O que é marketing social e como fazer da forma correta

Antes de entrarmos no conceito da estratégia de marketing social, é importante entender o que é marketing.
O marketing é um conjunto de ações cujo objetivo é garantir visibilidade de uma empresa, marca, produto ou serviço. A palavra vem do inglês ”Market”, que significa “mercado”. O verbo ”To Marketing” é entendido como “comercializar”.

Então, fazer marketing é comercializar de acordo com as necessidades do público para o qual se quer vender. É a partir daí que são definidas ações, que variam segundo os objetivos e também conforme as características das pessoas que se pretende atingir.

As formas de usar o marketing evoluíram e há uma grande necessidade de buscar explorar outras estratégias para alcançar o público desejado.

E o marketing social, o que é?

O conceito do marketing social nasceu na década de 1970, quando Gerald Zaltman e Philip Kotler perceberam que, além de comercializar bens, o marketing tem um objetivo de difundir comportamentos, atitudes e ideais de vida.
Apesar disso, somente em 1971 foi que eles aceitaram o conceito dessa descoberta como sendo o chamado marketing social.

Só para ter uma ideia, o marketing social é tão importante para as pessoas que, o estudo RSC da Cone Communications de 2017, já apontava que 87% dos clientes dos EUA estavam dispostos a adquirir produtos de instituições empresariais que tivessem causas sociais equivalentes ao seu gosto particular.

As principais abordagens do marketing social são campanhas que abordam saúde pública, transportes, trabalho, educação, moradia e nutrição.

E como colocar em prática?

Além de saber o que é marketing social é preciso pensar em uma boa estratégia para esse tipo de comunicação. Há alguns elementos considerados essenciais para que as campanhas de marketing social atinjam seu objetivo, são eles:

  • É necessário demonstrar que a marca realmente provoca mudanças reais em algum setor social. E, para que a ação gere efeito no público, é necessário investimento, mesmo não tendo como finalidade gerar lucros.
  • Sua campanha de marketing social também precisa ser de grande relevância para o público e ir de acordo com os valores da empresa.
  • Para criar uma campanha de marketing social é preciso ter as metas bem definidas, os objetivos traçados, avaliações quantitativas e qualitativas, tecnologias que atendam os fins e segmentos específicos, bem como maneiras otimizadas de mensurar os resultados.
  • O principal benefício desse tipo de marketing é a geração de um valor diferencial para a marca e uma vantagem competitiva para ela.

O que pensar quando criar uma campanha de marketing social?

Para estruturar uma campanha de marketing social, alguns elementos importantes devem ser levados em consideração.

1- Público alvo
Toda estratégia de marketing deve ser direcionada ao que seu público quer comprar/consumir. E para identificar e segmentar o público-alvo ideal, você pode realizar pesquisas para entender o mercado, traçar metas e criar um plano de marketing com objetivos bem definidos e fáceis de serem mensurados. A boa notícia é que o meio digital facilitou bastante essa tarefa.

2 – Propósito
As estratégias de marketing devem concordar com os valores da empresa e com o objetivo da campanha. Então, defina o propósito conforme essas variáveis e mapeie as causas sociais que, de algum modo, se relacionam com os valores identificados.

É claro que qualquer ajuda é bem-vinda para todas as causas, mas a sua empresa provavelmente se identifica mais com umas do que com outras.

Portanto, procure definir causas que tenham a ver com a missão, os princípios e público-alvo da sua empresa. Isso porque o maior desafio do marketing social é justamente encontrar valores em comum entre empresa e cliente para depois achar uma causa que seja relevante para essa pessoa e coerente com o negócio.

Depois da causa escolhida, decida a forma como a sua empresa irá trabalhar para ser promotora de mudança na prática.

Tipos de marketing social

  • Marketing de relacionamento com base em ações sociais: busca aproximar o público e a empresa, fazendo uso da equipe de vendas para guiar os clientes como usuários de serviços sociais.
  • Marketing de promoção social do produto e da marca: o foco desse tipo de marketing é a geração de valor para o negócio. Normalmente, é adotado pela empresa que utiliza o nome de uma entidade, por exemplo.
  • Marketing de patrocínio dos projetos sociais: nessa modalidade, o patrocínio pode ser tanto a terceiros quanto próprio, no qual projetos são criados e implementados com os recursos da empresa.

No marketing social, o foco são as pessoas e quando a empresa quer realmente surtir efeito nas pessoas, uma mudança em seu comportamento através do seu negócio, é preciso investimento.

A busca é por criar uma associação na mente dos consumidores de que a marca realmente promove mudanças e merece seu valor.

Exemplos de empresas que realizam o marketing social

Criança Esperança – Rede Globo

O projeto de doações ao Nordeste iniciado pelo ator Renato Aragão acabou virando tempos depois em um dos maiores exemplos de marketing social do país.

A Rede Globo se uniu à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e juntas lançaram o Criança Esperança.

Fora os resultados sociais, a rede de televisão aberta associou a sua marca a uma causa relevante, com metas objetivas que envolvem diretamente quem assiste.

Teleton – SBT

Com uma dinâmica parecida com o evento da Rede Globo, o Teleton é uma ação beneficente realizada anualmente pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT.

Papai Noel – Correios

A campanha Papai Noel dos Correios já é uma tradição no Brasil há mais de 20 anos. A iniciativa reúne esforços em prol das crianças em situação de vulnerabilidade social.

A ideia é simples, mas bem genial: os pequenos enviam cartas ao “papai noel” e pessoas escolhem essas cartas para presenteá-los no dia 25 de dezembro.

Dessa forma, a campanha não só incentiva o hábito da escrita, como também cumpre o dever social da instituição, preservando a cidadania e a solidariedade.

McDia Feliz, do McDonald’s

A gigante McDonald ‘s é a idealizadora de uma das campanhas de marketing social mais conhecida do mundo.
O evento comunitário McDia Feliz acontece em mais de 20 países, sempre realizado no último sábado de agosto.

Nele, toda a renda obtida na venda do clássico Big Mac naquele dia é direcionada para instituições de combate ao câncer infanto-juvenil.

Por que o marketing social funciona?

Vale lembrar que, quando bem executado, o marketing social tem o poder de transformar seus consumidores em verdadeiros embaixadores da sua marca.

Quando a sua empresa desenvolve boas campanhas voltadas para o bem social, é natural que sua marca ganhe clientes fiéis, que por consequência gostarão da sua atitude perante a sociedade.

Portanto, as instituições podem aproveitar as causas sociais para estreitar a relação com seus consumidores, dado que, além de promover a marca, ainda colaboram de fato para as mudanças da sociedade.

Texto escrito por Jaice Balduino – Turma 3

Jaice tem 26 anos, é jornalista, faz MBA em Marketing e Redes Sociais, é produtora de conteúdo digital de forma independente e sub editora digital na Revista Raça. Jaice se comunica de várias formas, tanto que transformou seu Instagram em um perfil de dicas, você pode conhecer um pouco melhor sobre ela no seu perfil @dicasdajaice.

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