Persona: o que é e qual a sua importância para as estratégias de Marketing Digital

persona

Quando você pensa no seu público-alvo, fica confusa por achar muito amplo? Você acredita que faltam informações mais específicas? O que você precisa é definir uma persona para seu negócio!

Essa é uma estratégia de Marketing Digital, muito importante para sua empresa. Fazer um conteúdo que atinja um público diverso é um grande desafio para quem produz um blog post, por exemplo. Por isso, entender para quem exatamente se está falando, ajuda a conduzir o material usado para cada tipo de pessoa ou ação. 

Quer saber mais sobre  as vantagens da criação de uma persona? Acompanhe este artigo que vamos mostrar a você!

O que é persona?

A persona representa o seu cliente ideal. Pode-se dizer que é um personagem fictício, mas os dados para chegar nele precisam ser bem reais. Essa representação é baseada em informações que são coletadas a partir da sua base de clientes.

Você deve se perguntar: quem é o público que eu desejo atingir? Quem a  empresa deseja alcançar? Essas são algumas questões que vão ser respondidas para definir sua persona

Para isso, serão coletados dados sobre o comportamento e as características demográficas dos seus clientes. E ainda outros pontos como: profissão, motivações, sonhos, principais desafios, etc.

Para conseguir essas informações faça uma pesquisa de mercado e entre em contato com o seu público-alvo. 

Converse com eles e encontre características em comum entre seus clientes em potencial. Como você pode ver, ter uma base de clientes é a melhor forma de conseguir esses dados. 

Resumidamente, a persona é a criação de um personagem que representa as principais características de seus clientes.

Persona x Público-alvo: qual a diferença?

Caso você já tenha um público-alvo definido, pode ficar em dúvida sobre a diferença com a persona. Muito embora sejam parecidos, não é a mesma coisa. 

O público-alvo foi criado na intenção de segmentar os clientes. Ao invés de tentar atingir todo mundo, passaram a fazer um recorte de idade, gênero, e escolaridade, a fim de obter características mais específicas.

A marca então baseia suas campanhas e estratégias definindo um grupo de pessoas com características em comum. Porém, ainda tinham algumas lacunas que deixavam o grupo muito grande.

Por exemplo:

  • Marca de roupas 1 = jovens entre 16 e 20 anos, estudantes do ensino médio, em preparação para o vestibular, morando com os pais e com renda familiar entre R$5  mil e R$7 mil.
  • Marca de roupas 2 = jovens adultos entre 22 e 28, estudantes universitários, morando sozinhos em cidades universitárias e com renda entre R$2 mil e R$5 mil.

Apesar da segmentação, esses grupos são ainda muito amplos para você oferecer seus produtos e serviços, enquanto a persona tenta ser  mais específica e dentro da realidade. Vamos ver um exemplo no próximo tópico para entender melhor.

Conheça Maria: uma das personas da Awalé

Para entender melhor como funciona, vamos  apresentar a Maria, uma das personas da Awalé.

Maria, uma das personas da Awalé:

Nome: Maria

Idade: 20 a 30 anos

Renda: R$ 2 mil a R$ 5 mil

Cargo: Analista de conteúdo

Formação: Jornalismo, letras, publicidade

Conhecimento em SEO: Sim, básico

Conhecimento em MKT Digital: sim

Sonho: Estabilidade financeira

O que faz nas horas vagas: Ler, assistir série, navega na internet

Objetivo: Se especializar cada vez na área do marketing para conseguir progredir na carreira

Meus problemas: Dificuldade em conciliar agenda para estudar, trabalhar e ter tempo livre de qualidade

Como a empresa pode solucionar meu problema: Mentorias individuais e cursos de capacitação

Quais assuntos se interessa: Política, femininos, projetos antirracistas, transição capilar, arte e literatura

Qual produto consome: Mentorias individuais e cursos avançados para analista de conteúdo, como a análise de dados, por exemplo.

Viu como ficou bem mais específico? Em outras palavras, essa é a ideia ao criar uma persona, conseguir colocar no papel qual é o seu cliente ideal.

E assim, fazer sua produção de conteúdo chegar até seu cliente em potencial, usando assuntos, tom de voz e estratégias baseadas nesse perfil.  

E pode ter muitas outras perguntas, sobretudo se a análise é baseada em tópicos que correspondem com as características da marca. 

Muito embora, nem toda pergunta seja interessante para todos os negócios, como, por exemplo o nível de conhecimento em SEO.

Vantagens de definir uma persona para seu negócio

Muito embora criar uma persona cause uma impressão de que vai dar muito trabalho, na verdade, após definir sua persona ficará mais fácil fazer ações de marketing e vendas.

Quando você conhece melhor o seu público, permite que sua empresa consiga produzir um conteúdo qualificado e atraente para seus clientes em potencial. Quanto mais informações você conseguir, melhor serão os seus resultados.

