Conhecer técnicas de SEO é uma parte essencial para construir uma estratégia de marketing de conteúdo. Mas você já pensou em como aplicar o SEO para redes sociais?
Mesmo sendo parte do nosso dia a dia, nem sempre esses canais são considerados na construção da estratégia de SEO. Mas o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo. Ou seja, temos um público muito interessado por essas mídias, o que é bastante benéfico para a sua estratégia.
Além do alto número de pessoas impactadas, as redes sociais também estão se tornando um mecanismo de busca para os usuários. Hoje, 40% da geração Z prefere fazer buscas no Instagram ou TikTok do que no Google. Dessa forma, para que sua estratégia saia ganhando com esses novos hábitos, é preciso otimizar seus conteúdos para os buscadores.
Neste artigo, você vai entender a importância do SEO para redes sociais, como as redes afetam sua estratégia e quais são as melhores técnicas para aperfeiçoar o SEO dos seus posts. Continue a leitura para descobrir!
A importância do SEO para redes sociais
Tecnicamente as redes sociais não afetam o seu rankeamento nos mecanismos de busca. Ainda assim, elas interferem na sua estratégia de SEO.
Primeiro, conteúdos compartilhados nas redes sociais podem aumentar o tráfego para o seu site. Posts com mais engajamento aumentam as chances dos usuários visitarem outros conteúdos. Esse maior número de acessos envia um sinal positivo para os mecanismos de busca.
Além disso, as redes sociais também ajudam a construir autoridade. Uma presença forte e ativa nas redes sociais pode aumentar a confiança dos usuários em você.
Para que tudo isso aconteça, o seu conteúdo nas redes sociais precisa ser pensado estrategicamente. Para além de ser relevante, ele precisa ser encontrado pelos usuários. É nesse momento que o SEO terá um papel importante.
Por isso, a estratégia de conteúdo deve ser unificada. Independente da plataforma, todos os conteúdos publicados devem ser otimizados para facilitar as buscas.
Como o SEO para redes sociais afeta sua estratégia
Por aumentar a visibilidade e a eficácia dos seus conteúdos, o SEO é uma ótima ferramenta para alcançar um público mais amplo e atrair mais engajamento.
Em conjunto a isso, as redes sociais também servem como um canal para que seu site seja descoberto mais facilmente. Quando as pessoas compartilham seus posts e links, eles criam backlinks para a sua página. Isso aumenta a autoridade do domínio aos olhos dos mecanismos de busca e, assim, melhora o ranking geral.
7 técnicas para melhorar o SEO para redes sociais
Agora que você já entendeu por que o SEO para redes sociais é importante e como ele afeta sua estratégia, chegou o momento de pensar nas mudanças. Essas são algumas técnicas para melhorar o SEO dos seus posts.
Escolha palavras-chave relevantes
Assim como no SEO tradicional, aqui a escolha de palavras-chaves relevantes é essencial. Pesquise e identifique as palavras-chave que sejam relevantes para o seu conteúdo. Também é importante que elas sejam populares entre o seu público-alvo. Usá-las em seus posts, títulos e descrições aumentam as chances do conteúdo ser encontrado.
Em redes sociais como o Instagram, a hashtag também é muito importante. Elas facilitam a busca do usuário e “marcam” conteúdos com o mesmo tema. É possível pesquisar pelas hashtags e ver o volume de posts em cada uma. Esse volume geralmente indica a popularidade daquela palavra.
Ao usar as hashtags em conjunto com as palavras-chave o usuário terá muito mais facilidade em encontrar seu conteúdo.
Otimize seu perfil
De nada adianta trazer mais visitantes se a apresentação do seu conteúdo não for clara. Por isso, é muito importante que seu perfil esteja otimizado.
Sua foto de perfil e descrição precisam ser claras. Se possível, utilize algumas palavras-chave no texto da descrição. Também é essencial incluir o link do seu site.
Essas informações fortalecem a sua reputação. Além disso, deixam claro para o seu público quem você é e quais são seus objetivos.
Crie conteúdo de qualidade
Conteúdo de alta qualidade é essencial para engajar o seu público. Apenas conteúdo relevante é capaz de chamar atenção e ser compartilhado.
Quanto mais compartilhamentos, curtidas e comentários seu conteúdo receber, maior será o impacto positivo no SEO. É o conteúdo autêntico que faz a sua estratégia ir longe. Assim, você é capaz de fidelizar o público e seguir aumentando sua presença. Um bom conteúdo precisa ser a base da estratégia.
Otimize títulos e descrições
Os títulos e descrições devem ser chamativos e atrativos. Isso inclui usar suas palavras-chave no texto. Também é importante usar uma chamada à ação clara, incentivando o público a tomar uma atitude. Você pode direcionar os usuários para o seu site, para um ebook ou qualquer outra página. O essencial é apontar um caminho a ser seguido.
Além disso, certifique-se de que as descrições sejam informativas e relevantes para o conteúdo compartilhado.
Use vídeos de alta qualidade
Conteúdo visual é altamente envolvente nas redes sociais. No Instagram, um Reels gera 40% mais engajamento comparado com um post estático.
Essa estatística mostra o quanto os usuários se envolvem com conteúdo visual. E em um espaço com tanto conteúdo, as imagens precisam ser de alta qualidade para se destacar.
Pensando no SEO para redes sociais, além da qualidade, é preciso prestar atenção nas legendas. Elas devem ser relevantes e incluir palavras-chave ou hashtags para que também possam ser encontrados pelos mecanismos de busca.
Fortaleça o relacionamento com os seguidores
Uma das melhores formas de engajar os seus seguidores é construindo e fortalecendo uma comunidade. Isso estreita o relacionamento entre os dois lados e faz com que o público se interesse mais pelo conteúdo.
Para estreitar esse relacionamento, aposte em interações. Faça perguntas que sejam relevantes, responda os comentários e peça opiniões. Essas ações trazem o público para perto. Em troca, o seu público passa a interagir mais com o conteúdo e até mesmo divulgá-lo.
Acompanhe métricas e ajuste sua estratégia
Monitore regularmente as métricas de suas redes sociais. Só assim é possível medir o desempenho da sua estratégia com SEO. Para que a análise faça sentido, é preciso ter um objetivo que guie a estratégia.
Por exemplo, se o foco é gerar mais tráfego para o site, analise quais tipos de conteúdo geram mais compartilhamentos. Entenda também se esses compartilhamentos geraram mais visitas na página.
A partir desses dados, ajuste sua estratégia para obter melhores resultados ao longo do tempo.
O SEO para redes sociais é uma abordagem poderosa para levar o seu conteúdo mais longe. Se você quer aprender mais sobre como integrar técnicas de SEO na produção de conteúdo, conheça o curso de Conteúdo Criativo e SEO da Awalé.
Formada em Estudos de Mídia pela UFF, já escreveu de tudo um pouco. Desde conteúdos para redes sociais, até roteiros de cursos e podcasts, ela nunca rejeita uma aventura pela escrita. Apaixonada por livros e moda, está sempre pensando na próxima leitura ou no próximo lookinho que quer comprar. Mora em Niterói e adora o calor do Rio de Janeiro.