entender cada uma à fundo.

Assim, você poderá escolher a opção que mais combina com você e qual será desempenhada com maior habilidade. Entenda aqui se a produção de conteúdo é para você!

2. Conheça as principais ferramentas e a linguagem

Você não precisa ser nenhum expert em programação e linguagem digital, mas é importante conhecer o básico para transitar neste mercado. Saber conceitos de uma determinada área auxilia na compreensão do modo como tudo funciona.

Além da linguagem específica da área, é recomendado ter noções de inglês, para ter acesso a diferentes materiais e oportunidades.

3. Atualize-se constantemente

Conhecer dados estatísticos. Buscar informações dos concorrentes, cursos de aperfeiçoamento, ferramentas digitais e outras formas de conhecimento, são passos essenciais para um bom profissional de Marketing Digital.

Afinal, sempre é possível aprender, como a Wandersa Martins em seu artigo Redatora freelancer: 3 coisas que aprendi trabalhando com redação.

4. Fique atenta ao mundo ao seu redor

Com a velocidade que o mercado se transforma hoje, não só nessa área, mas em todas as outras, é necessário estar sempre buscando novas ideias e aprendizados sobre o conteúdo específico do Marketing Digital e o nicho de negócio ao qual você deseja trabalhar, mas também sobre o que está acontecendo no mundo.

  • Quais são as novidades no mercado?
  • Como os digitais influencers estão expondo os produtos?
  • Quais os acontecimentos viralizaram e estão recebendo mais atenção das pessoas? E quais não estão?

5. Seja curiosa

Se você chegou até aqui é porque não lhe falta curiosidade. E essa é uma característica essencial para quem deseja ser um profissional desse segmento, e é indispensável para quem deseja permanecer no mercado. Como as mudanças acontecem continuamente, você estará em um lugar de destaque.

Não basta apenas saber sobre as técnicas e ferramentas, é preciso ter vontade de saber cada dia mais.

6. Faça networking

Uma boa rede de contatos pode ser crucial para traçar o melhor caminho a ser trilhado pelo profissional de marketing. Conhecer outros profissionais, estabelecer contatos e estar na rede te proporciona oportunidades não só de novos negócios, mas também de ingressar em cursos e novidades da área que são constantes.

7. Mantenha o currículo atualizado

Manter um bom currículo exige produção e aprimoramento constante. Você pode recorrer ao LinkedIn, que é uma plataforma que tanto será importante para a construção de uma rede de contatos, como para manter seu portfólio atualizado.

Vamos dar o primeiro passo?

Após todas essas dicas, é possível iniciar os estudos e começar a utilizar as ferramentas e estratégias de marketing digital!

Se você está iniciando um negócio e deseja entender melhor o marketing digital para iniciantes, no artigo: Marketing de entrada: como criar estratégias para atrair clientes você pode se ambientar com estratégias para atrair clientes.

Ainda ficou com dúvidas? Continuem nos acompanhando e aproveite para ler um pouco sobre Administração de tempo para redatoras: 5 dicas para ser produtiva, e entenda como é possível otimizar seu tempo e se dedicar mais à sua formação como profissional do Marketing Digital.

São muitas informações, mas não é nenhum Teju Jagua, não é mesmo?

Texto escrito por Fernanda de Maoraes – Turma 3  

Uma mulher negra, feminista, mãe e apoiadora da causa animal, nascida e ainda moradora da cidade de Ilhéus-Bahia. Economista e consultora por formação. Administradora do perfil no Instagram “Primeira Impressão”. Produz conteúdo literário diariamente. Já escreveu artigos para o site Baobabe e participou com um conto no e-book “Um conto de tudo”. Demorou para descobrir toda força que havia nela, agora ainda frágil, luta.

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