Já experimentou realizar uma pesquisa por voz do seu smartphone ou computador? Muito prática e mais comum a cada dia, segundo pesquisa da Global Wel Index, uma em cada cinco pessoas adultas realiza uma pesquisa por voz pelo menos uma vez no mês. Além disso, de acordo com levantamento da State of Search Brasil 2, a busca por voz em smartphones cresceu 25% em 2021. A busca em texto ainda prevalece, mas a pesquisa por voz vem ganhando mais espaço.
Não à toa, já que a inteligência artificial está cada vez mais eficiente e os assistentes de voz mais acessíveis e usados no Brasil.
Mas e para quem produz conteúdo, há muita diferença?
No post de hoje você entenderá o que é a pesquisa por voz e como ela funciona. Vai conhecer as relações existentes com a produção de conteúdo para a internet e como essa tendência pode afetar seu planejamento SEO.
O que é pesquisa por voz e como usar?
A pesquisa por voz é um recurso de busca no qual é utilizado um comando de voz, para encontrar na internet o que você quer saber. Simples assim!
E mais, as empresas estão personalizando produtos e serviços para acompanharem essa tendência. Se esse modo de busca manter os índices de crescimento, então smartphones, tablets e assistentes ativados por voz, utilizarão ainda mais recursos que facilitem a pesquisa de usuários do mundo todo.
Afinal, outro lado positivo da pesquisa por voz é a acessibilidade, visto que mesmo pessoas cegas ou que não sabem ler ou escrever, podem fazer buscas na internet usando a fala.
Para a Amazon, a pesquisa por voz inicia com “Alexa”. O Google, utiliza o próprio nome “ok, Google” e a Apple, atende por “E aí, Siri”. Além de ser muito dinâmico, os sistemas de busca por voz estão cada vez mais inteligentes e ágeis.
Por exemplo, após ativar esse recurso em seu dispositivo móvel, basta perguntar: “Como realizar uma pesquisa por voz?” E imediatamente aparecerá no seu motor de busca a resposta melhor ranqueada.
A partir disso, como fica a vida dos produtores de conteúdo?
A pesquisa por voz e a produção de conteúdo SEO
O conteúdo produzido para blogs é constituído por elementos que auxiliam o usuário de um sistema de busca a resolver um problema, responder uma pergunta, conhecer mais sobre um assunto ou até mesmo fazer uma compra.
Por isso, os conteúdos criados por profissionais de Marketing Digital precisam considerar a forma como os usuários estão pesquisando e a intenção deles. Assim, as palavras-chave trabalhadas terão mais chance de ter um bom ranqueamento.
5 dicas de como planejar o conteúdo pensando na pesquisa por voz
Agora que você já sabe que a pesquisa por voz tem sido cada vez mais utilizada, também imagina que a criação de conteúdo pode se adequar aos novos parâmetros, e por isso preparamos uma pequena lista com cinco dicas que vão auxiliar nesse processo.
A linguagem clara aliada a uma persona bem definida, vai facilitar e muito a manutenção do seu site nas primeiras posições dos principais motores de busca!
1. Entenda o padrão de pesquisa do seu público
Você conhece bem a sua persona? Esse ponto é essencial para que você tenha ideia do que seu usuário está pensando quando busca algo no seu site.
Assim, fique sempre atenta aos gostos e preferências de seu público para garantir que seu conteúdo seja importante e relevante, informando sempre.
Dessa forma, as estratégias serão condizentes com a realidade de quem de fato importa: o usuário.
2. Linguagem clara e objetiva
O bom uso das palavras é o grande segredo de quem produz conteúdo e de quem realiza planejamentos estratégicos de SEO. A linguagem utilizada nos artigos deve ser bem próxima da linguagem falada no dia a dia.
Não é preciso usar gírias ou ser extremamente despojada. Tente se aproximar da sua persona ao considerar perguntas entre as palavras-chave que serão trabalhadas na estratégia de conteúdo. Por exemplo: Como começar um texto? ou Como progredir na carreira?
Como a pesquisa é realizada por voz, é muito mais fácil pesquisar fazendo uma pergunta, que digitar palavras soltas.
3. Dê prioridade ao mobile
Dê prioridade a versão mobile, pois os dispositivos móveis são muito mais utilizados pelos usuários para realizar pesquisas, principalmente de voz, e se comunicar com outras pessoas.
É necessário que sua página esteja pronta para esta modalidade, afinal, hoje buscamos tudo no smartphone, de restaurantes a medicamentos. Então, a página do artigo deve estar responsiva e otimizada.
4. Use palavras-chave de cauda longa
O uso de palavras-chave continua sendo muito importante nesta forma de busca. Para que seu conteúdo continue sendo encontrado, palavras-chave de cauda longa precisam ser mais consideradas em estratégias que contemplem a pesquisa por voz.
Elas são mais específicas e costumam ter menor volume de busca, mas são mais assertivas se forem bem escolhidas, ou seja, se você conhecer bem sua persona.
5. Trabalhe com a posição zero do Google
Quando você faz uma pesquisa por voz no Google, pode aparecer uma caixinha com as informações que você estava buscando, mesmo que você nem clique em link algum, certo? Chamamos isso de featured snippets ou posição 0 (zero) do Google. Isso significa um alto nível de autoridade neste buscador.
Quando seu conteúdo aparece dessa forma, significa que você usou uma linguagem clara, entendeu como seu cliente busca por informação, trabalhou bem a palavra-chave e os termos semânticos e ainda possui outros aspectos técnicos de SEO bem configurados.
Conforme informações do SemRush a maioria das respostas decorrentes de uma pesquisa por voz vem dessa caixinha ou da seção de “pessoas também perguntam” que o Google exibe.
“70% de todas as respostas vêm de destaques das SERPs, 60% delas aparecem em snippets em destaque, 11,5% são do bloco “pessoas também perguntam”.
Portanto, é importante que você considere esses espaços na hora de criar um texto de SEO. Se a sua palavra-chave for: “inteligência artificial”, observe quais perguntas as pessoas fazem e responda ao longo do texto.
Adequar o conteúdo à pesquisa por voz é possível e faz parte do aperfeiçoamento contínuo do profissional de planejamento estratégico no marketing digital.
A tecnologia avança e nós, profissionais da área do marketing digital, devemos nos manter cada vez mais atualizadas! Para aprimorar seus conhecimentos e alavancar sua carreira, não perca o blog post Curso gratuito de marketing digital: 4 opções para começar.
Texto por Fernanda de Moraes
Aluna da turma 2 do Curso de Escrita Criativo e SEO
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.