Com a popularização da internet, a profissão de redatora se tornou cada vez mais importante. Afinal, as empresas precisam de conteúdo para gerar valor e visibilidade para seus produtos e serviços.
Hoje, existem vários tipos de produção de conteúdo. Por isso, vamos focar em quem trabalha, principalmente, para blogs, com textos otimizados para SEO. Se você não sabe o que é isso, não se preocupe. Vamos explicar tudo logo mais.
Neste artigo, vamos falar sobre o mercado de trabalho para redatoras, como se tornar uma profissional e quais são as vantagens e habilidades necessárias para trabalhar na área.
O que faz uma redatora?
O trabalho de uma redatora é produzir conteúdo voltado para o ambiente digital. Esse conteúdo pode ser em diversas formas, como textos em blogs, informações em sites, roteiros, e-books, entre outros.
Essa profissão, às vezes chamada de conteudista, é baseada na estratégia do marketing de conteúdo. Ou seja, seu objetivo é produzir textos relevantes, que destaquem produtos e serviços nos sites de busca. Por isso, os conteúdos são otimizados para os mecanismos de busca, com um conjunto de técnicas chamado de Search Engine Optimization (SEO).
Como está o mercado de trabalho para conteudistas?
A demanda por conteúdo na internet cresce a cada dia, o que torna o mercado de trabalho para as redatoras bastante promissor. Empresas de diversos segmentos buscam profissionais qualificados para produzir conteúdo para seus sites. Ao mesmo tempo, a pandemia acelerou a transformação digital das empresas, o que aumentou a demanda por conteudistas.
Uma parte considerável das redatoras trabalha como MEI. Por isso, é difícil estimar a renda geral. Mas para quem trabalha dentro de empresas, o salário médio é de R$ 2.564,00 e pode chegar a R$ 4.012,00, de acordo com o portal Vagas.com.
Quais são as vantagens de trabalhar como redatora?
Uma das principais vantagens de trabalhar como redatora é a flexibilidade de horários. A maioria dos profissionais trabalha por demandas e pode definir sua própria agenda. Também é possível trabalhar em casa, o que é uma vantagem especialmente para quem não gosta de enfrentar o trânsito ou quer ficar mais perto da família.
Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar em projetos que sejam de seu interesse. Como o trabalho de redatora envolve escrever sobre diversos temas, é possível escolher aqueles que sejam mais relevantes para você. Além disso, a atividade de redação web é uma forma de se desenvolver profissionalmente e adquirir novos conhecimentos.
Quais são as habilidades necessárias para ser redatora?
Para trabalhar como redatora web, é necessário ter habilidades de escrita e comunicação. Não é preciso dominar todas as nuances do português, mas é importante escrever de forma correta e simples. Dominar as técnicas de SEO também é essencial, pois ajuda a direcionar os consumidores a informações relevantes.
Além de conhecer o mercado e as técnicas de redação, é importante que o profissional saiba gerenciar o seu tempo e se organizar bem, uma vez que trabalhar como redator muitas vezes envolve a gestão de várias demandas ao mesmo tempo.
Outra habilidade que pode ser útil para uma redatora é conhecer as principais ferramentas de marketing digital, como o Google Analytics. Isso pode ajudar o profissional a entender melhor o público-alvo do conteúdo que está produzindo e a otimizar a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Como se tornar uma redatora?
Não há uma formação específica para trabalhar como redatora. É comum encontrar graduadas em jornalismo, publicidade, marketing e administração na profissão. Mas profissionais de todas as áreas podem atuar como conteudistas. O importante é ter habilidades de escrita e uma boa comunicação.
Também não existe um caminho único para se tornar uma conteudista. Mesmo assim, algumas dicas podem ajudar quem quer ingressar na profissão.
Estude sobre marketing de conteúdo e técnicas de SEO
O marketing de conteúdo é uma estratégia que vem sendo amplamente utilizada pelas empresas para atrair e engajar clientes. Por isso, é importante que a redatora tenha conhecimento sobre essa área.
Além disso, é fundamental saber como utilizar as técnicas de SEO para otimizar o conteúdo para os motores de busca. Hoje, existem diversos cursos gratuitos para você estudar sem sair de casa.
Leia muito
Para produzir conteúdo de qualidade, é fundamental que a redatora esteja sempre atualizada e bem informada sobre os temas que está escrevendo. Por isso, é importante ler muito e estar sempre em busca de novas fontes de informação.
Pratique a escrita
Como em qualquer outra área, a prática leva à perfeição. Por isso, é importante que a redatora dedique um tempo para praticar a escrita todos os dias. Uma boa forma de começar é criando um blog pessoal, onde o profissional possa publicar textos sobre temas que lhe interessam.
Crie um portfólio
Ter um portfólio é fundamental para quem quer trabalhar como redatora. Por isso, é importante que o profissional reúna os seus melhores trabalhos em um único lugar e esteja sempre atualizando-o com novos projetos. Aqui no blog, já explicamos como fazer um portfólio digital. Dê uma olhada e crie o seu.
Conecte-se com outras profissionais
Conectar-se com outras redatoras pode ser uma ótima forma de aprender mais sobre a profissão e trocar ideias e experiências. Existem várias comunidades online que reúnem profissionais da área. Mas também há muitos eventos presenciais que podem ser interessantes. Essa rede é fundamental para que você conquiste suas primeiras experiências e clientes.
Desenvolva habilidades de comunicação
Além de escrever bem, é importante ter habilidades de comunicação para entender as necessidades dos clientes e transmitir ideias de forma clara e eficaz. Desenvolva sua habilidade de lidar com clientes, colegas e outros profissionais.
Treine sua gestão do tempo
Também é muito importante desenvolver uma boa administração do tempo. Afinal, boa parte das redatoras trabalha como freelancer e precisa ter bastante organização para trabalhar com diversos clientes. Alguns aplicativos de produtividade, como Notion, Trello e o Todoist, por exemplo, podem ajudar a organizar sua rotina.
A profissão de conteudista é uma carreira em ascensão, com muitas oportunidades para quem está disposto a aprender e se dedicar. Embora a formação em Letras, Jornalismo ou Publicidade seja uma vantagem, não é obrigatória para trabalhar na área. O mercado de trabalho é amplo, com muitas possibilidades de atuação em diferentes nichos.
Então se você está interessada em seguir carreira como redatora, estude, pratique e esteja sempre atualizada sobre as tendências do mercado. Conheça também nosso curso de conteúdo criativo e veja como você pode alavancar sua carreira com essa oportunidade!
Jornalista, mestranda pela UFSC e analista de conteúdo há cerca de quatro anos. Possui experiência com marketing digital, assessoria de imprensa e reportagem.