Reaproveitamento de conteúdo: como transformar artigo de blog em post para redes sociais

Quando se trabalha como redatora freelancer, muitas vezes precisamos adaptar artigos que escrevemos para o blog para o reaproveitamento do conteúdo nas redes sociais.

Afinal, a reutilização de textos já produzidos pode trazer vários benefícios:

  • economia de tempo;
  • exercício de adaptabilidade e criatividade;
  • novos seguidores e consumidores para a marca;
  • possibilidade de atualização e otimização de conteúdos já publicados.

 

O blog é uma ferramenta fácil de criar com versões gratuitas e versões pagas que lhe permitem divulgar a sua marca, fazer publicação de textos e indexá-los no Google. Por meio de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, você pode aumentar o fluxo do seu blog e se tornar referência no assunto.

As redes sociais podem fazer parte dessa estratégia e é extremamente comum que você trabalhe a produção de conteúdo para os dois ambientes de forma integrada. Ou seja, o blog post escrito hoje pode ser base para vários posts (com formatos e temas diferentes) na semana que vem.

Cada rede social tem uma dinâmica, então, produzir conteúdo para elas envolve escolher estratégias, testar formatos, analisar métricas e avaliar as interações com o público alcançado.

 

Vantagens das redes sociais para freelancers

Você pode trabalhar como criadora de conteúdo escrevendo textos para blogs e também para redes sociais. Mas sendo produtora conteúdo, você também pode usar essas plataformas para divulgar o seu trabalho e fortalecer o seu marketing pessoal.

Conheça algumas ações possíveis ao utilizar as redes socais sendo uma freelancer digital:

  • compartilhar imagens e vídeos do seu trabalho;
  • realizar networking;
  • divulgar produtos e serviços (invista na descrição da bio!);
  • atrair visitantes e construir uma audiência que se interessa pelo seu trabalho.

Cuidados no reaproveitamento de conteúdo

Para reutilizar os conteúdos do blog em redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Twitter e Instagram, você pode combinar estratégias de marketing para promover o seu conteúdo na web.

Não basta compartilhar os links do blog nas redes sociais, é preciso adaptar o conteúdo de acordo com cada rede. Fazer reaproveitamento de conteúdo é dar destaque às boas ideias para atrair o público desejado.

Lembre-se: o público do Instagram pode não ser o mesmo do Facebook nem do LinkedIn, então em cada rede social você precisa construir uma estratégia. Além disso, a distribuição do conteúdo em cada uma dessas plataformas é diferente.

10 dicas para trabalhar o conteúdo de um blog para redes sociais

Em dúvida sobre qual formato usar ou de como evitar o simples Crtl C + Crtl V do texto? Confira as dicas abaixo!

1. Divulgue teasers

Você pode anunciar o conteúdo que será lançado antes de publicá-lo. Deixe o seu público curioso sobre o tema que será postado no blog. Crie frases, faça pequenos vídeos anunciando a novidade nas redes sociais. Essa é uma ótima maneira de aumentar o fluxo no seu blog quando o texto for ao ar. Aliás, isso também vale para lançamento de produtos e serviços.

2. Faça enquetes no Instagram

A enquete é um ótimo recurso para interagir com os seguidores. Existe algum texto que responde uma dúvida ou levanta uma questão que pode ser discutida? Você pode criar uma pergunta, definir as possíveis respostas e, assim, gerar engajamento na sua rede social. Através das enquetes, você pode aproveitar para conhecer mais sobre seu público e observar suas demandas e necessidades.

3. Crie vídeos curtos

Vídeos são ótimas ferramentas para divulgar o seu conteúdo. Não tenha medo de se expor, seja criativa, quem sabe você não viraliza? Mesmo que isso não ocorra, é mais uma oportunidade de ganhar mais seguidores e divulgar o seu serviço.

4. Faça transmissões ao vivo

Escolha um dos tópicos do seu conteúdo e faça transmissões ao vivo para discutir o assunto. Prepare um roteiro, organize as ideias para não correr o risco de se atrapalhar ao vivo. Pense em possíveis perguntas dos seguidores e estude mais sobre o tópico escolhido.

5. Crie pílulas de conhecimento

Divida o conteúdo em partes e apresente aos poucos em cada peça, ou seja, faça um carrossel.

6. Explore os recursos de cada rede social

Cada rede social possui uma gama de recursos disponíveis gratuitamente para você usar: o carrossel do Instagram, efeitos de imagens, reels, zoom, boomerang e etc. Explore isso!

7. Aproveite os stories

WhatsApp, Instagram e Facebook têm stories. Use a sua criatividade e os recursos disponíveis do próprio story para se divulgar.

8. Crie listas

Transforme o seu texto de blog em tópicos e crie uma lista para compor uma publicação. Use marcadores e enumere em tópicos os pontos mais importantes do seu post. Assim, você pode levar o seu público para ler o texto completo no blog.

9. Faça uma citação

Escolha um conceito importante ou uma frase marcante sobre o assunto, coloque uma imagem de fundo, o nome da sua marca, seu logo e compartilhe!  Para editar essa imagem conheça alguns sites que podem ajudar:

10. Elabore infográficos simples

O infográfico é um ótimo recurso para transformar os textos do blog em textos visuais para as redes sociais. Veja alguns sites que podem ajudar a construir infográficos.

  • Easel.ly;
  • Ingofr.am;
  • Visual.ly;
  • Piktochart;
  • Canva.

 

Gostou das nossas dicas? Não deixe de pôr  em prática para fazer um reaproveitamento de conteúdo eficiente para as redes sociais. Aproveite e leia também: Aplicativo de produtividade: 5 apps para você organizar melhor seu trabalho de freelancer

Texto escrito por Franciele Guarienti – Turma 2

A Fran é criadora do Portal Baobabe; Professora de português, francês, literatura e redação. Doutora em Literatura (2021) e mestra em Literatura (2015), licenciada em Letras Língua Francesa (2020), bacharela em Letras Língua Francesa (2019), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Tem experiência na área de letras, com ênfase em literaturas africanas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais, diáspora africana, tradução, literatura comparada, literatura brasileira e literatura francófona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!