O estudo “Síntese de Indicadores Sociais 2023“, voltado para a análise das desigualdades sociais no Brasil, revelou um dado que nos faz refletir: 2,5 milhões de mulheres estão fora do mercado de trabalho formal porque precisam se dedicar aos cuidados com outras pessoas e às tarefas domésticas, reflexo das dificuldades da maternidade e carreira.
Como mães, muitas de nós já vivemos essa realidade. Equilibrar a vida profissional e a maternidade parece uma tarefa impossível. Mas será que a tecnologia pode ser uma aliada nessa jornada?
Quem nunca se viu sufocada pela sobrecarga de papéis? A maternidade traz um amor indescritível, mas também uma carga imensa de responsabilidades.
Gerenciar horários, compromissos, educação dos filhos e, ao mesmo tempo, manter o foco na carreira é um dos maiores desafios que nós, mães, enfrentamos. E, em meio a isso, quantas vezes nos sentimos solitárias ou impotentes?
A Inteligência Artificial pode transformar a rotina e aliviar a sobrecarga?
A tecnologia tem sido uma grande aliada para aliviar essa sensação. Ferramentas digitais, aplicativos de organização e até mesmo redes sociais nos ajudam a gerenciar a rotina e encontrar apoio emocional. Mas a tecnologia vai além, especialmente quando falamos de inteligência artificial (IA). E eu posso dizer que ela já me salvou em momentos críticos.
Lembro de uma noite em que o cansaço me consumia. Depois de um dia agitado, tudo que eu queria era cair na cama e descansar para enfrentar mais um dia de trabalho e estudos, num dia que também seria de mentoria na Awalé. À 1h da manhã, meu filho começou com uma tosse insistente. Depois de várias tentativas de acalmá-lo, sem sucesso, eu me senti completamente esgotada. Foi então que me ocorreu: “O chat GPT!”. Em um momento de emergência, digitei o prompt mais simples que pude pensar e, em segundos, recebi uma lista de soluções. A primeira recomendação foi um alívio imediato: colocar toalhas embaixo do travesseiro para elevar levemente a cabeça do meu filho. Em minutos, ele finalmente relaxou e dormiu tranquilo. Aquela noite, que parecia interminável, foi transformada graças à IA.
Esse episódio foi apenas um exemplo de como a tecnologia, e mais especificamente a inteligência artificial, pode impactar positivamente não só nossa vida profissional, mas também a maternidade.
Imagine o poder de ter acesso a soluções rápidas e práticas em momentos de necessidade, desde questões relacionadas à saúde dos filhos até a organização de compromissos diários. A IA, que já tem sido amplamente utilizada em campos como gestão de negócios e marketing, também está se tornando cada vez mais relevante no cotidiano das mães.
Profissionalmente, a IA é uma ferramenta poderosa. Desde otimizar processos até ajudar na criação de estratégias de conteúdo – algo que, inclusive, venho me dedicando cada vez mais. Integrar inteligência artificial de forma estratégica ao meu trabalho tem me permitido encontrar novas maneiras de ser mais eficiente e criativa, economizando tempo que posso dedicar à minha família.
Quando a tecnologia ajuda a equilibrar maternidade e carreira
A verdade é que a tecnologia, quando bem utilizada, pode ser uma extensão de nós mesmas, potencializando nossa capacidade de cuidar, trabalhar e realizar sonhos. Ela não substitui nossa presença, mas nos auxilia a sermos mães e profissionais mais conectadas e eficazes. A inteligência artificial, em especial, é uma ferramenta que veio para transformar a forma como navegamos pela complexa jornada da maternidade e carreira.
Olhando para o futuro, vejo que a tecnologia nos oferece mais do que apenas conveniência, ela abre novas portas para sermos mulheres mais livres, com mais autonomia para definir nossos próprios caminhos. Se abraçarmos essas inovações com o olhar atento e estratégico, a maternidade e a carreira não precisam mais ser caminhos tão excludentes. Afinal, com o apoio certo, tudo se torna possível.
Mãe de dois e carioca da zona norte, é bacharel em Jornalismo e pós graduanda em marketing estratégico digital. Possui quase cinco anos de atuação com redação e marketing de conteúdo. Com passagem por agências de publicidade, trabalhou com clientes dos mais variados segmentos. Sua expertise se destaca no campo do conteúdo B2B e tecnologia. Acredita nas palavras como pontes para criar conexões e soluções significativas.