Janeiro e fevereiro já ficaram para trás! Se você ainda não se atualizou sobre as tendências de mercado para as redes sociais em 2025, sinto dizer que o próximo a ficar para trás é você. Então que tal recapitularmos tudo que aconteceu nesse começo de ano e falarmos um pouco sobre o que podemos esperar das redes sociais nos próximos meses? Prepara a caneta e o bloquinho aí, que vou te mostrar tudo o que você deve ficar de olho para alcançar os melhores resultados.
Antes de nos aprofundarmos nas novidades de cada rede social, precisamos analisar o cenário digital de forma mais ampla. Mais do que nunca, em 2025 você precisa pensar de forma estratégica em conteúdos que gerem conexão. A palavra do ano no marketing é comunidade e as plataformas já entenderam e se atualizaram pensando nisso. Separei alguns destaques para te mostrar esse movimento:
Instagram: humanizar para conectar!
O Instagram definitivamente não esperou o carnaval acabar para mostrar ao que veio em 2025. Aconteceu de tudo, desde posicionamentos polêmicos de seus diretores até mudanças drásticas no visual do feed.
No meio disso tudo, muita confusão e uma pergunta: Como isso influencia na minha produção de conteúdo? É bastante, já adianto. Por isso vou trazer algumas das atualizações aqui para você entender o que está acontecendo.
1 – Nova proporção das imagens: já reparou que os estáticos estão mais verticais e retangulares? Isso acontece porque agora a orientação é de que os posts sejam feitos na proporção 4:5, um tamanho que preenche melhor a tela do celular e se encaixa na nova configuração do feed.
2 – #SemFiltro: os filtros de terceiros foram oficialmente banidos do Instagram. Chega de carinhas fofinhas, efeitos 3D ou qualquer outro tipo de filtro criado pelos usuários. Agora a plataforma disponibiliza apenas filtros nativos.
3 – Botão de dislike: os mais atentos já devem ter reparado no novo ícone ao lado do coração de curtir comentário. Já viu? Bom, esse é o botão de dislike, outra novidade bem curiosa, ainda em fase de teste. Isso ainda não é definitivo, mas já mostra que a dinâmica das interações deve mudar.
4 – Adesivo do WhatsApp: atenção aqui, hein! Agora lá nas figurinhas você encontra a opção de colocar um link direto para seu WhatsApp nos stories. Ou seja, um caminho ainda mais rápido para se conectar com seu público!
Lembrando que aconteceram outras várias atualizações no Instagram, mas estas são as que mais deixam clara a mensagem que os desenvolvedores querem nos passar: É preciso conectar mais. Humanizar mais.
A saída dos filtros de terceiros, por exemplo, indica um caminho de conteúdo mais “cru”, mais real. A nova proporção nos mostra que o feed está cada vez mais pensado na produção de vídeos, visto que agora até seu estático ou carrossel parece um reel passando na TL. Inclusive, se postado com música o seu carrossel pode até ser visto como reel mesmo. O botão do dislike, ainda em teste, evidencia que a comunicação está sendo aprimorada na plataforma e a impressão que você causa será medida de forma cada vez mais precisa.
Para vender no Instagram, já não basta apenas mostrar o que você vende. É preciso mostrar também quem está vendendo. A conexão com o público precisa ser cada vez mais próxima e natural. O botão de WhatsApp é outro indicativo. Agora você pode integrar o seu contato de forma mais direta ao seu conteúdo, para uma comunicação mais dinâmica. Quer vender no Instagram? Fortaleça o sentimento de comunidade e pense em conteúdos que tragam ainda mais proximidade com quem te acompanha.
Linkedin – Mais vídeos, mais troca
As tendências para o Linkedin não são muito diferentes das apresentadas pelo Instagram. Conexão, comunidade e humanização seguem sendo os principais pilares para uma boa estratégia de marketing dentro da plataforma. As diferenças ficam, é claro, na abordagem, visto que o Linkedin tem um público e um tom bem diferentes do Instagram.
Uma das principais tendências do Linkedin em 2025 são os influenciadores corporativos por trás das marcas. Apresentar a marca é importante, mas é preciso fazer mais para se destacar. Por isso, a imagem do influenciador corporativo deve ganhar cada vez mais destaque, com postagens mais autênticas de seu dia a dia, com os valores da sua empresa aplicados no conteúdo.
