Ócio criativo: saiba como aprender a descansar para trabalhar melhor

Você começou o trabalho como redatora e não está conseguindo organizar seu tempo livre? Ou já  parou algumas vezes em frente ao computador sem saber por onde começar?

Aposto que você já escutou alguém dizer “estou sem tempo”, quando se refere a horas excessivas de trabalho e pouco tempo para um respiro sem grandes preocupações. O ócio criativo é o grande desafio para as pessoas que querem produzir e, ao mesmo tempo, não abrem mão de se sentirem livres e alegres.

Neste texto, você vai descobrir quais são os caminhos para ser produtivo e relaxar também.

O que é ócio criativo?

O sociólogo italiano Domenico de Masi definiu ócio criativo como: um tempo da rotina reservado para o trabalho, o descanso e o lazer. Segundo ele, a alegria e a satisfação aumentam a capacidade que a pessoa tem de criar e de inventar, dinamizando um maior desempenho em seu horário de trabalho.

Dessa forma, esse tempo é para estar livre de qualquer pressão externa em produzir excessivamente. E separar um momento para seu bem-estar.

 

Por que o ócio criativo é importante?

De Masi defende a ideia de que o ócio criativo é proporcionar ao ser humano formas de equilibrar as sensações mais essenciais da sua vida.

Sendo assim, se nossa sociedade está nessa busca constante por lucro, nada mais compensador que garantir essa produção com algumas horas de estudo e lazer também.

O ócio criativo é a junção desses três pilares: trabalho, estudo e lazer,  evidenciando o sucesso pessoal e profissional dessa pessoa nas suas funções sociais.

 

Home office criativo

Com a pandemia de Covid-19, aumentou muito o número de pessoas que atuam no formato de trabalho remoto, “home office” ou híbrido. Dessa forma, são mais funcionários que exercem suas atividades laborais da sala de sua casa ou do próprio quarto, onde dormem após o expediente.

Sendo assim,  vivenciar  o ócio criativo nesse mesmo espaço de trabalho, estudo e descanso é uma tarefa desafiadora. Porém, há caminhos possíveis para você deixar o seu espaço mais aconchegante e melhor.

Por isso, selecionei 3 caminhos para ajudar você a trilhar o desafio do ócio criativo hoje mesmo, na sua casa.

1. É importante entender que o ócio criativo não será 100% fértil

Acima de tudo, não somos máquinas, somos seres humanos. Somos únicos e singulares, dessa forma temos nosso próprio tempo para organizar ideias e desfrutar de nossas vivências. Até para o ócio criativo precisamos de cautela!

2. Anote para não esquecer 

Antes de mais nada, tenha um caderninho em mãos ou já se prepare para digitar num  bloco de notas do celular as ideias que forem surgindo. Ou seja, não temos controle de qual será o momento exato do ócio criativo que teremos aquele grande sinal ou ideia de projeto. Precisamos estar em alerta!

3. Organize suas pausas

Logo, é necessário que você entenda a importância das pausas. Se estiver escrevendo por muitas horas seguidas na frente do computador, permita-se parar por alguns minutos, beber água, andar pela casa, comer aquele seu doce preferido que nunca pode faltar e respirar profundamente se conectando com seu momento presente.

Lembre-se: precisamos saber a hora de relaxar até no ócio criativo!

 

O ócio criativo para iniciantes

E para você que está iniciando em um desafio profissional e está nessa corrida contra o tempo para mostrar produtividade e acumular resultados, entenda a importância de incluir em sua rotina esse momento de bem-estar.

Desse modo, se você se pergunta como vai fazer para organizar o seu tempo de trabalho, saiba que separar alguns minutos para descanso contribuirá para o seu rendimento, para entregar aquela atividade com a sua melhor performance.

Portanto, o ócio criativo vem com a missão de trazer esse equilíbrio para o cérebro e para todo o nosso corpo.

Quer saber mais como tornar o seu trabalho remoto mais produtivo? Continue acompanhando o blog e as redes sociais da Awalé. Aproveite e leia também o texto: Aplicativo de produtividade: 5 apps para você organizar melhor seu trabalho de freelancer.

Texto escrito por Rafaela Domingues – Turma 3. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!