Público-alvo e personas: entenda as principais diferenças

público-alvo

Público-alvo e persona são duas palavras bastante populares no universo do marketing. A verdade é que, o sucesso de uma estratégia de conteúdo depende muito da compreensão profunda do público ao qual ela se destina. 

Embora os termos sejam similares à primeira vista, esses conceitos têm significados distintos. Os dois desempenham papéis cruciais e precisam ser entendidos em profundidade. 

Neste artigo, exploraremos as diferenças fundamentais entre público-alvo e persona, destacando suas particularidades. Além disso, vamos compreender como criar personas e utilizá-la para direcionar suas mensagens. Siga no texto para descobrir.

Características do público-alvo

O termo público-alvo refere-se a um grupo amplo de consumidores que compartilham características demográficas semelhantes. Dados como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica; 
  • Renda; 
  • Ocupação.

São algumas informações importantes para a definição do público-alvo. Dessa forma, essa é uma segmentação inicial da audiência com base em dados quantitativos. Ele auxilia no direcionamento dos esforços de marketing. Ao compreender quem é o seu público-alvo, é possível se concentrar em grupos que têm maior probabilidade de se interessar pelo produto ou serviço oferecido.

Com características demográficas do público-alvo, você tem alguns indicadores para ajustar suas mensagens e estratégias de marketing. Porém, o público-alvo tem algumas limitações.

As limitações do público-alvo

Por ser tão amplo, o público-alvo acaba levando a generalizações. Por exemplo, digamos que seu público-alvo são mulheres negras, de 30 a 40 anos, empreendedoras, que faturam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. Muitas mulheres diferentes, que empreendem em vários ramos e têm diferentes hábitos de consumo se encaixariam nessa definição.

Ou seja, você acaba perdendo as nuances individuais que impactam as decisões de compra. Isso é ainda mais relevante em mercados diversificados. Atualmente, muitos setores possuem diferentes segmentos dentro do público-alvo, que podem ter necessidades e comportamentos de consumo distintos.

Na construção de estratégias de marketing digital compreender essas nuances é essencial. A partir delas você será capaz de definir caminhos mais eficientes.

Como definir o público-alvo

O primeiro passo para entender seu público-alvo é pesquisar. Se a empresa já tiver clientes, é possível enviar uma pesquisa para eles perguntando alguns dados importantes. Você precisará entender quem são essas pessoas, onde elas vivem, com o que trabalham, qual a sua renda.

Lembre-se que nessa etapa você busca informações mais gerais. Portanto, as perguntas devem ser amplas. Com as respostas em mãos, será preciso analisar os resultados e, assim, desenhar o seu público-alvo.

Se não houver uma base de clientes disponível, você pode tentar defini-lo a partir de dados e pesquisas do seu nicho. Então, procure qual é o público-alvo de empresas similares e pense o que pode ser aplicado no seu caso. Mas, é importante fazer a sua própria pesquisa assim que possível. 

O público-alvo te ajudará a definir uma voz, acompanhar tendências e pensar possibilidades de estratégias para se manter em contato com os clientes.

O papel da persona

A persona representa arquétipos semi fictícios de clientes ideais. Enquanto o público-alvo fornece uma visão geral, as personas aprofundam a compreensão, incorporando elementos mais subjetivos, como: valores, objetivos, desafios e preferências.

As personas humanizam o processo de estratégia, ajudando a criar um storytelling. Isso permite que as empresas se conectem de maneira mais significativa com seus clientes. E o público espera por essa conexão. Segundo uma pesquisa da Zendesk, 76% dos consumidores buscam experiências personalizadas baseadas em seus dados.

Então, por exemplo, você cuida da estratégia de marketing de uma loja de produtos naturais. Após pesquisar diferentes dados, você decide chamar sua persona de Alice. Ela tem 28 anos, é formada em nutrição e ganha entre R$ 4 mil e R$ 5 mil. Preocupada com a saúde, busca opções convenientes e nutritivas. Gosta muito de passeios ao ar livre e não nega encontrar os amigos no fim de semana. Mora no Rio de Janeiro, malha todos os dias e investe muito no seu bem-estar.

Percebe como a história de Alice tem muito mais detalhes do que os dados demográficos do público-alvo?

Isso possibilita uma conexão mais emocional entre marca e clientes. Assim, as estratégias serão pensadas especificamente para as pessoas que se identificam com ela. 

Porém, a existência da persona não significa que você não deve se preocupar com o público-alvo. Ambas as definições são importantes, para que você tenha indicadores suficientes e construa uma comunicação eficaz. 

Como criar personas detalhadas

A criação de personas eficazes também envolve pesquisa. Porém, nesse caso, ela será mais aprofundada. Só assim será possível entender o seu cliente em diferentes níveis. Essas são algumas etapas necessárias para criar personas.

Pesquisa de mercado

Assim como o público-alvo, a persona deve ser baseada em clientes reais. Por isso, realize pesquisas para entender as necessidades, desafios e comportamentos deles. Isso pode envolver análise de dados existentes, entrevistas com clientes e pesquisa de concorrência.

Algumas perguntas que você pode buscar responder nessa etapa são:

  • O que seu cliente consome sobre o seu nicho?
  • Quais são seus sonhos, objetivos e desejos?
  • Quais são suas atividades favoritas?
  • Por quais assuntos ele se interessa?
  • Quais são suas principais dificuldades?
  • Como é a sua rotina?
  • De que forma a sua empresa pode ajudá-lo?

A partir disso, você terá um guia para encontrar e segmentar os dados.

Segmentação de dados

Com a pesquisa feita, chega o momento de olhar para os dados. Agrupe as informações relevantes em categorias como: jornada de compra, preferências de comunicação e valores.

Com as informações agrupadas, você será capaz de compreender os pontos que seus clientes têm em comum. É a partir deles que a sua persona irá nascer. 

Criação de arquétipos

Após analisar os dados, utilize as informações coletadas para criar personas representativas. Cada uma deve ter um nome, imagem e história que personifiquem características específicas.

É possível que nesse processo você encontre mais de uma persona. Ou seja, você precisará adaptar a sua comunicação a diferentes públicos. Porém, limite o seu número de personas para que sua estratégia não se torne confusa.

Validação contínua

À medida que a empresa evolui e o mercado muda, é essencial validar e ajustar as personas para garantir que permaneçam relevantes.

Portanto, esse é um trabalho a ser feito de tempos em tempos. Assim, você garante que as suas estratégias estão de fato alinhadas com as pessoas que quer alcançar. 

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