Você já deve ter reparado que os vídeos curtos chegaram no Linkedin também, né? Não aqueles vídeos institucionais de sempre, mas sim os comentários mais objetivos de personalidades ou até cortes de podcasts e palestras. Até que demorou para o efeito TikTok chegar no Linkedin, mas agora ele chegou e você deve saber usá-lo de forma estratégica para engajar seu público e expandir sua marca.
As mudanças no Linkedin foram mais sutis, mas também nos mostram que é preciso saber falar com quem quer te ouvir. E o melhor caminho para isso talvez seja investir em conteúdo para sua conta pessoal, além da conta da empresa. Mas lembre-se: Seja natural e não tenha medo de autenticidade.
TikTok: Vídeos direcionados são o caminho!
E falando em vídeos curtos, chegou a hora de falar na plataforma que está, cada vez mais, influenciando todas as outras. O TikTok segue firme e forte, mesmo depois das polêmicas de banimento da plataforma nos Estados Unidos e tudo mais. Os destaques são vários, mas escolhi alguns que mostram bem as tendências na plataforma, inclusive de forma alinhada com Instagram e Linkedin.
O TikTok está valorizando cada vez mais conteúdo de nichos. Ou seja, aquele influenciador super bombado que fala sobre tudo já não é mais o foco. Pequenos influenciadores que atuam com nichos específicos estão em alta, muito pelo seu poder de conexão com o público que os acompanha. Um público, inclusive, tratado cada vez mais como comunidade.
Percebe o caminho parecido que as três redes sociais estão tomando?
Assim como o Instagram, o TikTok está criando espaços cada vez mais confortáveis para um comércio direto, com conteúdos interativos que facilitam as vendas. Para você ter uma noção, só na última Black Friday foram movimentados mais de U$100 milhões nos Estados Unidos dentro da TikTok Shop, que é um espaço da plataforma focada em comércio eletrônico. A tendência é que ela se torne um espaço cada vez mais usado para o comércio em 2025.
O impacto do TikTok Shop no Brasil também deve ser grande. Inclusive, muita atenção nesse movimento. A expectativa é que a ferramenta seja lançada por aqui em abril e diversos players do mercado estão de olho nisso. Imagine: Um novo espaço de vendas através de vídeos no feed, lives ou na vitrine do TikTok, que, até 2024, marcava presença no celular de 65,1% dos brasileiros. O Mercado Livre, líder no Brasil, pode ser um dos mais afetados pela chegada do TikTok Shop.
Ou seja, veremos cada vez mais influenciadores de nicho formando comunidades fortes e dispostas a comprar o que eles estão mostrando. Você NÃO PODE deixar de observar esse movimento.
Resumindo…
As grandes tendências de mercado para as redes sociais em 2025 giram em torno da conexão com a comunidade das marcas. As principais redes sociais do mercado, Instagram, TikTok e Linkedin, estão se moldando para criar espaços mais confortáveis para o público fazer compras diretas, ali mesmo no feed, nos stories ou nos vídeos. O caminho para essas vendas é o conteúdo focado em conectar de forma natural, com vídeos mais humanos e trocas mais reais.
É preciso transformar seus seguidores numa comunidade para gerar mais fidelidade e conexão. Para fazer isso, você deve ter um conhecimento cada vez mais aprofundado sobre seu público e seu comportamento.
As redes são ferramentas incríveis de venda, basta entender os movimentos do mercado e se adaptar ao que seu público espera de você. Use suas redes para construir um espaço onde seus seguidores e assinantes se sintam confortáveis para interagir, te chamar para conversar e clicar em links dos seus produtos.
E não esqueçam, planejamento é tudo! Estudem o comportamento de quem te acompanha e coloquem tudo que vocês aprenderem com isso em prática de forma estratégica. Postar por postar já não fazia muito sentido antes, agora então ficou inadmissível. Poste com objetivos definidos junto a necessidade do seu público e logo os resultados vão começar a aparecer.
Quero saber o que vocês estão achando desses movimentos no mercado! Qual dessas tendências para redes sociais faz mais sentido para o seu negócio?
Apaixonada por desafios e inovação, sou uma profissional de Marketing com expertise em Growth Hacking, Branding e Business Intelligence. Minha jornada de mais de 11 anos no universo do Marketing é marcada pela busca incessante pela Transformação Digital e pela Inovação.