Redatora web: o que faz + dicas para redatoras iniciantes

redatora web

Você gosta de escrever e deseja transformar essa habilidade em uma fonte de renda de forma autônoma? Uma das possibilidades é se tornar uma redatora web! 

O trabalho de redatora freelancer vem ficando cada vez mais conhecido e tem atraído muitos talentos que buscam atuar de forma autônoma. Aliás, ser a sua própria chefe e administrar o seu tempo é uma ideia que soa muito bem, não é mesmo? 

Além de ser um mercado cheio de oportunidades para aquelas que amam escrever, é também de fácil acesso. Conhecendo os caminhos e as ferramentas certas você pode se destacar como uma redatora web. 

Quer saber como? Neste texto vamos te contar o que é uma redatora web, o que ela faz, como e por onde começar nessa carreira.

 

O que é uma redatora web?

Uma redatora web ou webwriter pode ser definida como uma pessoa que produz conteúdo digital. Sua função é criar textos dos mais variados temas para os meios de comunicação digitais, como sites, blogs, redes sociais, e-commerce, entre outros. Este é um campo muito vasto, portanto, há muito a ser explorado. 

A redatora web elabora textos com base em um briefing predefinido pelo empregador ou cliente. Nele estão contidas as informações necessárias para a realização do trabalho, algumas delas são: título, palavra-chave, persona e por aí vai. 

A atuação de uma redatora web pode se dar por meio de um contrato com uma agência ou até mesmo de forma autônoma, como freelancer. O segredo é achar o que funciona melhor pra você!

Esta é uma profissão na qual organização, curiosidade e criatividade são pré-requisitos para uma carreira de sucesso.

 

 

Tenho interesse! Por onde começar?

Você já começou bem chegando até aqui! Buscar conhecimento é o primeiro passo para ingressar no mercado de Marketing Digital e atuar como redatora freelancer. Esta é uma área muito vasta e cheia de particularidades, então estar informado é sempre uma vantagem.

 

Comece mostrando o seu trabalho

A melhor forma para atrair clientes é mostrando a eles o seu trabalho, e você pode fazer isso criando um portfólio. Sabe aquele texto que você escreveu e amou, mas acabou ficando só no seu bloco de notas? Use ele para mostrar que manda bem na redação! 

Conforme você ganha experiência, seu portfólio se expande. Existem muitas possibilidades para a criação de um portfólio, você pode criar um blog pessoal ou até mesmo usar as redes sociais

Esse é um espaço onde você pode compartilhar o seu trabalho sem medo de ser feliz, use e abuse!

 

Procure oportunidades online para redatora freelancer

Se você procura oportunidades com contrato assinado, vale a pena buscar em sites para vagas de emprego ou até mesmo no LinkedIn. 

Já para trabalhos freelancer, as oportunidades estão concentradas nas redes sociais, grupos e também em plataformas de serviços. Experimente: 


Saiba como precificar o seu trabalho

E o salário no final do mês? Como fica? 

Quando estamos começando, precificar o nosso trabalho pode parecer uma tarefa difícil, ainda mais quando ainda temos pouca experiência. 

Tenha como base o valor do mercado (isso exigirá algumas pesquisas) e leve em conta o tempo e a complexidade da demanda. 

Tenha confiança no seu trabalho e cobre um preço justo por ele! 

Lembre-se: organize suas finanças, anote tudo o que você recebe, recebeu ou tem para receber. Esse controle poderá evitar dores de cabeça futuras para que no final do mês você consiga ter seus boletos pagos e suas contas em dia.

 

 

Seja um destaque! 3 dicas para ser uma redatora web de sucesso

1 – Seja organizada

Nessa profissão, saber se organizar exige autoconhecimento. Você precisa conhecer como o seu processo de produção funciona para poder fazer uma boa gestão de seu tempo e organizar as suas demandas.

 

2 – Tenha compromisso com o cliente

Responsabilidade, atenção aos prazos e qualidade da entrega são fatores que expressam o quão comprometida você está com o cliente. Ter controle sobre os seus horários, estar ciente das entregas e garantir a qualidade de seu trabalho dará credibilidade a ele 

Importante: é tudo sobre entrega! Caso não consiga cumprir com um prazo, busque avisar com antecedência para não prejudicar o cliente.

 

3 – Esteja aberta!

Não tenha medo de sair de sua zona de conforto. Muitas vezes nos sentimos desconfortáveis de escrever sobre algo que não temos conhecimento. 

No entanto, pesquisar sobre um assunto novo é sempre um ganho, você aprende e diversifica o seu portfólio, abrindo portas para mais oportunidades. Portanto, esteja aberta a novos desafios. 

Agora é só entrar em ação! Seguindo essas dicas você estará pronta para mergulhar no mundo do marketing digital como redatora web ou redatora freelancer.

 

4 – Mantenha-se atualizada!

O mundo do Marketing Digital está em constante transformação, por isso, é importante que a profissional da área esteja alinhada às mudanças deste campo. 

Uma forma de se manter atualizada é acompanhando o blog da Awalé, onde você encontrará experiências e dicas de redatoras que já atuam na área.Quer continuar aprendendo sobre a área? Leia também: Por que fazer o Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé?

Texto escrito por Gabriela Marques – Turma 3

A Gabriela gosta de dias ensolarados, calor e frutas tropicais, ela sente que a combinação desses três fatores com um bom livro resulta no paraíso. Ativista, é integrada às pautas raciais e de gênero, principalmente a interseccionalidade dos temas. Ela tem 22 anos e é estudante de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha na área de Comunicação, onde pretende traçar sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curso exclusivo para mulheres negras e indígenas

Formação de Social Media

E-book gratuito

Assine a nossa newsletter!