Com certeza você já deve ter ouvido falar em produção de conteúdo para internet. Caso não, talvez escutou de outra forma: produtor de conteúdo. Isso porque nos últimos tempos esse termo tem aparecido bastante na internet, principalmente por causa dos influencers.
Personalidades do youtube, instagram e até podcasts receberam esse título justamente por trabalharem com produção de conteúdo para internet em suas plataformas.
Agora que você já conseguiu reconhecer mais ou menos do que estamos falando, o que é exatamente produzir conteúdo para web?
Basicamente, produção de conteúdo para internet é quando uma determinada marca ou personalidade produz materiais relevantes para um determinado público. Esses materiais podem ser de diversos formatos e o objetivo principal é atrair e reter a atenção de mais consumidores.
Pense, por exemplo, na sua marca de produtos de beleza favorita. O que faz dela ser sua favorita?
Possivelmente, a marca usa uma linguagem bem parecida com a sua e a partir disso, deve produzir conteúdos do seu interesse nas redes sociais que você mais frequenta e gosta. E sem dúvida, sua marca favorita, por meio de todo o material gerado, deve satisfazer boa parte, senão todas, as suas demandas.
Mas como tudo isso funciona?. Vamos lá que a gente te explica.
Como funciona a produção de conteúdo para internet?
No início deste artigo, falamos sobre a produção de conteúdo usando a figura do influencer,certo? Mas não são só essas personalidades que utilizam do conteúdo para web para crescer.
Nessa era digital em que vivemos, todos estamos cada vez mais conectados e diversas marcas já entenderam que a internet é o espaço para elas conseguirem vender seu peixe. E como isso funciona?
Bem, utilizando do marketing digital, empresas investem no aprimoramento e investigação sobre os gostos, necessidades e buscas de seus consumidores. Todo o investimento tem como objetivo chegar o mais próximo do que o público alvo deseja.
Para isso, toda uma equipe se movimenta para entender o perfil desse consumidor para então produzir um material à altura. Quando chega nesta etapa, o produtor ou produtora de conteúdo entra em ação: produzindo artigos, textos, vídeos e imagens.
Quanto mais a empresa conseguir ajudar a solucionar um problema do leitor, oferecer informação de qualidade ou até mesmo apresentar boas ferramentas para o sucesso dele, mais credibilidade a marca ganha no mercado.
E maiores serão as chances dessa pessoa confiar ainda mais na palavra e no trabalho que o negócio realiza.
Quais são os principais tipos de conteúdo produzidos?
Desta maneira, a produção de conteúdo para internet acontece em diversos formatos. E os principais tipos de conteúdo na web são: Ebooks, postagens em redes sociais, blog posts, vídeos e imagens.
Ebooks
No geral, os Ebooks costumam ser um tipo de conteúdo mais denso e aprofundado sobre um tema específico. E por conta disso, a produção de conteúdo para internet com o Ebook dá um pouco mais de trabalho para elaborar.
Depois de prontos, os Ebooks são distribuídos em formato de arquivo e para adquirir um, basta o usuário fornecer seus dados de contato para fazer o download na plataforma.
Postagens em redes sociais
As redes sociais são o lugar onde as pessoas costumam passar boa parte do seu tempo. Sabendo disso, as empresas que estão ali a todo o vapor no marketing digital, olham para as redes sociais como suas principais portas de divulgação.
Produzir conteúdo em páginas como instagram, Facebook e twitter é uma das melhores formas de gerar tráfego para o blog, engajar seguidores, ter interação direta e divulgar a marca e seu produto.
Blog Posts
Talvez seja o formato de produção de conteúdo para internet mais antigo, mas nem por isso menos importante. Os blog posts são o formato mais importante para uma estratégia digital. Pois o blog é como se fosse a casa da marca, a porta de entrada para conhecer melhor quem é.
Um dos seus principais objetivos da produção de conteúdo com os blog posts é deixar as páginas do site da empresa na melhor posição em mecanismos de buscas, como Google e Bing.
Vídeos e Imagens
Esses dois são chamados de conteúdo audiovisual e visual, respectivamente. E são considerados complementos para os demais tipos de produção de conteúdo para internet.
Por serem conteúdos que prendem facilmente a atenção do usuário, costumam ter um engajamento altíssimo nas redes. Vídeos tutoriais, de entretenimento, propaganda. Além das fotos que apresentam fortemente a identidade visual das marcas.
Quem pode trabalhar com produção de conteúdo para internet?
Não existe uma formação específica para trabalhar como produtor de conteúdo para web. A grande verdade é que a produção de conteúdo está inteiramente pautada numa demanda relacionada ao mercado e ao marketing digital.
Logo, de alguma maneira a pessoa interessada em trabalhar nessa área vai precisar esbarrar com o marketing digital e, consequentemente, com o marketing de conteúdo. Você pode ser uma redatora, uma designer gráfica, fotógrafa, youtuber e até editora de vídeos.
No final, todas vão precisar passar pelo universo do marketing de conteúdo.
5 dicas para produzir conteúdo para internet
1.Seja uma pessoa organizada
Trabalhar com produção de conteúdo para internet não é uma tarefa tão simples assim e demanda bastante organização por parte do produtor.
Então para conseguir produzir materiais de boa qualidade e com alta frequência é preciso bastante pesquisa, disciplina e elaboração de pautas diferenciadas.
É bom estar sempre de olho nas novidades da internet e o que outras pessoas andam produzindo pra ter uma certa referência. Busque sempre por referências.
2.Veja de perto quem é o seu público
Se o ponto chave da produção de conteúdo é chegar no público alvo, então quanto melhor você conhecê-lo melhor será a qualidade do seu material.
Tente criar a persona ideal para o seu conteúdo. Qual o perfil do seu cliente ideal? O que ele busca, como vive, o que gosta, o que não gosta. Se você conseguir elaborar a persona rica em detalhes, ficará mais fácil moldar o seu conteúdo de modo a realmente impactar positivamente quem você quer atrair para o seu negócio.
3.Network é tudo!
Nessa vida não dá pra fazer nada sozinho, não é mesmo? De uma forma ou de outra, precisaremos sempre da ajuda de alguém para crescer. E no mercado de trabalho isso é praticamente uma regra básica. É vital para quem quer ter uma estratégia de conteúdo relevante.
Procure pessoas que vão ajudar você a aprender como produzir conteúdo para internet com maior qualidade. Cerque-se de parceiros de trabalho que vão te ajudar a divulgar seu trabalho.
4.Utilize ferramentas para a produção de conteúdo
Usar ferramentas pode facilitar bastante seu trabalho e torná-lo mais preciso e eficiente. Algumas das ferramentas mais conhecidas e reconhecidas são:
- RD Station para gerenciar suas páginas nas redes sociais, criar landing pages, alimentar fluxos de nutrição e fazer uma análise detalhada dos leads.
- Google Analytics para acompanhar e monitorar o número de visitas, tempo de permanência, taxa de rejeição bem detalhada da sua página web
- SEMRush para ficar a par sobre o volume de buscas de uma palavra-chave específica, além de descobrir como está o desempenho dos seus concorrentes.
5.Aprenda mais sobre SEO
Por último, procure estudar sobre as práticas de SEO para melhorar sua produção de conteúdo para internet. Existem cursos que oferecem conteúdo voltado para isso.
E a Awalé é um desses espaços para você aprender mais sobre técnicas de SEO, inbound marketing, marketing de conteúdo, técnicas de escrita criativa e copywriting. Tudo para você produzir um conteúdo redondinho e de qualidade.
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