SEO para imagens: como otimizar imagens para ranquear no Google

seo para imagens

A busca por imagens no Google não é bem uma novidade! A busca por imagens é muito comum, e pode ser melhorada com o uso das ferramentas do próprio buscador. Mas você sabia que existe SEO para imagens?

Pois é! Por meio das técnicas de otimização de busca você pode aumentar sua autoridade e se manter nas primeiras posições e para isso, basta utilizar algumas dicas que vamos compartilhar com vocês.

No artigo de hoje, você vai entender a importância do SEO para imagens, quais são as principais ferramentas para otimizar as imagens e é claro, 5 dicas de como ranquear no Google.

Pega o caderninho e começa a notar, porque esse artigo pode alavancar a sua produção de conteúdo! Vamos lá?

Importância de SEO para imagens

Parece algo simples, mas otimizar imagens por meio de SEO exige atenção e alguns cuidados que vamos descrever mais a frente.

Antes de dar os primeiros passos, conheça alguns quesitos que fazem o SEO para imagens ser tão importante para manter seu conteúdo em primeiras posições na rede mundial de computadores.

Primeiro, considere que essa é uma forma a mais de gerar tráfego para sua página. Quando você busca uma imagem no Google, automaticamente você é levado para a página de origem.

seo para imagens

 

Veja o que acontece quando digitamos “Blog da Awalé” no buscador de imagens:

 

 

 

A primeira imagem que aparece é justamente a marca da nossa comunidade. E se clicarmos na imagem… O buscador direciona automaticamente para a página de origem da imagem.

 

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Quando direcionado ao site, o usuário encontra a imagem em tamanho original e completo. E dessa forma você amplia a quantidade de usuários que serão levados para seu site, ou seja, há um aumento do tráfego.

Outro excelente motivo é que uma imagem expressa muito bem a mensagem que você deseja passar com o conteúdo que você disponibiliza na internet.

Por serem mais atrativas, posts com imagens tendem a chamar mais atenção de leitoras e leitores para seu site de maneira geral.

Por último e não menos importante, a escolha de imagens mais leves, faz com que seu site carregue com maior velocidade e por meio de otimização de imagens, você poderá atingir as primeiras posições.

Agora ciente do quanto é importante o SEO para imagens, conheça as ferramentas do Google que podem ser utilizadas para potencializar seu ranqueamento.

Como otimizar as imagens

O Google disponibiliza em seu buscador de imagens 5 itens que podem ser utilizados como parâmetros para encontrar a imagem que contextualize com seu texto.

São cinco ferramentas para verificar que poderão auxiliar na otimização no processo de escolhas das imagens: tamanho, cor, tipo, tempo e direitos de uso. Vamos conhecer melhor cada uma delas.

Tamanho

Já falamos sobre o tamanho das imagens e precisamos ressaltar que as imagens precisam ser o mais leves possível.

Isso nem sempre é possível, pois algumas imagens encontradas nos bancos de imagens são muito grandes e é claro sua qualidade é muito superior. Mas o que fazer quando você se apaixona pela imagem e ela é gigante?

Você pode reduzir, comprimir ou cortar. De forma muito simples você pode usar algumas ferramentas gratuitas e que fazem esse procedimento e disponibilizamos os links aqui para você:

 

Com essas ferramentas gratuitas as imagens serão reduzidas sem perder qualidade e sua página ficará fluida e acessível para todos os dispositivos.

Cor

As cores devem estar bem ajustadas com a identidade da marca, afinal, “uma imagem vale mais que mil palavras”. 

Por isso escolha cores que representam sua identidade e estejam bem definidas. Então nada de imagens distorcidas prejudicando a experiência do usuário.

Tipo

Quanto ao tipo, podem ser classificadas como Clip Art, Desenho linear ou Gifs.

As Clip Arts são aquelas figuras com cores e normalmente as mais buscadas. A imagem já apresentada aqui, pertence a esse tipo de imagem.

Por serem mais coloridas e chamativas, também são mais fáceis de serem encontradas, por isso o ranqueamento de imagens de tipo são as mais utilizadas.

Diferentemente dos outros formatos, que normalmente são melhor ajustados em outros tipos de conteúdos.

Tempo

Trata-se da quantidade de tempo que a imagem foi disponibilizada na internet e por quanto tempo ela está disponível.

Quanto ao tempo, é também muito relevante pensar no tempo necessário para abrir a imagem. Para isso não se descuide das ferramentas anteriores.

Direitos de uso

Essa ferramenta é para fechar com chave de ouro. Existem imagens disponibilizadas no Google e que se você informar o autor, você utilizará sem nenhuma restrição.

Basta selecionar as imagens com o status “Licença Creative Commons” que possuem licenças públicas permitindo o uso gratuito das imagens protegidas por direitos autorais.

5 Dicas de SEO para ranquear no Google

Para concluir esse artigo vamos indicar 5 dicas essenciais para ranquear no Google utilizado SEO para imagens.

  1. Palavra-chave na imagem

A primeira dica é crucial. Você precisa salvar as suas imagens com o nome da palavra-chave que você utilizou para produzir o seu conteúdo escrito.

Porque para ser encontrada pelo Google, sua imagem precisa ser lida e reconhecida pelos robôs responsáveis pelo ranqueamento.

Geralmente você pode realizar essas tarefa clicando na imagem com o botão invertido e escrevendo o texto alternativo, assim:

seo para imagens

 

 

Veja que quando você clica no texto alternativo, surgirá outra pasta e ao anexar a imagem no texto em seu blog, basta utilizar a mesma palavra-chave.

 

 

  1. Contexto para a imagem

Evite colocar imagens que não conversem de alguma forma com o conteúdo do seu texto. É necessário que exista algo de relevante na imagem para que ela esteja ali naquele lugar.

Por exemplo, se você vai falar de jogos africanos, como o Awalé, então cabe encaixar ao longo do texto, uma imagem que mostre como é o jogo africano em questão.

  1. Responsividade da imagem

Quando escrever um texto e acrescentar uma imagem em seu conteúdo, lembre-se que nem sempre as pessoas utilizam o computador para fazer a leitura.

Elas podem ler em dispositivos móveis como smartphones e tablets e por isso as imagens devem ser compatíveis com essas outras possibilidades de leitura.

  1. Legenda na imagem

As imagens com  legenda são uma forma de criar maior engajamento com os possíveis clientes. A leitura das legendas é uma forma a mais de ranquear no Google.

A legenda deve esclarecer o porquê do uso da imagem e quanto mais explicativa ela é, mais relevante torna-se sua página e o engajamento só aumenta.

  1. Posicionamento da imagem

Além de se preocupar com o tamanho da imagem e pensar na legibilidade do texto, não esqueça que o Google ranqueia melhor as imagens que estão mais próximas do topo do texto.

Você pode utilizar mais de uma imagem ao longo do artigo, mas a que mais tem compatibilidade com o texto, deve estar logo no início.

Para produzir conteúdos de qualidade não deixe ler também o artigo SEO On-page: o que é preciso para produzir conteúdos de qualidade, disponível no blog da Awalé!

Texto por Fernanda Moraes

Aluna da turma 2 do Curso de Conteúdo Criativo e SEO

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