Confira as vantagens de ter uma persona definida:

  • Entender melhor seu público;
  • Definir o valor do seu produto ou serviço;
  • Utilizar o canal de comunicação que mais trará retorno;
  • Saber o que seu público está buscando;
  • Achar o tom de voz correto para sua marca;
  • Definir sobre quais assuntos escrever;
  • Desenhar estratégias de marketing digital focadas em determinado público;
  • Escolha de palavras-chave estratégicas.

Com o seu personagem definido, todas as suas ações serão baseadas nesse perfil, mas como você pode ver, até o preço é definido de acordo com o seu cliente ideal. Por meio da persona você vai entender se o produto está muito caro, por exemplo. 

Tipos de persona

Como já dissemos, a persona busca o personagem do cliente ideal. E para ser tão específico, não teria apenas um tipo. 

Confira os 3 tipos de persona. Confira cada uma delas!

1. Buyer persona

A principal característica do buyer persona é personificar o seu cliente ideal. Esse é o mais comum e representa o comportamento, os desafios, as necessidades e os objetivos que demonstram o perfil do seu público. 

 2. Audience persona

Essa é a melhor persona para quem está buscando o reconhecimento da marca. Essa diferenciação é feita porque nem sempre sua audiência terá o mesmo perfil do seu consumidor. 

Nesse caso, o objetivo é o engajamento nas redes sociais, com outras marcas, e principalmente com outros usuários. 

3. Brand persona

Você já deve ter visto por aí personagens que representam marcas e empresas, não é mesmo? Então, isso quer dizer brand persona. A representação é da própria marca. 

Aqui o objetivo não é o consumidor, nem a audiência, e sim humanizar sua empresa. Com um perfil que representa a cultura, os valores e a visão da empresa para interagir com o público. 

Um perfil de brand persona muito famoso é a Lu, da loja Magazine Luiza. 

Principais erros que acontecem quando a persona não é bem definida

Assim como acertar no público-alvo é importante para definir quem é o seu cliente, saber definir sua persona é fundamental para alcançar seus objetivos.

Bom, nós já falamos aqui que os dados coletados devem ser reais. E o ideal é que surjam do seu relacionamento com os  clientes e com informações que você conseguiu ao longo do tempo.

Achismos ou impressões

O erro nesse caso, é basear o seu personagem em achismos ou impressões que você tem sobre seus clientes. Essa é uma armadilha que deve ser evitada. Pois você pode chegar a uma persona fora daquilo que é realmente ideal para o seu negócio. 

Isso vai te fazer gastar dinheiro e energia da maneira errada. Vale mais gastar um tempinho nesse processo e chegar ao personagem mais real possível!

Fuja de preconceitos e estereótipos

As personas precisam ser criadas com base em pesquisas de fontes confiáveis. Isso é importante para fugir de preconceitos e estereótipos que podem atrapalhar sua marca de chegar em quem realmente se interessa por ela. 

Com informações equivocadas todos os seus esforços podem ser em vão. Já que você estará “falando com as paredes” e não com o seu cliente em potencial. 

Ao invés de fazer sua campanha para um público segmentado e que pode se interessar pelo seu produto, você vai falar com qualquer um, ou um perfil bem diferente do que sua marca precisa. 

Existem muitas empresas de pesquisa sérias que podem  ajudar na coleta de dados, como o IBGE, por exemplo. E tem ainda, universidades, institutos de pesquisa renomados, sem falar no seu próprio banco de dados. 

E tem também as pautas de diversidade e inclusão, fazer uma persona baseada em opinião, pode levar a questões mais sérias como racismo, machismo, homofobia, etc. 

Assim, você pode estar excluindo uma parcela da população que pode ter interesse no seu trabalho, mas que não será alcançado porque você não está falando com eles. 

Como criar conteúdo baseado na sua persona?

Depois de entender melhor a importância de definir um personagem como cliente ideal, vamos falar um pouco sobre a produção de conteúdo. 

Crie suas ações de marketing tendo sempre como base a ideia de que, sua persona será usada como guia para todas as suas decisões.

Considere as dúvidas, vontades, necessidades e demais questões dos seus clientes em cada etapa da jornada de compra. 

O funil de vendas precisa ser alinhado em todo esse processo e o conteúdo deve ser adequado para cada etapa do funil. 

Para usar a persona de maneira efetiva na produção do seu conteúdo, é necessário que você entenda o que fazer em cada etapa, pensando em estratégias para redes sociais, blog post, newsletter, e-books, webinars e demais materiais diferenças para topo, meio e fundo de funil. 

Assim, sua criação de conteúdo chega mais próxima do seu público e você consegue falar a língua dele. Com isso sua empresa vai conseguir estabelecer uma conexão maior com seus clientes em busca do seu objetivo principal que é vender seu produto ou serviço.

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