A busca por imagens no Google não é bem uma novidade! A busca por imagens é muito comum, e pode ser melhorada com o uso das ferramentas do próprio buscador. Mas você sabia que existe SEO para imagens?
Pois é! Por meio das técnicas de otimização de busca você pode aumentar sua autoridade e se manter nas primeiras posições e para isso, basta utilizar algumas dicas que vamos compartilhar com vocês.
No artigo de hoje, você vai entender a importância do SEO para imagens, quais são as principais ferramentas para otimizar as imagens e é claro, 5 dicas de como ranquear no Google.
Pega o caderninho e começa a notar, porque esse artigo pode alavancar a sua produção de conteúdo! Vamos lá?
Importância de SEO para imagens
Parece algo simples, mas otimizar imagens por meio de SEO exige atenção e alguns cuidados que vamos descrever mais a frente.
Antes de dar os primeiros passos, conheça alguns quesitos que fazem o SEO para imagens ser tão importante para manter seu conteúdo em primeiras posições na rede mundial de computadores.
Primeiro, considere que essa é uma forma a mais de gerar tráfego para sua página. Quando você busca uma imagem no Google, automaticamente você é levado para a página de origem.
Veja o que acontece quando digitamos “Blog da Awalé” no buscador de imagens:
A primeira imagem que aparece é justamente a marca da nossa comunidade. E se clicarmos na imagem… O buscador direciona automaticamente para a página de origem da imagem.
Quando direcionado ao site, o usuário encontra a imagem em tamanho original e completo. E dessa forma você amplia a quantidade de usuários que serão levados para seu site, ou seja, há um aumento do tráfego.
Outro excelente motivo é que uma imagem expressa muito bem a mensagem que você deseja passar com o conteúdo que você disponibiliza na internet.
Por serem mais atrativas, posts com imagens tendem a chamar mais atenção de leitoras e leitores para seu site de maneira geral.
Por último e não menos importante, a escolha de imagens mais leves, faz com que seu site carregue com maior velocidade e por meio de otimização de imagens, você poderá atingir as primeiras posições.
Agora ciente do quanto é importante o SEO para imagens, conheça as ferramentas do Google que podem ser utilizadas para potencializar seu ranqueamento.
Como otimizar as imagens
O Google disponibiliza em seu buscador de imagens 5 itens que podem ser utilizados como parâmetros para encontrar a imagem que contextualize com seu texto.
São cinco ferramentas para verificar que poderão auxiliar na otimização no processo de escolhas das imagens: tamanho, cor, tipo, tempo e direitos de uso. Vamos conhecer melhor cada uma delas.
Tamanho
Já falamos sobre o tamanho das imagens e precisamos ressaltar que as imagens precisam ser o mais leves possível.
Isso nem sempre é possível, pois algumas imagens encontradas nos bancos de imagens são muito grandes e é claro sua qualidade é muito superior. Mas o que fazer quando você se apaixona pela imagem e ela é gigante?
Você pode reduzir, comprimir ou cortar. De forma muito simples você pode usar algumas ferramentas gratuitas e que fazem esse procedimento e disponibilizamos os links aqui para você:
Com essas ferramentas gratuitas as imagens serão reduzidas sem perder qualidade e sua página ficará fluida e acessível para todos os dispositivos.
Cor
As cores devem estar bem ajustadas com a identidade da marca, afinal, “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Por isso escolha cores que representam sua identidade e estejam bem definidas. Então nada de imagens distorcidas prejudicando a experiência do usuário.
Tipo
Quanto ao tipo, podem ser classificadas como Clip Art, Desenho linear ou Gifs.
As Clip Arts são aquelas figuras com cores e normalmente as mais buscadas. A imagem já apresentada aqui, pertence a esse tipo de imagem.
Por serem mais coloridas e chamativas, também são mais fáceis de serem encontradas, por isso o ranqueamento de imagens de tipo são as mais utilizadas.
Diferentemente dos outros formatos, que normalmente são melhor ajustados em outros tipos de conteúdos.
Tempo
Trata-se da quantidade de tempo que a imagem foi disponibilizada na internet e por quanto tempo ela está disponível.
Quanto ao tempo, é também muito relevante pensar no tempo necessário para abrir a imagem. Para isso não se descuide das ferramentas anteriores.
Direitos de uso
Essa ferramenta é para fechar com chave de ouro. Existem imagens disponibilizadas no Google e que se você informar o autor, você utilizará sem nenhuma restrição.
Basta selecionar as imagens com o status “Licença Creative Commons” que possuem licenças públicas permitindo o uso gratuito das imagens protegidas por direitos autorais.
5 Dicas de SEO para ranquear no Google
Para concluir esse artigo vamos indicar 5 dicas essenciais para ranquear no Google utilizado SEO para imagens.
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Palavra-chave na imagem
A primeira dica é crucial. Você precisa salvar as suas imagens com o nome da palavra-chave que você utilizou para produzir o seu conteúdo escrito.
Porque para ser encontrada pelo Google, sua imagem precisa ser lida e reconhecida pelos robôs responsáveis pelo ranqueamento.
Geralmente você pode realizar essas tarefa clicando na imagem com o botão invertido e escrevendo o texto alternativo, assim:
Veja que quando você clica no texto alternativo, surgirá outra pasta e ao anexar a imagem no texto em seu blog, basta utilizar a mesma palavra-chave.
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Contexto para a imagem
Evite colocar imagens que não conversem de alguma forma com o conteúdo do seu texto. É necessário que exista algo de relevante na imagem para que ela esteja ali naquele lugar.
Por exemplo, se você vai falar de jogos africanos, como o Awalé, então cabe encaixar ao longo do texto, uma imagem que mostre como é o jogo africano em questão.
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Responsividade da imagem
Quando escrever um texto e acrescentar uma imagem em seu conteúdo, lembre-se que nem sempre as pessoas utilizam o computador para fazer a leitura.
Elas podem ler em dispositivos móveis como smartphones e tablets e por isso as imagens devem ser compatíveis com essas outras possibilidades de leitura.
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Legenda na imagem
As imagens com legenda são uma forma de criar maior engajamento com os possíveis clientes. A leitura das legendas é uma forma a mais de ranquear no Google.
A legenda deve esclarecer o porquê do uso da imagem e quanto mais explicativa ela é, mais relevante torna-se sua página e o engajamento só aumenta.
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Posicionamento da imagem
Além de se preocupar com o tamanho da imagem e pensar na legibilidade do texto, não esqueça que o Google ranqueia melhor as imagens que estão mais próximas do topo do texto.
Você pode utilizar mais de uma imagem ao longo do artigo, mas a que mais tem compatibilidade com o texto, deve estar logo no início.
Para produzir conteúdos de qualidade não deixe ler também o artigo SEO On-page: o que é preciso para produzir conteúdos de qualidade, disponível no blog da Awalé!
Texto por Fernanda Moraes
Aluna da turma 2 do Curso de Conteúdo Criativo e SEO
Conteúdos produzidos pelas alunas do Curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.