Você já se perguntou quão sustentável é a sua relação com as pessoas? Sejam elas: familiares, pessoas que considera amigas, as pessoas com as quais se relaciona através do trabalho ou as pessoas as quais você se conecta nas redes sociais?
Hoje, vivemos no paradoxo das relações on-line e off-line, nas quais as emoções, a forma de se comunicar e como enxergar o outro, se misturam de uma maneira tão densa, que vivemos esse misto de sentimentos.
Mas, que para além de todos esses sentimentos, o que tece essa nossa rede de relacionamentos, é de fato, como nos conectamos com as pessoas e a experiência que podemos proporcionar. Ah, as conexões, é que realmente fazem a diferença!
Em algumas situações, parece que uma determina conexão é algo tão transcendental, que às vezes nos perguntamos se foi real. E quando isso acontece, não importa se foi no presencial ou no virtual.
Você sabe por que essa sensação do transcendental acontece?
Eu trago aqui, um pouco de conhecimento ancestral, que faz total sentido para a linha de pensamento que vamos traçar: na visão africana, especialmente pelos Bantos, procuramos desenvolver a relação entre o homem e a natureza em que tudo no Universo está interligado, como uma teia de aranha. E o homem de tradição africana se reconhece como parte integrante do Universo e estabelece uma relação profunda com a Natureza, regida pela energia.
Toda vez que nos movimentamos com algum objetivo, essa “energia” se movimenta com a gente, trazendo principalmente aqueles encontros ou aquela sensação do tipo: é, eu realmente precisava estar nesse momento, nesse lugar.
Construir uma sólida rede de relacionamentos envolve investir tempo, esforço e cuidado na criação de conexões significativas com pessoas em diferentes áreas da sua vida. Aqui estão algumas dicas para ajudar nesse processo:
1. Seja uma pessoa genuína
Seja uma pessoa autêntica e verdadeira nas suas interações com as pessoas. Mostre interesse genuíno nelas e esteja disposto a ouvir e aprender com elas.
2. Esteja presente
Esteja presente tanto fisicamente, emocionalmente ou virtualmente nas interações com as pessoas. Preste atenção ao que estão dizendo e seja atencioso nas suas respostas.
3. Cultive relacionamentos existentes
Mantenha contato regular com as pessoas importantes na sua vida. Envie mensagens, faça ligações ou marque encontros para mantê-los atualizados sobre o que está acontecendo em sua vida e para saber sobre as novidades deles.
4. Expanda sua rede de relacionamentos
Procure maneiras de conhecer e interagir com pessoas novas. Participe de eventos ou grupos relacionados aos seus interesses e hobbies, onde possa encontrar pessoas com gostos semelhantes aos seus.
5. Ofereça ajuda
Esteja disposto a ajudar os outros e oferecer seu apoio quando necessário. Seja uma pessoa generosa com seu tempo, conhecimento e recursos, pois isso ajudará a fortalecer os laços com as pessoas.
6. Seja uma pessoa proativa
Não espere que os outros tomem a iniciativa de se conectar com você. Tome a iniciativa de entrar em contato, marcar encontros e criar oportunidades para conhecer melhor as pessoas.
7. Permita se abrir para novas experiência
Saia da sua zona de conforto e se permita conhecer pessoas de diferentes origens e perspectivas. Isso ajudará a expandir seus horizontes e a construir uma rede de relacionamento diversificada.
Lembre-se de que construir uma rede de relacionamentos leva tempo e paciência. Dedique-se a cuidar dessas conexões e elas podem se tornar um recurso valioso em sua vida pessoal e profissional.
Agora me conta, como você mantém contato com a sua rede de relacionamentos? Compartilhe comigo nos comentários!
Danúbia Silva, é mulher cisgênero, 40+, negra de pele clara, natural de Campinas/SP. Especialista em Diversidade e Inclusão e ESG, Mentora de Carreira e Palestrante, atuou por mais de 20 (vinte) anos no corporativo com vendas, experiência do cliente, treinamentos e gestão de crise. Comunicadora em formação, é uma entusiasta em transformação dos ambientes e gosta de pensar que está trilhando um caminho para uma sociedade mais justa.