Você criou um blog e não sabe como começar? Aprenda algumas dicas para tirar de vez suas ideias do papel.
A escrita une gerações. Talvez seja uma das mais importantes formas de expressão humana, depois da fala. Ela pode ser descrita em vários formatos, um deles é o post de blogs na internet. Neste artigo, vamos explicar o que é um post e como produzi-lo.
Mesmo com uma escrita que envolve a criatividade, escrever para blogs requer algumas técnicas e modelos de escrita distintos. Para alguns, algo muito fácil de ser realizado, para outros pode ser um desafio.
Pensando nisso, vamos explicar as diferenças da escrita para blogs e trazer algumas dicas para quem quer aprender essa arte que conecta pessoas ao longo dos séculos.
1 → O que é um post de blog e como começar a escrever?
O blog é uma plataforma na internet para publicação de blogs posts, ou seja, um site para publicação de diversos conteúdos textuais ou até em vídeos.
A ideia de blog surgiu em 1997 com o termo weblog, menção do editor Jorn Barger. Depois surgiram várias plataformas já nos anos 2000 para alocar os conteúdos produzidos por diversos escritores.
Podiam ser conteúdos pessoais, corriqueiros do dia a dia, notícias e inclusive para contar histórias e fatos de uma empresa ou negócio.
Ter um blog passou também a ser um dos critérios para que sua empresa ganhe mais autoridade na internet e esteja melhor ranqueada nas pesquisas virtuais.
Quanto mais você divulga seus conteúdos, mais chance de seu público ser atingido com propostas de valor do seu trabalho e você ganhar autoridade no mercado.
Mas, que tipos de conteúdos eu posso publicar em um blog? Abaixo descubra o que é um post de blog e algumas ideias de conteúdos.
2 → Tipos de posts para blogs
O que é um post para blog? Em primeiro lugar, um post pode ser qualquer tipo de conteúdo que você imaginou. Como assim, eu posso criar qualquer material e jogar na internet? Opa, vamos aos detalhes, para ficarmos mais alinhados.
Antes de pensar em um tipo de conteúdo para o seu blog, você tem que entender com quem está falando e para isso é importante conhecer seu público, personas e tom de voz.
Feito isso, trace quais conteúdos seu público gostaria de receber. Você pode ir testando para ver como está sendo a receptividade dos seus posts. Existem vários tipos de posts de conteúdos mais educativos, cases de sucesso, notícias, dentre outros.
Quer conhecer cada um deles? Abaixo conheça algumas ideias de posts para seu blog:
2.1 Posts educativos
Você pode trazer conteúdos que expliquem determinado assunto, com materiais educativos e que traduzam o seu negócio.
Invista em materiais que solucionem as principais dúvidas dos seus clientes, assim você estará criando interesse pela sua marca.
Um exemplo, são os posts “Como fazer tal coisa”, “5 dicas para você escrever melhor…”, dentre outros. São materiais que enriquecem o conhecimento do cliente.
Este blog post da empresa Simples Dental é um exemplo de texto educativo “7 melhores softwares odontológicos para gestão de clínicas”. Nele, você encontra dicas para começar a ser mais digital na Odontologia.
Outro exemplo de formato de post educativo é o 5 benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas + cases para você se inspirar, da Resultado Digitais. Seu principal objetivo é educar através dos benefícios da área do Marketing, ou seja, a partir de uma solução para os leitores.
2.2 Notícias
Outro tipo de post são as notícias. Nelas, você pode contar fatos, trazer informações importantes para o seu público.
Esse tipo de conteúdo pode estar em blogs de notícias (de influencers), como também em blogs de empresas. É super importante manter seu público informado de novidades, como você está na mídia, lançamentos de produtos, etc.
2.3 Cases de sucesso
Com Cases de sucesso você pode investir em contar histórias de uma forma mais literária, menos presa a formatos fechados.
Use da sua criatividade para contar como alguma personalidade, cliente ou até mesmo o dono da empresa conseguiu realizar sonhos e alcançar resultados.
É uma forma de construir uma relação verdadeira com o cliente ou público que ler, para que ele queira fazer parte também da história da empresa.
E isso pode acontecer: assinando planos do negócio; melhorando com dicas e trajetória do personagem contado; ou apaixonando-se pelo seu ramo no mercado.
2.4 Guias
Os Guias são um pouquinho diferentes dos textos educativos em tamanho de palavras. Ele é um conteúdo completo, mais conhecido como pilarpad, que vai trazer todas as respostas que seu público procura sobre determinado assunto.
Para preparar esse post, saiba responder as dúvidas: O que é; Quando fazer; Por que fazer; Como fazer; Onde fazer.
Um exemplo de Guia é este “Como montar um consultório odontológico” da Simples Dental. Com ele é possível encontrar o passo a passo para quem estar começando a carreira de Odontólogo e precisa abrir um consultório.
Outras ideias de conteúdo em formato de guias você pode encontrar no post Como fazer Email Marketing: Guia Definitivo + Planilha da Resultados Digitais.
Ele é um guia bem completo com os passos a passos para você fazer não ter mais dúvidas de como um conteúdo de E-mail Marketing.
2.5 Infográficos
Um infográfico auxilia a visualizar e responder dúvidas dos clientes. É uma excelente forma de você abusar da criatividade e ser um conteúdo educativo a mais para auxiliar as pessoas.
Ele ainda ajuda seu blog a captar leads, por isso aproveite para inserir neles backlinks para gerar engajamento e oportunidades.
Gostou dos tipos de posts para blogs? Além dos conteúdos citados, você pode criar posts de tutoriais em vídeo, vídeos de entrevistas, materiais ricos como books, e muito mais.
Na Resultados Digitais, artigo 31 tipos de post que você pode produzir para seu blog, você também pode conhecer outras ideias de materiais para criar e esclarecer suas dúvidas sobre o que é um post para blog.
3 → Dicas para quem quer começar
Se você ainda não sabe como começar, o primeiro passo é dar ponto de partida. Para isso, crie um hábito de leitura de blogs que você acredita ser inspirações para seu negócio.
Outra dica aliada a leitura de blogs, é ler livros de outros escritores, leia o que mais te chama atenção e teste sua forma de transformar ideias em palavras. Fazendo isso, você conseguirá abrir seu horizonte de escrita. Além de ampliar conhecimento em outras áreas, como a literária.
Estude sobre técnicas de escrita para blogs. Apesar dos posts serem uma oportunidade de criatividade, eles também são objeto de autoridade para seu negócio.
Por isso aprenda sobre técnicas de SEO, uso de ferramentas para otimização para blogs, palavras-chaves e etc. Assim, você cria um conteúdo educativo, bem escrito e ainda fácil de ser encontrado nos mecanismos de pesquisa.
Tudo que queremos é ser lidos. Se é para estar na internet precisa ser relevante para quem ler e bem estruturado para ranquear sua empresa.
Gostou deste post? Deixe seu comentário e dê sugestões para trazermos mais ideias de conteúdo na Awalé.
Texto por Suelen Rocha – turma 3
Sou paraense e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Eu gosto de natureza, cheiro do campo, um bom café, ler romances e de traduzir a arte em forma de palavras ou de uma boa prosa.
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.