Meta descrição: entenda o que é e conheça alguns exemplos

meta descrição

Muitas vezes, ao receber o briefing para a escrita de um artigo, vemos um pequeno espaço em branco para inserir a meta description ou, em português, meta descrição.

Para quem está começando a trabalhar como redatora freelancer, talvez o termo assuste. Por isso, se você se deparou com ele e correu para as buscas do Google tentando entender do que se trata, estamos aqui para ajudar.

Neste artigo, você vai entender o que é e como criar uma meta descrição atrativa para os textos que você escreve. Preparada? Continue conosco nessa leitura e saiba mais!

O que é meta descrição?

A maioria dos passos que damos na internet parecem tão instintivos que passam despercebidos por nós. Ou seja, nem parece haver uma série de estímulos e ferramentas usadas para chamar nossa atenção e direcionar a navegação.

Todos que usam o meio digital para pesquisas já viram uma meta descrição na hora de decidir em qual link clicar ao iniciar uma busca.

Assim, a meta descrição é uma estratégia de grande importância porque ela é um dos elementos que vai convencer o usuário a clicar na sua página. Mas, como assim?

Ela é basicamente o pequeno texto que aparece logo abaixo do título e do link de um artigo. Ou seja, é o resumo do conteúdo que o visitante vai encontrar ao clicar naquele link.

exemplo de meta descrição

Em um pequeno espaço de no máximo 155 caracteres, você precisa convencer o usuário de que o conteúdo presente naquela página é relevante e fazê-lo entrar no seu site.

Desse modo, o principal objetivo dessa estratégia é persuadir a pessoa a clicar no seu site.

A importância meta descrição numa estratégia de SEO

As estratégias de SEO têm o objetivo de impulsionar o desempenho de um conteúdo e ajudar no ranqueamento do Google. Utilizando bem esse recurso, você vai conseguir atrair mais tráfego para o seu site.

A meta descrição conta como fator específico de ranqueamento, mas sua relevância não diminui por causa disso.

Afinal, a meta descrição é uma forma de chamar a atenção do usuário antes dele entrar no seu site. Ou seja, ela entra como um fator dentro da experiência do usuário. E esse, sim, é um fator de extrema importância para mecanismos de busca, como o Google.

Ela ajuda a se conectar com a pessoa e atrair o interesse dela sobre o conteúdo da sua página mesmo antes do acesso à página.

Mas, é necessário ficar atenta às configurações do seu site para que ela seja exibida de forma adequada na página de resultados de buscas. Já que se seu site não estiver devidamente configurado, pode acontecer de o próprio buscador escolher algum trecho do conteúdo e exibir como resumo.

Como fazer essa configuração?

A meta descrição pode ser utilizada com o seguinte código:

<meta name=”description” content=”Aqui vai o texto-resumo que sua empresa quer passar“>.

Mas, se você utiliza plataformas como o WordPress existem também alguns plug-ins que podem ajudar na edição, como o Yoast SEO. Aliás, se você quer saber mais sobre WordPress, a dica para aprimorar seus conhecimentos é o Curso Gratuito de WordPress.

Agora que você já sabe o que é e qual sua importância, siga conosco e aprenda como fazer uma meta descrição atrativa e efetiva.

Como fazer uma meta descrição atrativa

Seja objetiva (cuidado com o tamanho)

É indispensável que a meta descrição seja objetiva. Use-a para falar de forma clara e objetiva sobre o que se trata aquele conteúdo. É recomendável que a meta description tenha entre 155 e 160 caracteres.

Mas, tenha cuidado com o tamanho, ok? Descrições curtas demais também não costumam trazer bons resultados. Então, é importante ser razoável e encontrar a medida. Algumas pessoas indicam 130 caracteres como o tamanho ideal.

Seja honesta

Diga exatamente do que se trata aquele conteúdo, sem promessas que não será capaz de cumprir.

Não tente convencer o usuário de que todas as soluções para o problema dele estão naquele post. Afinal, isso pode causar resultados muito negativos. Lembre-se que o clique é importante, mas não é apenas ele que irá ajudar no ranqueamento do conteúdo.

Então, não adianta o leitor clicar no site com uma expectativa e ao abrir o link não encontrar o prometido. Honestidade também é  uma ferramenta de engajamento e atração.

Use CTA (Call-To-Action)

As call-to-actions ou chamadas para a ação, são uma ótima maneira de persuadir a pessoa usuária a fazer o que você espera dela.  Elas definem a ação que você quer que ela tome.

Exemplos de CTAs são:

  • Clique no link e saiba mais;
  • Compre agora!;
  • Aprenda conosco.
  • Baixe aqui!

Além disso, você pode utilizar gatilhos mentais e tornar sua meta descrição ainda mais atrativa.

Use a palavra-chave

A palavra-chave é uma das informações mais importantes na hora de produzir um artigo. É através dela que você vai estruturar todo o seu texto, desde o título aos textos âncoras.

Além isso, elas são de extrema importância para o ranqueamento do texto, já que é a palavra-chave que vai dizer para o Google do que se trata aquele conteúdo.

Mas, saiba dosar, ok? Não adianta querer usar a palavra-chave inúmeras vezes dentro de um texto de no máximo 160 caracteres. Por isso, nesse caso, uma vez só é suficiente.

O que não se deve fazer ao elaborar uma meta descrição:

  • escrever meta descriptions longas ou curtas demais;
  • deixar de explicar do que se trata o texto;
  • prometer o que não vai cumprir.

Veja alguns exemplos e se inspire

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